Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

descubra-se-sua-internet-suporta-o-streaming-em-4k

Descubra se sua internet suporta o streaming em 4K

Os serviços de streaming de vídeos estão se popularizando cada vez mais, sendo atualmente uma das principais áreas do mercado do entretenimento. Pioneira neste ramo, a Netflix, que outrora vagava sozinha nesta indústria, hoje enfrenta a concorrência de grandes marcas como a Amazon, HBO, Disney e Apple.

Além de focar na produção de conteúdos originais, essas empresas estão buscando cada vez mais atrativos para conquistar novos consumidores. Um deles é a opção de realizar streaming em 4K, tecnologia que tem sido cada vez mais comum em TVs.

No entanto, muitos brasileiros ainda possuem dúvidas se investir em uma TV e num serviço de streaming que suporta vídeos em 4K vale a pena, não pela qualidade da imagem em si, mas sim pelo fato de não saber se o seu plano de internet é capaz de suportar esse nível de transmissão.

Se você é um deles, fique com a gente até o fim desta matéria. Vamos te mostrar um jeito fácil de verificar se a sua internet é capaz de transmitir seus filmes e séries favoritas em alta resolução.

O que significa resolução 4k?

Para entendermos a tecnologia 4K, precisamos primeiramente entender o que são pixels. Um pixel é um elemento super pequeno de um dispositivo de exibição, onde pode atribuir-se uma cor. De maneira simples, ele é um pontinho da tela da TV, que quando somados a outros pixels, forma a imagem que é transmitida pelo aparelho.

Quanto mais pixels uma TV possui, melhor é a resolução da sua imagem. É nesse sentido que as TVs 4K se destacam das demais. Enquanto elas possuem 3840 x 2160 pixels, uma TV Full HD possui apenas 1.920 x 1.080.  

Quando as TVs em 4K surgiram, não era muito vantajoso adquirir esses aparelhos. Além do seu alto preço, poucos conteúdos possuíam a tecnologia necessária para serem transmitidos neste formato. No entanto, já é possível usufruir de uma grande gama de filmes, vídeos e séries que suportam essa qualidade de resolução hoje em dia. Serviços de streaming como a Netflix e o Amazon Prime oferecem para os seus assinantes conteúdos neste formato.

Descubra se sua internet suporta o streaming em 4K

Além disso, os preços das TVs 4K estão se tornando cada vez mais atrativos. No entanto, o calcanhar de Aquiles para muitos brasileiros tem sido a internet. Para conseguir executar streaming em 4K, é necessário ter uma rede que seja muito rápida e eficiente.

A boa notícia é que existe um software onde é possível verificar se a sua internet possui a capacidade de suportar vídeos nesta resolução, sem que seja necessário você já ter uma TV 4K.

Conheça o Speedtest

O Speedtest é um dos mais conhecidos e confiáveis aplicativos de medição de velocidade de internet. Você pode baixá-lo no seu smartphone de forma totalmente gratuita, tanto para Android como para iOS.

A principal vantagem do software é a sua ferramenta de medição destinada especificamente para a exibição de streaming de vídeos em 4K. Lembrando que você pode usar as recomendações abaixo como padrões mínimos para transmissões nas seguintes resoluções:

  • 3 Mb/s para vídeos em HD (720p)
  • 5 Mb/s para vídeos em Full HD (1080p)
  • 25 Mb/s para vídeos em UHD (4K)  

No entanto, esses valores podem variar por diversos fatores, como saturação, estrutura e congestionamento da rede. Dessa forma, ter uma rede de 25Mb/s não é uma garantia de que você será capaz de assistir conteúdos em 4K. Por isso, usar o Speedtest se torna uma maneira mais confiável de verificar a capacidade da sua rede.

Para utilizar a sua medição, basta baixar e instalar o aplicativo no seu celular. Ao abrir o Speedtest, você verá no menu inferior a aba Vídeo. Clique nela e peça para o software fazer a avaliação da sua internet.

O Speedtest irá realizar um streaming de um conteúdo próprio, utilizando diferentes codecs e resoluções. Quando o teste for concluído, você será informado sobre qual é a velocidade máxima da sua rede, e se ela é capaz de transmitir uma determinada resolução de imagem.

Caso o software indique que a sua internet é capaz de reproduzir conteúdos em 2160p, então fique feliz, pois você poderá ver filmes e séries em 4K sem nenhum problema. Agora, se o programa mostrar que sua rede não suporta essa qualidade de resolução, infelizmente você terá que investir em uma internet mais rápida para assistir um streaming em 4K.

Por isso utilizar o Speedtest se torna tão importante, pois evita que você passe pela frustração de investir em um modelo de TV 4k para somente depois ver que ela não será útil para streamings.

Gostou dessa dica? Então baixe agora mesmo o Speedtest no seu celular e teste a velocidade da sua internet. E caso queira saber mais sobre TVs e serviços de streaming, dê uma olhada nos demais conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

Lá você encontra diversas dicas e as principais informações sobre tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia, com guias que podem te ajudar no seu dia a dia. Seja bem-vindo e conte com a gente!

Links: Samsung, TargetHD

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter