Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

como-tirar-ruidos-de-gravacoes-feitas-pelo-iphone

Como tirar ruídos de gravações feitas pelo iPhone

Uma das linhas de smartphones mais vendidas do mundo — por muitas vezes, a primeira —, o iPhone tem uma fama merecida que o ajuda a sempre vender muito. Desempenho, integração com dispositivos da Apple, câmera… A lista é extensa.

Uma das tradições do iPhone que contribui para o seu sucesso é a de contar com funcionalidades que outras marcas não possuem — ou que até possuem, mas que, no aparelho da Apple, são mais simples e intuitivas.

Um desses recursos é o objeto do nosso texto de hoje. Já pensou como seria prático tirar ruídos de gravações feitas pelo celular e “salvar” aquele áudio que ficou arruinado por algum barulho ambiente? Bom… no iPhone, é possível fazer isso de maneira bastante simples!

É justamente isso que vamos entender agora. Descubra como deixar seus áudios limpos e ainda conheça outros recursos do iOS 14 no iPhone!

Como tirar ruídos de gravações no iPhone

Gravar áudio no celular é algo que pode ter muitas utilidades: revisar antes de encaminhar para um grupo de rede social, utilizar na edição de um podcast, entre muitas outras finalidades.

No entanto, não é sempre que temos condições ideais de gravação. Ruídos externos, como vento, trânsito, música e tantos outros, podem “vazar” para o áudio que está sendo gravado, comprometendo sua qualidade e a experiência de quem vai ouvi-lo.

A fim de “limpar” as gravações, existem diversos aplicativos de edição de áudio que podem fazer essa e muitas outras funções. No entanto, o iPhone, a partir do sistema iOS 14, ganhou uma funcionalidade nativa que serve exatamente para isso: tirar ruídos de gravações feitas pelo celular.

O removedor de ruídos nativo do iPhone é capaz de retirar chiados e ruídos similares — os chamados “ruídos de fundo” — de gravações feitas no aparelho, tanto na hora quanto aquelas realizadas anteriormente.

Agora, vamos entender como usar essa funcionalidade e tirar ruídos de gravações feitas pelo iPhone. Veja:

  1. 1. Grave o seu conteúdo ou escolha um áudio anteriormente gravado;
  2. 2. Com o arquivo aberto, toque no ícone de opções (“três pontinhos”) do lado esquerdo da tela;
  3. 3. Entre as opções disponíveis, toque em “Editar gravação”;
  4. 4. Em seguida, procure o ícone de um pincel, que aparecerá do lado superior esquerdo da tela, e toque nele;
  5. 5. E… pronto! Ao fazer isso, o sistema irá filtrar automaticamente o áudio, removendo chiados e ruídos de fundo, e, ao dar “play” novamente, o arquivo será reproduzido já com a edição realizada.

Uma dica interessante para realmente perceber a diferença de áudio entre o arquivo antes e depois da edição é ativar o recurso do “pincel” enquanto ouve o áudio. Assim, ele ativará o filtro naquele ponto e você sentirá claramente a diferença.

O removedor de ruídos é um recurso bastante eficiente, e, como se viu no tutorial acima, extremamente simples de usar. Sem dúvida, uma mão na roda para quem precisa de um áudio limpo… ou simplesmente para quem já estava triste por ter um áudio importante arruinado pelo ruído de fundo!

Agora, vamos conhecer algumas outras melhorias relacionadas ao áudio que vieram com a versão 14 do iOS e podem melhorar muito a sua experiência com o aparelho!

Outros recursos de áudio no iOS 14

Além do removedor de ruídos mencionado acima, o iPhone trouxe, a partir do iOS 14, outras ferramentas relacionadas ao áudio que ainda são pouco conhecidas pelo usuário comum… mas que podem fazer toda a diferença!

Similar ao removedor de ruídos, o iPhone possui uma ferramenta de cancelamento de ruído. Não atua, entretanto, em áudios e sim em chamadas telefônicas. O princípio, por sua vez, é o mesmo: reduzir o “vazamento” de ruído externo para o áudio.

Para quem precisa fazer uma ligação telefônica num ambiente barulhento e não tem como ir a um lugar silencioso, o cancelamento de ruído pode ter importância vital. A ferramenta atua automaticamente em todas as chamadas quando ligada, mas pode ser ativada e desativada pelo usuário conforme prefira.

Também é interessante observar a ferramenta de reconhecimento de som. Essa funciona de maneira diferente; ao invés de cancelar ruídos, identifica-os para perceber situações como incêndios, choro de bebês, toque de campainha ou batidas na porta.

Trata-se de um app voltado para pessoas com deficiência auditiva, identificando os ruídos por meio de inteligência artificial e notificando o usuário através do iPhone, ajudando-o a perceber determinadas situações que ele pode não ter ouvido.

O recurso de reconhecimento de som pode ser ativado e desativado conforme a vontade do usuário através do menu “Acessibilidade” do iPhone.

E então, que tal todas essas novidades relacionada ao áudio? Use-as e aproveite o sei iPhone ao máximo!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter