Um dos principais serviços brasileiros de apoio aos consumidores está com novidades. A partir de agora, há como reclamar de uma empresa no Reclame Aqui pelo WhatsApp. A solução está disponível para todos os usuários de smartphone.
Utilizando Inteligência Artificial, o serviço disponibiliza um sistema no qual a partir do mensageiro os usuários podem enviar as suas críticas a uma empresa. A identidade do usuário é confirmada por meio de um link que leva à página de cadastro ou de acesso à sua conta.
A ideia é tornar mais simples o processo de reclamação dos usuários, oferecendo a eles um canal extra de comunicação. Por se tratar de um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, há grandes chances de que a aceitação seja ampla. Vamos aprender como utilizar essa novidade?
A reclamação por WhatsApp é um recurso lançado pelo Reclame Aqui, permitindo que os consumidores postem suas reclamações diretamente pelo aplicativo de mensagens. Ao adicionar o número (11) 97062-2753, o consumidor pode iniciar o processo de reclamação, que será respondido por meio de inteligência artificial. Após postar o texto da reclamação, o WhatsApp do Reclame Aqui enviará um link para validar a queixa no site.
A empresa receberá a reclamação da mesma forma que se fosse postada pelo site, podendo ser respondida pela Área da Empresa ou pelo HugMe, para quem tem a plataforma.
Se a empresa responder em até 24 horas, o consumidor receberá um e-mail com a resposta e também um comunicado pelo WhatsApp. Se a resposta for após 24 horas, o consumidor receberá somente um e-mail, seguindo o fluxo normal do site.
Sim, é seguro. O WhatsApp será apenas um novo caminho para o consumidor registrar a reclamação. A reclamação será encaminhada para os servidores do Reclame Aqui e passará pelas regras de segurança do site. Além disso, o WhatsApp trabalha com criptografia de dados, assegurando que não ocorra vazamento de informações.
Não haverá nenhuma alteração no fluxo da reclamação. As empresas continuarão recebendo as notificações por e-mail, e as regras de moderação de conteúdo, automatizações, tagueamento e mensagem privada também não terão nenhuma alteração.
A grande vantagem de poder utilizar o WhatsApp para fazer reclamações no Reclame Aqui é a de não precisar baixar nenhum tipo de aplicativo. Basta utilizar o bom e velho WhatsApp que você já tem instalado no seu celular.
Passo 01: Primeiramente, adicione o seguinte número de telefone aos seus contatos: (11)97062-2753. Nomeie-o como “Reclame Aqui” e salve na sua agenda. Se preferir, use o truque de como conversar com contatos que não estejam na sua agenda seguindo esse tutorial.
Passo 02: Agora, abra o WhatsApp e inicie uma conversa com o número do Reclame Aqui. Escreva a seguinte frase: “Quero fazer uma reclamação”.
Passo 03: A partir desse momento será iniciado um diálogo com a inteligência artificial do Reclame Aqui. Será solicitado o nome da empresa sobre a qual você deseja reclamar.
Passo 04: O Reclame Aqui apresentará uma lista de empresas correspondentes ao nome que você digitou. Confirme indicando o número da opção na lista.
Passo 05: Em seguida, informe o seu CPF (ou o CPF do titular) em caso de assinaturas de serviços. Fique tranquilo: essas informações não serão publicadas.
Passo 06: Agora, digite o título da sua reclamação.
Passo 07: Em seguida, descreva o seu problema, como se estivesse postando um texto no site do Reclame Aqui.
Depois de enviá-lo, a inteligência artificial solicita uma confirmação:
Passo 08: Por fim, o Reclame Aqui retornará um link. Toque neste link para ser direcionado para o site do Reclame Aqui.
Passo 09: Se você já tem um conta, faça o login com os seus dados. Se ainda não tem, basta criar uma nova conta. Ao ser confirmado o login, o conteúdo será postado automaticamente na plataforma.
Pronto! Agora é só aguardar até que a empresa em questão se manifeste (ou não), respondendo às suas reclamações. Boa sorte na resolução dos seus problemas.
Para mais tutoriais sobre o WhatsApp, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.