Mapeia: como calcular o valor do pedágio em rotas nas estradas brasileiras

Para ir de uma cidade a outra, vale mais a pena pegar um ônibus ou ir de carro? Devo usar como combustível gasolina ou álcool? E mais: quanto vou gastar de pedágio em uma viagem?

Perguntas como essa são comuns quando planejamos uma viagem. Como o preço do combustível varia bastante e nem sempre temos acesso aos valores de pedágio de todas as praças de um trecho, fazer um cálculo que aparentemente é simples acaba se tornando uma missão quase impossível.
Serviços como Google Maps e Waze podem oferecer a você as melhores rotas para ir de um ponto a outro, mas nenhum deles informa quanto custa o pedágio em cada parada no caminho. A solução é recorrer a um serviço chamado Mapeia, um serviço online gratuito ideal para esse tipo de cálculo.

Como calcular o valor do pedágio em rotas nas estradas brasileiras

Infelizmente o Mapeia não possui uma versão em forma de aplicativo específica para a plataforma Android. Entretanto, você pode acessar o serviço normalmente pelo navegador do celular, seja no mobile ou no PC.
Passo 1. Acesse o site do Mapeia.
Passo 2. No campo “Origem” digite o endereço de saída.

Passo 3. No campo “Destino” digite o endereço de chegada.

Passo 4. Depois, informe o valor por litro de combustível no campo “R$ / litro”.

Passo 5. Informe também a quantidade de quilômetros que o veículo em questão faz com 1 litro de combustível.

Passo 6. Clique em “Mapear”.

O site retornará como resultado uma sugestão de rota no mapa, acompanhada dos valores aproximados que serão gastos com tarifas de pedágio (se houver) e combustível. Além disso, há exibição da distância em quilômetros e do tempo que será necessário para percorrer o trecho.
Os pontos de pedágio são exibidos no mapa em forma de ícone. Ainda que os valores pareçam estar atualizados, eventualmente pode haver divergências. Portanto, tome essa informação como uma referência, e não como um cálculo exato.

Planejar rotas significa ter uma viagem mais tranquila

Se você é do tipo que costuma pegar a estrada sem muito planejamento, talvez você devesse repensar essa estratégia. Além de se certificar de que todas as revisões necessárias foram feitas no veículo, é importante se planejar para encontrar qual é o melhor caminho.
Muitas vezes, as rotas que aparentemente são mais rápidas podem estar congestionadas e isso aplicativos como Google Mapas e Waze podem informar em tempo real. Da mesma forma, em determinados trechos há caminhos alternativos por meio dos quais é possível evitar praças de pedágio.
Nesse caso, embora a viagem possa demorar um pouco mais, dependendo do custo de pedágio e da distância extra em quilômetros, pode ser que o gasto de combustível compense. Cada caso deve ser analisado individualmente, mas ter acesso a informações como essas é fundamental para que você possa tomar sempre a melhor decisão.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.