homem fazendo jóinha com a mão, um dos emiojis de mão mais usados

Significado de todos os emojis de mão para não errar mais

Os emojis de mão são utilizados no lugar de palavras para representar sua impressão sobre algo. 

Esses símbolos são muito utilizados na comunicação digital, porém algumas pessoas ainda fazem confusão em relação ao seu uso.

Para saber o significado dos emojis de mão mais usados atualmente e não errar mais, é só acompanhar o conteúdo de hoje!

personagem do filme Emoji dizendo "uau" porque está surpreso

O que é um emoji?

O termo emoji é de origem japonesa, sendo a junção dos elementos e (imagem) e moji (letra). Resumidamente, um emoji é um pictograma ou ideograma capaz de transmitir a intenção de uma palavra ou frase completa. 

Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990 e foram produzidos pelo designer Shigetaka Kurita.

Os emojis são bastante úteis quando existe a necessidade de passar uma mensagem de maneira rápida, pois ele reduz as explicações sobre aquilo que queremos transmitir.

Qual a importância de conhecer os emojis de mão?

Entender mais sobre os emojis de mão, pode te ajudar na comunicação digital, seja nos aplicativos de bate-papo ou nas redes sociais. Por mais que alguns símbolos sejam semelhantes, eles podem significar coisas completamente diferentes. 

Portanto, para não errar e não correr o risco de pagar mico no Instagram ou no TikTok. muito menos mandar a mensagem errada no WhatsApp, confira no próximo tópico o significado dos emojis de mão.

Quais são os significados dos principais emojis de mão?

Confira abaixo o significado dos emojis de mão mais utilizados.

Dedos indicadores apontando um para o outro 👉👈

A combinação dos emojis de dedos indicadores apontando um para o outro representa um gesto que ficou conhecido em vídeos do TikTok que indicam vergonha e timidez. Essa combinação também pode ser utilizada para simular nervosismo e ansiedade.

Mãos para cima 🙌

Esse emoji representa literalmente o ato de erguer as duas mãos para cima, com o intuito de celebrar ou agradecer alguma conquista. 

Sinal de OK 👌

O símbolo significa OK  e geralmente é utilizado para afirmar que está tudo bem ou representar a aprovação de algo. No entanto, há quem utilize esse emoji de maneira irônica e para afirmar o oposto do significado real.

No Brasil o gesto pode até ser confundido com uma ofensa, mas o significado oficial é o que foi explicado anteriormente. 

mulher em programa de TV fazendo o sinal de OK

Saudação do rock 🤘

Esse emoji é conhecido mundialmente como a saudação dos fãs de rock and roll. E ele também pode ser utilizado para vibrar por algo, geralmente ligado ao ritmo musical. 

Contudo, esse emoji também tem seu lado mais ofensivo, como para representar um chifre, como sinal de que alguém foi traído. 

Mãos juntas 🙏

Esse emoji geralmente é usado como sinal de gratidão e súplica, quando se quer pedir um favor a alguém. Algumas pessoas também o utilizam como um símbolo de oração e espiritualidade. 

Durante algum tempo, esse emoji era associado ao movimento de “high five”, o popular “bate aqui”. Porém, o site Emojipedia desmentiu a informação.

Mãos em coração

Esse emoji com as mãos unidas representa o símbolo de coração. É uma alternativa ao emoji de coração vermelho e também representa afeto, carinho, amizade e apoio.

Jason Momoa fazendo coração com as mãos

Mão beliscando

De maneira oficial, o emoji significa uma mão beliscando, no entanto ele ganhou outros significados nas redes sociais. A imagem está sendo utilizada para representar algo em pouca quantidade ou pequeno. 

Polegar para cima

O popular “joinha”, é usado para indicar que está tudo bem ou para concordar com algo que está sendo dito. Mas, há quem prefira utilizá-lo de maneira irônica, com o intuito de demonstrar que não gostou de algo ou para finalizar uma conversa mais rapidamente.

Drew Berrymore fazendo jóinha com as duas mãos

Polegar para baixo

Esse emoji pode ser considerado o oposto do citado anteriormente, ou seja, é usado para demonstrar que não curtiu ou não aprovou algo que foi dito. Também pode ser usado para expressar que não está bem ou apenas para dizer “não”.

Mãos aplaudindo

Esse emoji representa a parabenização por algo de que gostou muito, para dizer literalmente “parabéns”. Contudo, como alguns outros emojis, algumas pessoas também o usam de maneira irônica para representar o sentido contrário.

Dorso da mão com o dedo indicador apontando para baixo

Da mesma forma que os outros emojis usados com o dedo indicador apontando para outras direções, esse emoji é usado para destacar algo ou alguma mensagem. Por exemplo: “confira o link abaixo “.

Mão com dedo indicador e polegar cruzado

A imagem é famosa como “emoji de coração com os dedos”. Rumores indicam que esse gesto surgiu na Coreia do Sul e se popularizou na internet nos últimos anos, devido aos astros de K-Pop.

Geralmente é utilizado para demonstrar afeto, carinho ou amor por alguém. Também pode ser usado para representar que achou algo fofo e bonitinho.

cantora de K-Pop fazendo o coraçãozinho com o polegar e o indicador

Mão em V de vitória

Esse emoji costuma ser usado para representar duas coisas diferentes, sendo que uma delas é o V de vitória, bastante usado por atletas em competições. O outro sentido é o de “paz e amor”, conhecido como um gesto usado pelos hippies. 

Soco

Geralmente esse emoji é usado de forma bastante amigável, para representar aqueles “soquinhos” que os amigos dão um no outro ao cumprimentar. Outro possível sentido é para representar a comemoração de algum feito. Apesar do nome dado, raramente é associado a algum contexto agressivo. 

Mario e Luigi se cumprimentando com soquinho

Punho direito

Possui um significado parecido ao emoji de soco. Normalmente é usado como cumprimento ou para comemorar algo. O emoji também costuma ser complementado com o de punho esquerdo. E da mesma maneira que a imagem de soco, também não costuma ser usado com intenções agressivas. 

Palma da mão virada para baixo

A imagem representa a ação de deixar algo cair ou de jogar fora. O emoji também pode significar uma mão oferecendo algo ou tentando pegar alguma coisa. 

Algumas pessoas também usam esse emoji para representar uma mão indo de encontro a outra, como se fossem “dar as mãos”. Lembrando que o emoji da palma da mão virada para cima representa o ato de pedir ou entregar algo, e também oferecer ajuda.

Aperto de mãos

Da mesma maneira que na vida real, esse emoji é usado para informar que algo está combinado e também é uma maneira de cumprimentar alguém de forma mais cordial ou formal, por exemplo, em um acordo de negócios.

Mão levantada

A palma da mão virada para frente geralmente é usada para solicitar que alguém pare de falar. Mas, também é utilizada para pedir a sua vez de falar. Há quem use o emoji para celebrar, por exemplo, um animado “bate aqui”. 

Novos emojis em 2023 e 2024 

Tudo que envolve o mundo digital muda constantemente, portanto se você gosta ou precisa utilizar bastante os emojis (especialmente se trabalhas com as redes sociais), você deve ficar de olho nas atualizações da Emojipedia

Contudo, permaneça acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito para acompanhar os principais assuntos do momento e todas as novidades das redes digitais.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.