Positivo do seu jeito

Dicas

Qual a diferença entre reiniciar, suspender ou desligar o computador?

27 de Fevereiro de 2020

por: MKT Positivo

Você sabe qual é a diferença entre suspender ou desligar o computador? Embora muitos usuários prefiram a primeira opção, na prática ela não contribui para aumentar a vida útil da sua máquina ou mesmo para economizar a bateria.

Entender o que acontece no seu computador quando cada um desses mecanismos é acionado é importante para que você saiba exatamente qual deles deve escolher. Neste artigo, explicaremos o que cada um deles faz para que você possa decidir com mais propriedade o melhor em cada ocasião.

Reiniciar e desligar: como funciona?

Há uma diferença simples entre os mecanismos de “desligar” e “reiniciar”. No primeiro caso, o sistema operacional é encerrado e todos dos componentes são desligados, pois deixam de receber energia. Já na segunda alternativa, o mesmo acontece, mas apenas por alguns segundos, pois o computador é religado novamente.

Porém, nas versões mais recentes do Windows há mais algumas diferenças entre essas duas formas de encerrar uma máquina. A partir do Windows 8 a Microsoft incorporou no sistema operacional um recurso chamado Fast Startup, um mecanismo feito sob medida para diminuir o tempo de religamento das máquinas.

Por padrão, o Windows 10 mantém ativo o recurso Fast Startup. É essa função que permite que o usuário, na próxima vez que ele for ligar o PC, experimente um reinício do sistema operacional mais rápido do que na primeira vez em que o computador foi ligado. Em contrapartida, nem todos os processos da sessão anterior são encerrados por completo.

Assim, ao desligar o PC, todos os programas e arquivos em execução serão fechados, mas o kernel do Windows permanece ativo. Assim, no exato momento em que você liga o PC, o kernel já está ativo para dar o boot e iniciar mais rápido.

Curiosamente, o reiniciar desliga completamente o computador, inclusive o kernel. É justamente por isso que essa alternativa é a mais indicada na tentativa de reparar erros de sistema ou após baixar e instalar atualizações. Pode demorar um pouco mais para que o SO volte a funcionar, mas ele voltará renovado.

E quanto ao modo Suspender ou Hibernar, como ele funciona?

Muitos usuários, especialmente aqueles que usam notebooks, têm o hábito de usar o modo “Suspender” ou “Hibernar”, e não desligar completamente o PC. Nesse caso, porém, o computador não chega a ser desligado, pois os componentes continuam recebendo energia. Porém, especialistas não recomendam usar essa opção, a menos que seja por períodos mais curtos.

Por exemplo, é razoável usar esse recurso quando você sai para ir ao banheiro ou tomar um café. Porém, no caso de intervalos de tempo mais longos, como de um dia de trabalho para outro, é recomendável desligar a máquina ao invés de suspendê-la. Além de reduzir o consumo de energia, isso evita eventuais danos aos componentes, seja em decorrência do transporte ou de picos de energia.

Fonte: Howstuffworks

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.