mulher nervosa segurando um celular

Como usar o Reclame Aqui pelo WhatsApp

Um dos principais serviços brasileiros de apoio aos consumidores está com novidades. A partir de agora, há como reclamar de uma empresa no Reclame Aqui pelo WhatsApp. A solução está disponível para todos os usuários de smartphone.

Sheldon, na série Young Sheldon, dizendo em inglês "estou aqui para reclamar"

Utilizando Inteligência Artificial, o serviço disponibiliza um sistema no qual a partir do mensageiro os usuários podem enviar as suas críticas a uma empresa. A identidade do usuário é confirmada por meio de um link que leva à página de cadastro ou de acesso à sua conta.

A ideia é tornar mais simples o processo de reclamação dos usuários, oferecendo a eles um canal extra de comunicação. Por se tratar de um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, há grandes chances de que a aceitação seja ampla. Vamos aprender como utilizar essa novidade?

O que é uma reclamação por WhatsApp?

A reclamação por WhatsApp é um recurso lançado pelo Reclame Aqui, permitindo que os consumidores postem suas reclamações diretamente pelo aplicativo de mensagens. Ao adicionar o número (11) 97062-2753, o consumidor pode iniciar o processo de reclamação, que será respondido por meio de inteligência artificial. Após postar o texto da reclamação, o WhatsApp do Reclame Aqui enviará um link para validar a queixa no site.

Como a empresa responde a uma reclamação por WhatsApp?

A empresa receberá a reclamação da mesma forma que se fosse postada pelo site, podendo ser respondida pela Área da Empresa ou pelo HugMe, para quem tem a plataforma.

Como o consumidor receberá o retorno da empresa?

Se a empresa responder em até 24 horas, o consumidor receberá um e-mail com a resposta e também um comunicado pelo WhatsApp. Se a resposta for após 24 horas, o consumidor receberá somente um e-mail, seguindo o fluxo normal do site.

É seguro gerar reclamações por WhatsApp?

Sim, é seguro. O WhatsApp será apenas um novo caminho para o consumidor registrar a reclamação. A reclamação será encaminhada para os servidores do Reclame Aqui e passará pelas regras de segurança do site. Além disso, o WhatsApp trabalha com criptografia de dados, assegurando que não ocorra vazamento de informações.

O que muda no fluxo da reclamação?

Não haverá nenhuma alteração no fluxo da reclamação. As empresas continuarão recebendo as notificações por e-mail, e as regras de moderação de conteúdo, automatizações, tagueamento e mensagem privada também não terão nenhuma alteração.

Como fazer reclamações no Reclame Aqui pelo WhatsApp

A grande vantagem de poder utilizar o WhatsApp para fazer reclamações no Reclame Aqui é a de não precisar baixar nenhum tipo de aplicativo. Basta utilizar o bom e velho WhatsApp que você já tem instalado no seu celular.

Passo 01: Primeiramente, adicione o seguinte número de telefone aos seus contatos: (11)97062-2753. Nomeie-o como “Reclame Aqui” e salve na sua agenda. Se preferir, use o truque de como conversar com contatos que não estejam na sua agenda seguindo esse tutorial.

Como fazer reclamações no Reclame Aqui pelo WhatsApp passo 1

Passo 02: Agora, abra o WhatsApp e inicie uma conversa com o número do Reclame Aqui. Escreva a seguinte frase: “Quero fazer uma reclamação”.

Como fazer reclamações no Reclame Aqui pelo WhatsApp passo 2

Passo 03: A partir desse momento será iniciado um diálogo com a inteligência artificial do Reclame Aqui. Será solicitado o nome da empresa sobre a qual você deseja reclamar.

Como fazer reclamações no Reclame Aqui pelo WhatsApp passo 3

Passo 04: O Reclame Aqui apresentará uma lista de empresas correspondentes ao nome que você digitou. Confirme indicando o número da opção na lista.

Como fazer reclamações no Reclame Aqui pelo WhatsApp passo 4

Passo 05: Em seguida, informe o seu CPF (ou o CPF do titular) em caso de assinaturas de serviços. Fique tranquilo: essas informações não serão publicadas.

Passo 06: Agora, digite o título da sua reclamação.

Como fazer reclamações no Reclame Aqui pelo WhatsApp passo 6

Passo 07: Em seguida, descreva o seu problema, como se estivesse postando um texto no site do Reclame Aqui.

Como fazer reclamações no Reclame Aqui pelo WhatsApp passo 7

Depois de enviá-lo, a inteligência artificial solicita uma confirmação:

  • Digite 1 para postar a reclamação.
  • Digite 2 para alterar a empresa.
  • Digite 3 para alterar o título.
  • Digite 4 para alterar o texto.
  • Digite 9 para cancelar a reclamação.

Passo 08: Por fim, o Reclame Aqui retornará um link. Toque neste link para ser direcionado para o site do Reclame Aqui.

Como fazer reclamações no Reclame Aqui pelo WhatsApp passo 8

Passo 09: Se você já tem um conta, faça o login com os seus dados. Se ainda não tem, basta criar uma nova conta. Ao ser confirmado o login, o conteúdo será postado automaticamente na plataforma.

Pronto! Agora é só aguardar até que a empresa em questão se manifeste (ou não), respondendo às suas reclamações. Boa sorte na resolução dos seus problemas.

Para mais tutoriais sobre o WhatsApp, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
desenho de uma garota com a estética de animes, com um balão saindo de sua boca com a palavra em japonês "kawaii", que em português significa "fofinho"

Confira os melhores animes disponíveis na Netflix

flecha apontando para cima dentro de uma nuvem, indicando o backup em nuvem

Instagram: como fazer o backup para salvar todos os seus posts

duas amigas ouvindo música em uma sessão de Jam do Spotify

Spotify lança recurso que permite ouvir músicas em grupo

tela de um computador exibindo o logo do Windows 11

Windows 11: como verificar se o seu PC é compatível com a nova versão do SO

entregador sorrindo com várias caixas na mão

Comprou online? Veja como rastrear pedidos de transportadoras

garota olhando para cima com o dedo indicador sobre os lábios, pois está com alguma dúvida

Como transferir figurinhas entre o Telegram e o WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.