Positivo do seu jeito

Dicas

Como cadastrar e consultar o Cartão do SUS online

4 de julho de 2020

por: MKT Positivo

Todos os usuários que passam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são registrados e recebem um número de cadastro. Esse cadastro está acessível para qualquer usuário via internet por meio do Cartão do SUS online.

Porém, talvez você não saiba que a partir desse registro é possível acessar todos os dados referentes às consultas e exames realizados na rede pública de saúde. O sistema online permite a visualização do número do cartão e também a impressão de uma cópia do documento.

O porte dele não é obrigatório para realizar consultas e exames médicos, mas tê-lo em mãos pode agilizar o atendimento em muitas unidades de saúde. Entretanto, para ter acesso ao documento é preciso fazer um cadastro no portal oficial do Governo Federal.

Neste artigo, mostramos como realizar o cadastro e consultar o seu Cartão Online do SUS. O presente tutorial foi realizado via PC, mas você também pode seguir o mesmo passo a passo acessando o Meu DigiSUS pelo navegador no smartphone.

Como fazer o cadastro e consultar o Cartão do SUS online

Para fazer o cadastro no Cartão do SUS ou para consultar um cartão já existente, siga esse passo a passo. Você precisará ter uma conta no Portal Gov.br para ter acesso a todos os recursos.

Passo 1. Acesse o site Meu DigiSUS.

Passo 2. Na tela inicial, clique em “Entrar”. Você será direcionado para o Portal Gov.br.

Passo 3. No Portal Gov.br há duas opções na tela inicial: clique em “Crie sua conta gov.br” se você ainda não tiver uma; ou acesse a sua conta digitando o número do CPF. Independentemente da sua escolha, após o login na conta você será direcionado novamente para o site Meu DigiSUS.

Passo 4. No menu do lado esquerdo da tela, clique na opção “Minha Saúde”.

Passo 5. No topo da tela será exibida a numeração do seu Cartão do SUS. Para ter acesso ao Cartão do SUS online clique em “Acessar”, ao lado dessas informações.

Passo 6. Ao fazer isso seu cartão ficará em destaque na tela. Logo abaixo dele há um QR Code. Basta direcionar a câmera do seu celular para ele para que você seja direcionado para um código que mostra a numeração do cartão.

Passo 7. Por fim, no canto superior direito da tela, um ícone de compartilhamento permite que você faça o download de uma imagem do cartão em PNG pronta para impressão.

Vale lembrar que a o Cartão do SUS não é de apresentação obrigatória para quem recorre aos postos de saúde públicos. Porém, ter em mãos a numeração pode ser uma forma de agilizar o atendimento.

Além disso, todas as consultas médicas e dados relacionados a exames realizados também ficam registrados na plataforma. Em caso de emergência, poder fornecer esses dados de forma rápida pode auxiliar no tratamento médico.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.