Talvez você ainda não tenha ouvido falar do nome Mastodon, mas certamente já ouviu sobre sobre o Twitter. A rede social Mastodon é a mais nova concorrente da rede do passarinho!
A rede, que parece muito com o Twitter, possui também alguns diferenciais e vantagens se comparada a ele.
Para conhecer um pouco mais sobre o Mastodon e entender como utilizá-lo, confira o conteúdo de hoje!
O Mastodon é uma nova rede social e que funciona como uma espécie de microblog, por isso a mesma é considerada a rival do Twitter.
A rede foi lançada em 2016 e criada por Eugen Rothko. O CEO garante que no fim de 2022 a rede já alcançava mais de um milhão de usuários com perfis ativos.
O maior diferencial da Mastodon é que ela foi desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos. Inclusive, seu lema é “a rede social que não está à venda”, garantindo para seus usuários que a missão e essência da rede permanecem as mesmas.
Na rede os usuários conseguem fazer upload de diversos conteúdos, tais como: textos, vídeos, gifs e emojis, com limitação de 500 caracteres (bem mais que a quantidade aceita pelo Twitter).
A rede funciona com rolagem vertical que possibilita posts curtos, assim como ocorre no Twitter. Segundo informações da própria plataforma, atualmente a rede possui mais de 4,4 milhões de usuários!
Para realizar o cadastro e fazer o seu perfil na rede social Mastodon é bem simples, confira abaixo o passo a passo.
Passo 1. Entre no site oficial e realize o seu cadastro;
Passo 2. Escolha um nome;
Passo 3. Escolha a sua senha e lembre- se de criar uma senha forte;
Passo 4. Selecione a sua comunidade;
Passo 5. Decida em qual servidor a sua conta será hospedada.
Passo 6. Caso você não queira seguir com as próximas etapas, você pode ir até a página web e clicar em “velocidade de inscrição”, depois aperte em “instantâneo”. Dessa forma, alguns servidores irão aparecer e você conseguirá escolher um deles de maneira mais rápida.
Agora que você já criou o seu perfil na rede, é importante entender como ela funciona.
Logo no canto direito, os usuários irão achar os principais menus para navegar. É ali que as conversas podem ser acessadas, controlar as preferências do perfil e também podem explorar as publicações da rede social.
E falando no menu “Explorar“, é nele que as pessoas podem achar outros usuários para seguir, acompanhar as novidades, posts mais relevantes e também as hashtags mais utilizadas no momento.
Para fazer alguma postagem, basta ir no canto esquerdo, escrever o que estão pensando e é só clicar em “Toot”, pronto! Lembrando que o limite é de 500 caracteres e que é possível inserir emojis e criar enquetes.
A rede social Mastodon é cheia de diferenciais, afinal não há um servidor específico, ou seja, cada parte é única e pode ser administrada por um ou mais usuários. As Instances são comunidades criadas e controladas pelas pessoas, o que proporciona o uso da rede em uma experiência social bastante interessante.
Para achar uma comunidade do seu interesse é só entrar no Join Mastodon e ver que as comunidades são divididas por categorias. É bem simples!
Os comparativos entre as duas redes tomaram conta do mundo virtual quando Elon Musk adquiriu o Twitter, afinal ele comprou a rede do passarinho por uma quantia extraordinária.
Devido a essa ação de Musk, muitas conversas aconteceram em relação ao rumo do Twitter, pois o novo dono deixou claro que faria mudanças na rede de maneira drástica e como vimos nos últimos tempos, ele mudou muita coisa por lá mesmo.
Motivados por essas mudanças ou não, a verdade é que inúmeros usuários começaram a migrar para outras plataformas e o Mastodon tem sido uma das que mais tem despertado o interesse das pessoas, justamente por suas semelhanças com o Twitter.
Trouxemos abaixo alguns diferenciais da rede social Mastodon:
Conforme citamos anteriormente, um dos grandes diferenciais do Mastodon é o fato de a rede ter o código aberto, que foca nas decisões dos usuários. Sendo assim, todas as funcionalidades da plataforma podem ser personalizadas por quem está nela e não somente pela organização responsável.
Contudo, essa questão também mostra um lado negativo, visto que algumas posturas criminosas já foram vistas na rede. Ou seja, a liberdade que ela oferece é boa, mas os usuários também correm certos riscos.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a nova rede social e para continuar aprendendo sobre o mundo digital, permaneça acompanhando os nossos conteúdos!
Fonte(s):