10 dicas para se dar bem usando o TikTok

10 dicas para se dar bem usando o TikTok

O TikTok se tornou a rede mais utilizada para compartilhamento de vídeo no Android e no iPhone. Contando com diversas funcionalidades de edição, o aplicativo pode proporcionar aos usuários a possibilidade de compartilhar vídeos criativos sem recorrer a um app de terceiros. Gostou da ideia? Vem com a gente para conhecer 10 dicas para usar o TikTok e chamar atenção com seus vídeos.

1. Transforme vídeos em GIFs

Poucos usuários conhecem esse recurso nativo do TikTok e perdem a chance de compartilhar vídeos que apresentam o conceito de repetição das GIFs. A ferramenta da rede pode salvar diferentes clipes para gerar a animação da GIF de forma automática. O procedimento é simples e prático.

Siga até o seu perfil e toque no vídeo que deseja aplicar o efeito. Em seguida, clique sobre o ícone “GIF” que representa a função compartilhar como uma GIF. O sistema irá analisar o vídeo e, em apenas alguns instantes, a informação será processada. Toque em “Gerar” para finalizar o procedimento.

2. Crie um slideshow com suas fotos do celular

É possível compartilhar no TikTok as fotos que você produz com o celular. O aplicativo permite selecionar diversas fotos da galeria para que um slideshow seja criado. Dessa maneira, suas imagens aparecem como uma animação que pode ser compartilhada em seu perfil do TikTok.

Para usar o recurso, toque sobre o ícone “+” na parte central da tela e clique em “Realizar Upload”. Na aba “Fotos”, escolha as imagens que deseja usar e toque no botão “Próximo”. Feito isso, basta escolher uma música, clicar em “Avançar” e confirmar o envio clicando em “Publicar”.

3. Faça download de seus vídeos do TikTok para o celular

Já pensou em usar um de seus vídeos no TikTok para criar compartilhamento em outras redes sociais ou mensageiros online? Isso é possível através do botão de download oferecido pela plataforma. O recurso também pode ajudar pessoas que desejam apenas usar as ferramentas de edição do TikTok para enviar um vídeo para amigos, grupos ou para publicar um conteúdo em outra rede.

O recurso pode ser encontrado clicando sobre o ícone de compartilhamento de um de seus vídeos. Basta tocar em “Salvar vídeo” para que o conteúdo seja enviado para a biblioteca de seu celular.

4. Fique por dentro das músicas e desafios em alta na plataforma

Os desafios são um marco da interação entre os usuários e criadores de conteúdo. Esses tipos de vídeo são como uma corrente onde cada pessoa pode participar de uma determinada atividade e compartilhá-la em seu perfil. A dica para esses casos é ficar atento em como completar esses desafios aprendendo como realizar corretamente os movimentos de dança. Calma, para isso temos o YouTube e seus tutoriais.

As danças dos desafios podem ser complicadas para muitos usuários. Sendo assim, criadores de conteúdo do YouTube estão preparando tutoriais que ajudam a decorar as coreografias. A dica é prestar bastante atenção nas dicas e, até mesmo, salvar os vídeos no celular para assisti-los em câmera lenta. Vale lembrar que também é possível usar a aba “Discover” para encontrar os desafios em alta na plataforma.

5. Como usar a música de um vídeo como trilha de suas produções

Assim como acontece no Instagram no modo Reels, os usuários do TikTok também podem usar músicas de outros vídeos como trilha sonora. O recurso é muito útil quando estamos participando de algum desafio ou quando queremos recriar um vídeo que viralizou dentro da plataforma.

O procedimento é simples e prático. Toque sobre o nome do áudio na descrição do vídeo que usará como referência. Em seguida, basta usar a opção “Usar este som” para começar a gravar o seu próprio vídeo usando aquele áudio.

6. Use efeitos de voz no TikTok

Não bastasse oferecer muitas possibilidades de filtros e ferramentas para edição de vídeo, o TikTok também conta com recursos que alteram o áudio. Conhecido como “Efeitos de Voz”, essa ferramenta aplica sobre nossas vozes efeitos para transformá-las em vozes de animais e, até mesmo, deixar a voz fina como se estivesse sob efeito de gás hélio.

O recurso faz parte das opções de edição em vídeos. Toque sobre o ícone “+” na parte central da tela e grave seu vídeo normalmente. Agora, toque no botão “Check”, que aparece em vermelho na tela. Em seguida, use a opção “Efeitos de voz”. Feito isso, será possível adicionar vários efeitos e deixar sua voz em formato cômico.

7. Use efeito de tela verde para mudar os fundos dos vídeos

O efeito tela verde, conhecido em estúdios de TV como Chroma Key, pode ser simulado digitalmente no TikTok. O recurso é uma alternativa para usuários que procuram por uma forma de não usar o fundo do local onde estão no momento. Além disso, a ferramenta é uma forma interessante de criar fundos curiosos para tornar os conteúdos mais chamativos.

Para abrir o efeito, clique sobre o ícone “+” na parte inferior da tela e escolha a opção “Efeitos”. Nesse momento, escolha “Tela verde”. Toque sobre o ícone “+” e abra a galeria do smartphone. Basta escolher a imagem desejada para visualizar como ela funciona como fundo na câmera do TikTok.

8. Use o QR Code de seu perfil

Os usuários do TikTok contam com um QR Code pessoal para que funciona como link para o perfil. Quem recebe o código pode escaneá-lo usando a câmera do celular. Além de funcionar como uma forma de ajudar pessoas que estão procurando a sua conta, o QR Code também pode ser impresso em cartões de visita e usado em campanhas de marketing de empresas.

O acesso para o código não é complicado. Siga até o seu perfil na plataforma e toque sobre o ícone de sanduíche na parte superior da tela. Nesse momento, escolha “QR Code” para visualizar o seu código. O QR Code pode ser baixado para a biblioteca do celular e compartilhado em outras redes sociais, mensageiros online ou impresso em algum material de divulgação.

9. Use o modo privado em sua conta do TikTok

O TikTok, assim como o Instagram, permite que usuários fechem as suas contas para evitar pessoas que não são suas amigas. Dessa maneira, apenas pessoas que tiverem o pedido de amizade aceito poderão visualizar seus vídeos para interagir com comentários, curtidas e mensagens.

Para fechar a sua conta, acesse seu perfil e toque sobre o ícone de sanduíche. Em “Privacidade”, ative a função “Conta Privada”. Pronto. Sua conta agora não é mais aberta e apenas seus amigos podem visualizar seus posts no TikTok.

10. Delete vídeos que quiser em seu perfil do TikTok

Sabe aquele vídeo que você postou e hoje se arrepende? O TikTok permite que esses conteúdos sejam deletados do perfil. A dica também pode ajudar pessoas que, por algum engano, compartilharam na rede um vídeo pessoal ou que contenham algum tipo de erro no processo de edição.

Para usar o recurso, siga até o seu perfil e abra o vídeo que deseja deletar. Nesse momento, toque sobre o ícone de três pontos no canto superior da tela e deslize o dedo para esquerda para clicar na opção “Excluir”.Pronto. Use as dicas sempre que quiser dominar recursos avançados do TikTok. Lembre-se de continuar navegando em nosso site para conhecer tutoriais, dicas e notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de buscas para encontrar conteúdos que possam solucionar as suas dúvidas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.