Positivo do seu jeito

Dicas

Como obter o seu NIT pela internet?

11 de junho de 2020

por: MKT Positivo

Saber como obter o NIT pela internet pode facilitar a sua vida na hora de preencher formulários ou acessar informações diversas sobre os seus benefícios. A boa notícia é que é possível fazer tudo isso pela internet – seja o cadastro ou a consulta.

Neste artigo, vamos aprender o que é o NIT, como obter o NIT pela internet e como consultar o NIT via Cadastro Nacional de Informações Sociais ou via CadÚnico. Confira abaixo todos os passos para obter essas informações.

O que é o NIT?

NIT é uma sigla para Número de Inscrição do Trabalhador. Trata-se de um cadastro do Governo Federal voltado para trabalhadores autônomos e que permite que eles possam contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ter acesso a todos os benefícios previdenciários previstos na lei.

Em uma comparação direta, o NIT equivale ao PIS/PASEP dos trabalhadores que mantém um vínculo empregatício. Nesse sistema, é possível se inscrever como contribuinte individual, contribuinte facultativo, empregado doméstico, segurado especial ou trabalhador autônomo.

Como obter o NIT pela internet?

Se você ainda não possui um cadastro NIT, então o primeiro passo é fazer isso. Siga o passo a passo abaixo.

Passo 1. Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Passo 2. Em seguida, informe dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número do CPF. Importante: o usuário não pode ter cadastro em outros programas do governo e deve se encaixar em uma das categorias previstas.

Passo 3. Informe também a descrição da atividade exercida, de acordo com as opções disponíveis.

Como consultar o NIT pela internet?

Se você já tem o NIT, então pode passar direto à segunda etapa deste tutorial: a consulta direta. Vamos aprender como fazer isso.

Passo 1. Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Passo 2. Escolha a opção “Cidadão”.

Passo 3. No menu superior, escolha “Inscrição” e, depois, “Filiado”.

Passo 4. Preencha o formulário com os seguintes dados: “nome do filiado”, “nome da mãe”, “data de nascimento” e “CPF”. Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”.

Passo 5. Em seguida, o número do NIT aparecerá ao lado da mensagem “Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu número de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos”.

Como consultar o NIT via CadÚnico

Outra possibilidade de consulta ao NIT é fazê-lo via sistema do CadÚnico. Vamos aprender como fazer isso.

Passo 1. Acesse o site Meu CadÚnico.

Passo 2. Role a tela até encontrar um formulário. Nele, preencha os seguintes dados: “Nome completo”, “Data de nascimento”, “Nome da mãe”, “Estado” e “Município”. Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Emitir Certidão”.

Passo 3. Note que o primeiro campo é o NIS. A numeração indicada ali corresponde ao seu NIT.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.