Um dos requisitos para obter o Auxílio Emergencial da Caixa Econômica Federal é estar com o CPF regularizado. Entretanto, muitos brasileiros ainda convivem com a informalidade e não têm nem mesmo um número de documento válido.
Felizmente, é possível resolver esse problema em questão de poucos minutos pela internet. Se você conhece alguma pessoa que não possui ainda esse documento, essa é a maneira mais fácil de auxiliá-la. Ou, se esse é o seu caso, veja o passo a passo de como obter seu documento.
Se você ainda não possui um CPF, é possível obter um número imediatamente por meio do site da Receita Federal. Eis o passo a passo de como fazer isso.
Passo 1. Acesse o site da Receita Federal.
Passo 2. Na página inicial, clique em “Serviços”.
Passo 3. Na página de “Serviços”, localize a opção “Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil”. Ela está na coluna “Serviços em destaque”.
Passo 4. Em seguida, escolha “Online” na coluna “Onde”, ao lado de “Situação”.
Passo 5. Um formulário será exibido. Preencha-o com todos os dados solicitados e clique em “Enviar”.
Passo 6. Por fim, na última tela um número de CPF será gerado automaticamente. Anote-o, pois a partir de agora esse é o número do seu documento.
Para quem já tem um número de CPF, mas está com a situação irregular, também é possível resolver o problema completamente online. Abaixo você confere o passo a passo de como regularizar o CPF diretamente no site da Receita Federal.
Passo 1. Acesse o site da Receita Federal.
Passo 2. Na tela inicial, clique na opção CPF.
Passo 3. Depois, clique em “Alterar Cadastro CPF”.
Passo 4. Role a tela até chegar à seção “Canal de Atendimento”. Lá, clique no link correspondente.
Passo 5. Um formulário será aberto para que você faça as alterações cadastrais necessários. Os campos para preenchimento são os seguintes: número do CPF, nome completo, data de nascimento, sexo, cidade de nascimento, estado de nascimento, número do Título de Eleitor e nome da mãe. Há ainda o campo “Documento”, no qual você pode escolher entre RG, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou Certidão de Nascimento.
Passo 6. Depois, preencha as informações relacionadas ao seu endereço atual. Isso inclui CEP, município, estado, endereço completo e telefone com DDD.
Passo 7. Por fim, clique em “Enviar”.
Passo 8. Digite os caracteres de segurança que serão exibidos na tela seguinte e aguarde o recebimento de uma mensagem informando que a alteração cadastral foi feita com sucesso.
Passo 9. Você pode ainda obter um comprovante da sua alteração cadastral. Para isso, clique em “Gerar Comprovante de Situação Cadastral”.
Caso você tenha algum outro problema com o CPF, cuja alteração não seja possível de ser feita via internet, a recomendação é procurar uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.