idoso muito feliz ouvindo música pelo Spotify com headphones coloridos

Spotify ganha DJ com IA que cria playlists personalizadas

É inegável que o Spotify é uma das plataformas de música mais consumidas atualmente. Portanto, é importante trazer aos usuários todas as novidades sobre esse streaming de música.

Homem vestindo headphones com o logo do Spotify mudando de cor ao seu lado

A novidade do momento é que agora o Spotify possui um DJ com IA, criando playlists personalizadas para seus assinantes. Para entender melhor o que é esse novo recurso e para conhecer outras novas funcionalidades na plataforma, confira o conteúdo de hoje!

O que é o DJ do Spotify?

O Spotify agora conta com um novo recurso em seu aplicativo, o “DJ“, que é um gerador de música computadorizado e que possui uma voz realista, colocando músicas em fila. Tudo é feito com base em seus gostos musicais e histórico de uso na plataforma.

panda DJ

Como a AI DJ funciona?

Essa novidade vem da combinação da tecnologia de personalização que já existe na plataforma, a IA criada pela OpenAI, e uma voz de Inteligência Artificial que veio por meio da sua aquisição da Sonantic no ano de 2022. 

Agora cada ouvinte do streaming de música possuirá um “DJ” particular e que vai sugerir lançamentos, reproduzir uma lista de música nostálgica e que já conhece suas preferências como usuário.

“Colocamos isso nas mãos de nossos editores de música para fornecer fatos perspicazes sobre a música, artistas ou gêneros que você está ouvindo. A experiência de nossos editores é algo muito importante para nossa filosofia no Spotify. Temos especialistas em gêneros que conhecem música e cultura por dentro e por fora. E ninguém conhece a cena musical melhor do que eles. Com essas ferramentas de IA generativas, nossos editores podem dimensionar seu conhecimento inato de maneiras nunca antes possíveis”, compartilha o Spotify.

O DJ já está disponível no Brasil?

Por enquanto, a função Beta foi lançada exclusivamente nos Estados Unidos e no Canadá e somente os assinantes da versão Premium podem experimentá-la. Os assinantes que forem elegíveis podem encontrar o card de acesso ao DJ no feed Música, porém a novidade pode levar algum tempo até atingir o mundo todo. 

Até o momento não há previsão para lançamento do DJ com IA em outras localizações.

Quais são as outras novidades do Spotify?

Em breve, outras novidades ficarão disponíveis para todos os usuários do Spotify, confira abaixo:

Nova home

Mais uma novidade da plataforma é a sua nova home com um menu bem mais dinâmico e rolagem infinita, bastante semelhante ao estilo TikTok. As sugestões de conteúdos são feitas por IA e, assim como no TikTok, são baseadas nas preferências de cada usuário.

Ainda na tela inicial serão exibidos clipes curtos com previews de playlists e gêneros musicais. 

Smart Shuffle 

Outro novo recurso que foi anunciado em março pelo Spotify é o Smart Shuffle, uma opção do aplicativo que sugere e embaralha novas músicas continuamente em playlists. Essa novidade pode ser usada em várias playlists diferentes, inclusive a de músicas curtidas na plataforma e é uma substituição ao botão de “Enhance” disponível no desktop e mobile.

Como usar o Smart Shuffle?

Para ativar as novas funcionalidades desse recurso, é só tocar no botão “aleatório”. As faixas recomendadas pelo novo modo aleatório serão representadas pelo símbolo de “brilhinho” que aparecerá ao lado da música. 

Caso queira sair do novo modo, é só apertar o botão novamente.

botão Smart Shuffle do Spotify

Feed de Podcast

Essa novidade terá sugestões personalizadas, que vão valer tanto para programas e episódios novos ou para os que você já acompanha no dia a dia.

O usuário terá previews ao invés de mixes, algo bem parecido com os cortes já conhecidos no YouTube.

Os previews também irão oferecer transcrição de áudio, simplificando a vida do usuário para conhecer um programa novo, mesmo que o som esteja desligado.

Monetização

O novo sistema de monetização da plataforma possibilita que os ganhos sejam feitos por royalties, divulgação e venda de ingressos.

Dessa forma, a nova funcionalidade possibilita a exibição de materiais de divulgação já na tela onde ouvimos uma música. Outra funcionalidade inserida foi a de promover os shows, apesar dessa opção ficar um pouco escondida na área do artista, porém agora irá aparecer no topo da tela.

Novas funções no Spotify para Podcasters

A partir de agora, quando um criador de conteúdo fizer login na plataforma, já vai perceber um painel com tudo que ele precisa para ter controle, incluindo:

  • Fazer upload e publicar episódios (para usuários hospedando seu programa com o Spotify para Podcasters);
  • Funções interativas como Perguntas e Respostas e Enquetes;
  • Dados analíticos avançados para mostrar seu crescimento, incluindo números de streams e até dados demográficos.

E essas são as novidades do Spotify, além do DJ com IA. Para ficar dentro do que está por vir na plataforma é só continuar acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.