celular com o início do Mastodon aberto e o logo da rede ao fundo

Como usar o Mastodon, rede social alternativa ao Twitter

Talvez você ainda não tenha ouvido falar do nome Mastodon, mas certamente já ouviu sobre sobre o Twitter. A rede social Mastodon é a mais nova concorrente da rede do passarinho!

logo do Mastodon piscando em várias cores

A rede, que parece muito com o Twitter, possui também alguns diferenciais e vantagens se comparada a ele. 

Para conhecer um pouco mais sobre o Mastodon e entender como utilizá-lo, confira o conteúdo de hoje!

O que é o Mastodon?

O Mastodon é uma nova rede social e que funciona como uma espécie de microblog, por isso a mesma é considerada a rival do Twitter. 

A rede foi lançada em 2016 e criada por Eugen Rothko. O CEO garante que no fim de 2022 a rede já alcançava mais de um milhão de usuários com perfis ativos

O maior diferencial da Mastodon é que ela foi desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos. Inclusive, seu lema é “a rede social que não está à venda”, garantindo para seus usuários que a missão e essência da rede permanecem as mesmas.

Para que serve o Mastodon?

Na rede os usuários conseguem fazer upload de diversos conteúdos, tais como: textos, vídeos, gifs e emojis, com limitação de 500 caracteres (bem mais que a quantidade aceita pelo Twitter).

A rede funciona com rolagem vertical que possibilita posts curtos, assim como ocorre no Twitter. Segundo informações da própria plataforma, atualmente a rede possui mais de 4,4 milhões de usuários!

Como criar uma conta na plataforma?

Para realizar o cadastro e fazer o seu perfil na rede social Mastodon é bem simples, confira abaixo o passo a passo.

Passo 1. Entre no site oficial e realize o seu cadastro;

Como criar uma conta no Mastodon passo 1

Passo 2. Escolha um nome;

Como criar uma conta no Mastodon passo 2

Passo 3. Escolha a sua senha e lembre- se de criar uma senha forte;

Como criar uma conta no Mastodon passo 3

Passo 4. Selecione a sua comunidade;

Como criar uma conta no Mastodon passo 4

Passo 5. Decida em qual servidor a sua conta será hospedada.

Passo 6. Caso você não queira seguir com as próximas etapas, você pode ir até a página web e clicar em “velocidade de inscrição”, depois aperte em “instantâneo”. Dessa forma, alguns servidores irão aparecer e você conseguirá escolher um deles de maneira mais rápida.

Como usar o Mastodon?

Agora que você já criou o seu perfil na rede, é importante entender como ela funciona. 

Logo no canto direito, os usuários irão achar os principais menus para navegar. É ali que as conversas podem ser acessadas, controlar as preferências do perfil e também podem explorar as publicações da rede social.

E falando no menu “Explorar“, é nele que as pessoas podem achar outros usuários para seguir, acompanhar as novidades, posts mais relevantes e também as hashtags mais utilizadas no momento.

função explorar do Mastodon

Para fazer alguma postagem, basta ir no canto esquerdo, escrever o que estão pensando e é só clicar em “Toot”, pronto! Lembrando que o limite é de 500 caracteres e que é possível inserir emojis e criar enquetes.

Comunidades

A rede social Mastodon é cheia de diferenciais, afinal não há um servidor específico, ou seja, cada parte é única e pode ser administrada por um ou mais usuários. As Instances são comunidades criadas e controladas pelas pessoas, o que proporciona o uso da rede em uma experiência social bastante interessante.

Para achar uma comunidade do seu interesse é só entrar no Join Mastodon e ver que as comunidades são divididas por categorias. É bem simples!

Mastodon vs Twitter, qual é a melhor?

Os comparativos entre as duas redes tomaram conta do mundo virtual quando Elon Musk adquiriu o Twitter, afinal ele comprou a rede do passarinho por uma quantia extraordinária.

Devido a essa ação de Musk, muitas conversas aconteceram em relação ao rumo do Twitter, pois o novo dono deixou claro que faria mudanças na rede de maneira drástica e como vimos nos últimos tempos, ele mudou muita coisa por lá mesmo.

Motivados por essas mudanças ou não, a verdade é que inúmeros usuários começaram a migrar para outras plataformas e o Mastodon tem sido uma das que mais tem despertado o interesse das pessoas, justamente por suas semelhanças com o Twitter.

Quais os diferenciais da rede social Mastodon?

Trouxemos abaixo alguns diferenciais da rede social Mastodon:

  • Livre de anúncios;
  • Possibilidade de esconder informações em alguma postagem;
  • Escolha de quais usuários irão acessar as suas postagens;
  • Código aberto, ou seja, todos podem customizá-lo.

Vale a pena utilizar a rede social Mastodon?

Conforme citamos anteriormente, um dos grandes diferenciais do Mastodon é o fato de a rede ter o código aberto, que foca nas decisões dos usuários. Sendo assim, todas as funcionalidades da plataforma podem ser personalizadas por quem está nela e não somente pela organização responsável.

Contudo, essa questão também mostra um lado negativo, visto que algumas posturas criminosas já foram vistas na rede. Ou seja, a liberdade que ela oferece é boa, mas os usuários também correm certos riscos.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a nova rede social e para continuar aprendendo sobre o mundo digital, permaneça acompanhando os nossos conteúdos!

Fonte(s): 

CanalTech e XP Educação.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
desenho de uma garota com a estética de animes, com um balão saindo de sua boca com a palavra em japonês "kawaii", que em português significa "fofinho"

Confira os melhores animes disponíveis na Netflix

flecha apontando para cima dentro de uma nuvem, indicando o backup em nuvem

Instagram: como fazer o backup para salvar todos os seus posts

duas amigas ouvindo música em uma sessão de Jam do Spotify

Spotify lança recurso que permite ouvir músicas em grupo

tela de um computador exibindo o logo do Windows 11

Windows 11: como verificar se o seu PC é compatível com a nova versão do SO

entregador sorrindo com várias caixas na mão

Comprou online? Veja como rastrear pedidos de transportadoras

garota olhando para cima com o dedo indicador sobre os lábios, pois está com alguma dúvida

Como transferir figurinhas entre o Telegram e o WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.