Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Mapeia: como calcular o valor do pedágio em rotas nas estradas brasileiras

Para ir de uma cidade a outra, vale mais a pena pegar um ônibus ou ir de carro? Devo usar como combustível gasolina ou álcool? E mais: quanto vou gastar de pedágio em uma viagem?

Perguntas como essa são comuns quando planejamos uma viagem. Como o preço do combustível varia bastante e nem sempre temos acesso aos valores de pedágio de todas as praças de um trecho, fazer um cálculo que aparentemente é simples acaba se tornando uma missão quase impossível.
Serviços como Google Maps e Waze podem oferecer a você as melhores rotas para ir de um ponto a outro, mas nenhum deles informa quanto custa o pedágio em cada parada no caminho. A solução é recorrer a um serviço chamado Mapeia, um serviço online gratuito ideal para esse tipo de cálculo.

Como calcular o valor do pedágio em rotas nas estradas brasileiras

Infelizmente o Mapeia não possui uma versão em forma de aplicativo específica para a plataforma Android. Entretanto, você pode acessar o serviço normalmente pelo navegador do celular, seja no mobile ou no PC.
Passo 1. Acesse o site do Mapeia.
Passo 2. No campo “Origem” digite o endereço de saída.

Passo 3. No campo “Destino” digite o endereço de chegada.

Passo 4. Depois, informe o valor por litro de combustível no campo “R$ / litro”.

Passo 5. Informe também a quantidade de quilômetros que o veículo em questão faz com 1 litro de combustível.

Passo 6. Clique em “Mapear”.

O site retornará como resultado uma sugestão de rota no mapa, acompanhada dos valores aproximados que serão gastos com tarifas de pedágio (se houver) e combustível. Além disso, há exibição da distância em quilômetros e do tempo que será necessário para percorrer o trecho.
Os pontos de pedágio são exibidos no mapa em forma de ícone. Ainda que os valores pareçam estar atualizados, eventualmente pode haver divergências. Portanto, tome essa informação como uma referência, e não como um cálculo exato.

Planejar rotas significa ter uma viagem mais tranquila

Se você é do tipo que costuma pegar a estrada sem muito planejamento, talvez você devesse repensar essa estratégia. Além de se certificar de que todas as revisões necessárias foram feitas no veículo, é importante se planejar para encontrar qual é o melhor caminho.
Muitas vezes, as rotas que aparentemente são mais rápidas podem estar congestionadas e isso aplicativos como Google Mapas e Waze podem informar em tempo real. Da mesma forma, em determinados trechos há caminhos alternativos por meio dos quais é possível evitar praças de pedágio.
Nesse caso, embora a viagem possa demorar um pouco mais, dependendo do custo de pedágio e da distância extra em quilômetros, pode ser que o gasto de combustível compense. Cada caso deve ser analisado individualmente, mas ter acesso a informações como essas é fundamental para que você possa tomar sempre a melhor decisão.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

celular-com-tiktok-aberto-em-cima-de-teclado-de-computador

5 recursos escondidos do TikTok que você não conhecia

mulher-sentada-com-notebook-no-colo-se-inscrevendo-para-o-bbb23

BBB23: como se inscrever para participar do reality show

icone-do-app-google-fotos-no-menu-do-celular

Google Fotos: como apagar arquivos na Lixeira

Inscreva-se na nossa

Newsletter