campo de usuário e senha ao lado de um cadeado e um escudo com um x

Chega de senha: Google adota Passkeys como método de autenticação padrão

É o fim delas! O Google anunciou uma mudança significativa na forma como você vai acessar sua conta em suas plataformas: adotando chaves de acesso (Passkeys) como o novo método de autenticação padrão. Essa mudança é o maior esforço para eliminar o uso de senhas tradicionais, oferecendo um método mais seguro e conveniente de login, pois permite o uso da biometria de smartphones e elimina de uma vez a necessidade de senhas.

Edna Mode, do filme Os Incríveis, digitando sua senha e fazendo reconhecimento de retina para entrar em seu laboratório

O que são passkeys e como funcionam?

Passkeys são uma forma avançada de autenticação que representam a próxima geração de segurança digital, substituindo as tradicionais senhas. Basicamente, são um método de autenticação com chaves criptográficas para verificar a identidade de um usuário de maneira segura e eficiente, sem a necessidade de memorizar e inserir senhas.

Uma Passkey é composta por duas chaves: 

  1. Chave privada: fica armazenada de forma segura no dispositivo do usuário;
  2. Chave pública: armazenada no servidor do serviço que o usuário está tentando acessar.

Quando um usuário tenta fazer login, o dispositivo usa a chave privada para provar a identidade do usuário sem revelar a chave em si. As Passkeys geralmente são usadas em conjunto com a biometria do dispositivo, como reconhecimento facial ou impressão digital. Isso adiciona uma camada extra de segurança, já que o usuário precisa estar fisicamente presente e autenticar com sua biometria para acessar a chave privada.

Agende do FBI em uma série documental fazendo reconhecimento de retina

As Passkeys são projetadas para serem compatíveis com uma ampla gama de dispositivos e plataformas. Elas podem ser usadas para fazer login em sites, aplicativos e até mesmo em dispositivos físicos, assim como podem ser sincronizadas entre dispositivos através de serviços de nuvem seguros, permitindo que os usuários acessem suas contas de diferentes dispositivos.

6 vantagens das Passkeys

As Passkeys oferecem vários benefícios significativos sobre os métodos tradicionais de autenticação, como senhas.

1. Maior segurança

Através das chaves criptográficas, esta tecnologia é praticamente imune a ataques de phishing e hacking. Ao contrário das senhas, que podem ser roubadas ou adivinhadas, as Passkeys oferecem um nível de segurança muito mais alto.

2. Maior conveniência

Com as Passkeys, você não precisa mais memorizar ou inserir senhas complexas. A autenticação pode ser feita rapidamente com um toque ou um olhar, usando a biometria do dispositivo, como impressão digital ou reconhecimento facial.

3. Mais proteção contra vazamentos

Como as chaves privadas das Passkeys são armazenadas localmente no dispositivo do usuário e nunca são compartilhadas com servidores externos, elas são menos suscetíveis a vazamentos online.

4. Mais fácil de usar

As Passkeys podem ser sincronizadas entre dispositivos através de serviços de nuvem seguros, permitindo que os usuários acessem suas contas de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

5. Reduz o risco de esquecimento

Elas eliminam a necessidade de lembrar senhas, portanto os usuários não enfrentam o problema comum de esquecer suas senhas e ter que passar por processos de recuperação de conta.

Homem batendo na porta de uma casa e quem está dentro diz "senha por favor" em inglês

6. Sua compatibilidade é universal

As Passkeys são projetadas para serem compatíveis com uma ampla gama de dispositivos e plataformas, facilitando a adoção por diferentes serviços e aplicativos.

Por um futuro mais seguro

A adoção das Passkeys por empresas líderes é um indicativo claro de sua eficácia e confiabilidade. A transição para um mundo sem senhas está em andamento e por enquanto só temos a ganhar com isso.

Para se manter atualizado com as últimas tendências e inovações no mundo da tecnologia, como a inovadora mudança para as Passkeys, visite o blog Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.