celular com pouca bateria e com o fio do carregador conectado

Android: veja quais apps estão consumindo mais bateria no celular

Ninguém gosta de precisar carregar o celular várias vezes no dia, muito menos ficar sem bateria justamente na hora que mais precisa utilizar o aparelho. Por mais que a tecnologia em volta das baterias tenha melhorado nos últimos anos, com fabricantes oferecendo modelos com uma autonomia cada vez maior, ainda é difícil não precisar dar pelo menos uma recarregada durante o dia, ainda mais quando o aparelho é usado com frequência.

garota mostrando a tela do celular

Muitas vezes, o alto consumo da bateria está ligado ao fato de diversos aplicativos estarem abertos ou rodando em segundo plano. Vale lembrar que os apps também estão ficando cada vez mais modernos e robustos, exigindo mais do aparelho para serem executados.

Não se atentar a isso pode se tornar um problema, pois é possível que esses programas estejam diminuindo a bateria do seu telefone sem nem ao menos estarem sendo usados. Por isso, vale a pena ficar atento em quais aplicativos consomem mais bateria do seu Android para evitar que ela acabe em momentos em que você não consiga recarregar. Descubra como fazer isso no tutorial abaixo.

Como verificar quais aplicativos estão consumindo a bateria do Android?

O Android oferece uma ótima ferramenta que monitora e informa quais aplicativos estão consumindo a maior parte da bateria do seu smartphone. Você pode acessá-la seguindo esses passos:

Passo 1: acesse o menu de aplicativos do seu celular e toque em “Configurações”. Entre as opções disponíveis, escolha “Bateria”. Caso o seu telefone seja Samsung, você deverá acessar as “Configurações”, selecionar “Assistência do Aparelho” e em seguida tocar em “Bateria”.

como verificar quais aplicativos estão consumindo bateria passo 1

Passo 2: no menu que se abrir, diversas informações sobre a bateria do seu dispositivo serão exibidas. Toque em “Uso da Bateria” ou na opção “Desde a última carga completa” em telefones Samsung.

como verificar quais aplicativos estão consumindo bateria passo 2

Passo 3: uma nova tela será exibida informando o nível de uso da bateria em um gráfico, além de uma estimativa de tempo de autonomia restante. Deslizando para baixo, você verá a lista atual de aplicativos ativos ou rodando em segundo plano no seu telefone, bem como o percentual de impacto de cada um deles no consumo de energia.

como verificar quais aplicativos estão consumindo bateria passo 3

Tendo conhecimento de quais apps estão consumindo muita bateria, você pode fechá-los e garantir que o seu celular continue ligado enquanto você estiver passeando pela rua, ou naquele dia que você for para o trabalho sem levar o carregador.

Caso queira garantir ainda mais autonomia, você pode tocar no app desejado e selecionar a opção “Suspender aplicativo”. Assim, o app não irá executar nenhuma atividade quando ele não estiver em uso, economizando ainda mais energia.

Dicas para economizar a bateria do seu smartphone

Além de verificar e fechar os aplicativos que mais estão consumindo a energia, há outras ações que podem ser tomadas para que a bateria do seu smartphone dure mais. Vamos conhecê-las.

Diminuir o brilho da tela

Uma das coisas que mais gasta a bateria do celular é a tela ligada, e usar o display com um forte brilho aumenta ainda mais esse consumo. Por isso, sempre que possível, procure reduzir o brilho. Sua bateria, e seus olhos, agradecem.

Reduzir o tempo para o display desligar

Ainda em relação a tela do seu celular, outra boa alternativa para poupar energia é reduzir o tempo necessário para que o display seja desligado quando ninguém estiver usando. Para isso, acesse Configurações > Tela > Modo de espera.

Desativar recursos de conectividade

Funções de conectividade como Wi-Fi, Bluetooth, Localização (GPS) e 4G/5G são ótimas e necessárias em muitas situações. Mas convenhamos, você não precisa estar com elas ligadas o tempo todo, não é mesmo?

Mesmo quando não conectadas, o simples fato de estarem ligadas acaba gastando energia. Por isso, é sempre bom mantê-las sempre desativadas, acionando-as somente quando for necessário.

Use o modo de economia de bateria

Não são todas as versões e aparelhos Android que contam com este recurso, mas se o seu celular possui o modo de economia de bateria, mantenha ele ativado. Para isso, vá em Configurações e selecione Bateria. Em seguida, toque no ícone de menu localizado no canto superior direito e ative essa função.

Com nossas recomendações, a bateria do seu celular irá durar mais tempo e você não será pego de surpresa em momentos em que precisar utilizar o aparelho. Antes de dar a próxima recarregada, que tal acessar os demais conteúdos do nosso blog? Temos dicas e informações incríveis sobre diversos temas que podem lhe ser úteis e interessantes. Clique aqui e descubra.

Fonte(s):

TecMundo e Tecnoblog.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.