Praticamente não há quem não conheça o ator Will Smith. Dono de uma carreira de sucesso em Hollywood (já foi inclusive o ator mais bem pago) e com um carisma que certamente faria com que muitas mulheres tivessem interesse em sair com ele, o ator tomou um “toco” de um robô em um vídeo hilário e curioso. Mas qual a razão de Will Smith paquerar com um robô?
Calma, vamos explicar essa história de maneira bem detalhada. O robô em questão atende pelo nome de Sophia e é uma criação da Hanson Robotics. O vídeo promocional da empresa foi gravado nas Ilhas Cayman e mostra Will Smith tentando conseguir um encontro romântico com Sophia.
Sophia é um dos robôs com inteligência artificial que pode ser considerado um dos autômatos mais expressivos do mercado. Para se ter uma ideia, ela é capaz de expressar mais de 60 expressões humanas diferentes apenas interpretando a linguagem e as emoções que ouve e visualiza. Como você pode ver na paquera do Will (você pode ativar legendas em português):
No vídeo, Will Smith joga todo o seu charme para Sophia, que não parece muito impressionada com o que vê. Até mesmo as piadas que ele conta não são consideradas engraçadas pelo robô.
Ela questiona ainda a maneira como os robôs são retratados nos filmes, tendo em vista que Smith é também o astro de “Eu, Robô”. No final, o que ele consegue é que eles apenas sejam amigos.
O robô Sophia é uma criação da Hanson Robotics e vem se tornando uma celebridade nos Estados Unidos. Ela já participou de vários vídeos promocionais e de programas de TV de grande audiência mostrando tudo aquilo que é capaz de fazer. Seu projeto foi escolhido como a campeã de Inovação da ONU pelo United Nations Development Program (UNDP).
O criador de Sophia, David Hanson, também trabalhou na Disney criando bonecos animados para a companhia. Seu trabalho, além da qualidade técnica, impressiona pela forma como se parece com os seres humanos. O autor defende três valores para os seus robôs: criatividade, empatia e compaixão.
As aparições públicas do invento de Hanson começaram em 2017. Desde então, ele vem aperfeiçoando a tecnologia de forma que o entendimento da máquina seja cada vez maior da linguagem humana. No vídeo, é possível notar que ela ainda demora um pouco para se expressar, embora consiga reagir com rapidez àquilo que vê.
Atualmente, Sophia é apenas um dos muitos robôs que a companhia vem desenvolvendo. Ao menos por enquanto, os robôs não são vendidos em escala comercial – e deve demorar bastante até que isso aconteça. Contudo, eles vêm se tornando figuras cada vez mais presentes em filmes e espetáculos.
Você pode acompanhar as aparições públicas de Sophia pelas redes sociais. Ela conta com perfis no Facebook, no Twitter e no Instagram.