Desde o dia 04 de maio, muitos dos usuários do WhatsApp já estão utilizando o WhatsApp Pay, um sistema de pagamentos online que permite enviar ou receber dinheiro por meio das conversas pelo aplicativo, sem burocracia. A novidade vem sendo liberada aos poucos para os brasileiros e requer um rápido cadastro para funcionar.
Neste artigo, vamos mostrar passo a passo como utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp, desde a configuração do seu smartphone Android ou iOS até as transações financeiras. Também responderemos algumas das principais perguntas relacionadas ao sistema, tais como qual o custo de cada transferência e o grau de segurança das operações de pagamento.
Pronto para começar?
O WhatsApp Pay (também conhecido como WhatsApp Pagamentos) é um sistema de pagamentos criado pelo próprio Facebook. Ele permite fazer o envio ou recebimento de dinheiro diretamente pela interface do mensageiro, sem que você precise abrir o app do banco.
O serviço existe no Brasil desde o ano de 2020, mas havia sido suspenso por uma decisão do Banco Central. Na época foi exigida uma fase de avaliação (e muita gente comenta inclusive a coincidência da suspensão com o lançamento do método de pagamentos por Pix). Em maio de 2021, o sistema voltou a ser liberado.
Para utilizar o WhatsApp Pay, você precisará acessar as configurações do app, preencher um rápido cadastro e escolher o banco de sua preferência (dentre as instituições parceiras) para processar cada transação financeira. Mostraremos como fazer isso logo mais!
Para utilizar o WhatsApp Pagamentos, é preciso ter mais de 18 anos e um CPF (Cadastro de Pessoa Física). Além disso, é necessário utilizar um cartão de débito (ou múltiplo com função débito ativada). Outro ponto importante é que apenas pessoas físicas podem se cadastrar.
A expectativa do Facebook é de, futuramente, liberar as transações por cartão de crédito e também o cadastro de estabelecimentos que utilizam o WhatsApp Business, permitindo compras pela plataforma.
Para se cadastrar no WhatsApp Pagamentos, você precisará ter uma conta (e cartão) em uma das Instituições financeiras listadas abaixo:
Agora que você já sabe as regras e requerimentos do serviço, chegou a hora de cadastrar os seus dados. Caso você já tenha uma conta em um banco parceiro, todo o processo de cadastro do meio de pagamento (e recebimento) pode ser feito diretamente pelo aplicativo do WhatsApp para smartphones Android e iOS.
Veja o passo a passo a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=Q0GBzzRJf50
Passo 01: Abra o WhatsApp no seu Smartphone.
Passo 02: Na tela principal, com todas as conversas, dê um toque no ícone dos três pontos, no topo da interface.
Passo 03: Escolha “Pagamentos”.
Passo 04: Você verá um aviso sobre o funcionamento da plataforma Facebook Pay. Selecione o botão “Continuar”.
Passo 05: Leia atentamente os avisos e selecione a caixa de seleção, confirmando que você concorda com os termos da plataforma.
Passo 06: Crie seu código PIN usando o teclado virtual. Ele precisa ter seis dígitos.
Passo 07: Insira novamente o código para confirmar a operação.
Passo 08: Para usar sua impressão digital, toque em “Usar impressão digital”. Se preferir digitar o PIN manualmente a cada transação, você pode pular essa etapa
Depois de criar o seu PIN, o WhatsApp pedirá os seus dados e os dados do seu cartão de débito. Preencha os campos mostrados na tela, incluindo nome, CPF, número do cartão, a data de validade e o CVV (Código de segurança de 3 dígitos disponível no verso do cartão).
O Facebook fará uma confirmação no seu cartão. Você pode optar por receber o código de confirmação via SMS, via e-mail ou por meio de um código no aplicativo do banco cadastrado. Escolha a opção que achar mais simples.
Para finalizar seu cadastro, insira o código recebido na etapa anterior. Tudo pronto, agora você já pode fazer pagamentos e receber dinheiro via WhatsApp!
Você pode seguir as mesmas etapas que listamos acima iniciando a transferência a partir de uma janela de contato.
Como vimos, a liberação do WhatsApp Pay está sendo realizada aos poucos no Brasil. Caso abra o app e não encontre a opção de Pagamentos que mostramos, a primeira coisa que você deve fazer é acessar a loja oficial de apps da Google (Play Store) ou da Apple (App Store) e procurar por atualizações.
Se mesmo assim a opção não aparecer no menu do aplicativo, há duas alternativas possíveis. A primeira é aguardar até que a ferramenta apareça na sua conta.
A segunda alternativa é solicitar que qualquer contato que já utiliza o WhatsApp Pay envie dinheiro para você. Aqui vale qualquer valor, desde que respeitado o mínimo de R$ 1,00. Depois de recebida a quantia, basta tocar na opção “Aceitar pagamento” e iniciar a configuração, conforme os passos acima.
Com o seu cadastro realizado, fica bem fácil enviar dinheiro pelo WhatsApp. Basta abrir a conversa com o contato para o qual você deseja fazer a transferência e anexar o pagamento, quase como se estivesse mandando uma foto.
Veja o passo a passo:
Passo 01: Abra o aplicativo do WhatsApp no seu smartphone Android ou iOS.
Passo 02: Selecione a janela de conversa do contato para quem você pretende mandar o pagamento.
Passo 03: Na parte de baixo da tela, próximo ao campo de digitar a mensagem, escolha a opção dos Anexos (com o símbolo de um clipe de papel).
Passo 04: Selecione a opção “Pagamento” destacada por um ícone verde.
Passo 05: Digite o valor a ser enviado com o teclado numérico virtual.
Passo 06 (Opcional): Digite uma mensagem para acompanhar o envio do pagamento. Essa é uma ótima opção para quando você não avisou a pessoa sobre o pagamento, para que ela não seja pega de surpresa.
Passo 07: Dê um toque na seta verde para confirmar o envio do pagamento.
Antes de confirmar, uma boa sugestão é verificar a opção selecionada no topo da tela, afinal, por aqui você pode tanto enviar o pagamento quanto gerar uma cobrança digital.
É importante destacar também que só pessoas cadastradas podem receber efetivamente o dinheiro. Pessoas não cadastradas terão que completar toda a configuração para poder completar a transação.
Até o momento, não é permitido fazer transações financeiras via WhatsApp Web ou WhatsApp para computador.
Se você seguiu as etapas de cadastro que listamos anteriormente, sua conta no WhatsApp Pagamentos já estará pronta para receber dinheiro. Basta acessar a conversa com o contato que está enviando um pagamento para você e dar um toque na opção “Aceitar Pagamento”.
Fique atento ao fato de que os pagamentos precisam ser aceitos em no máximo 2 dias. Após o prazo, eles serão retornados ao remetente.
Caso precise gerar uma cobrança, basta seguir as etapas listadas no tópico de envio de pagamentos, trocando a opção de “Pagar” para “Cobrar” no topo da tela.
Quando uma transação financeira é realizada com sucesso, o status dela muda na janela da conversa. No caso de um pagamento, você verá a mensagem “Efetuado”. Segundo o Facebook, de acordo com o progresso da transação, você também poderá visualizar outros termos, tais como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Não efetuado” e “Expirado”.
Caso o status esteja exibindo a mensagem de “Efetuado”, mas o dinheiro não tenha aparecido ainda na sua conta, pode ser sinal de um problema com o banco. Nesses casos, o Facebook recomenda procurar auxílio da instituição financeira.
Uma opção ainda melhor para verificar as transações é voltar à tela inicial do WhatsApp, acessar o Menu de opções e depois selecionar a guia de “Pagamentos”, exatamente como fizemos na hora do cadastro. Aqui você verá o histórico completo das suas transações, bem como quais são os cartões registrados atualmente.
Novamente, vale o aviso de que as transações só podem ser realizadas no smartphone. A interface Web e o aplicativo de computador não são compatíveis com a tecnologia utilizada.
O WhatsApp e o Facebook não cobram nenhuma taxa pelo envio ou recebimento de dinheiro entre pessoas físicas. Os pagamentos são processados usando cartões pré-pagos, cartões de débito ou múltiplo com a função de débito ativada, segundo a empresa.
Contudo, nos avisos sobre o sistema, o Facebook destaca que os usuários estão sujeitos a cobranças específicas do banco (como cheque-especial, caso não haja saldo para cobrir a operação) e também à cobrança das operadoras telefônicas pelo uso de dados móveis, caso o plano não cubra essa parte.
Perceba que nenhum dos casos se refere a alguma taxa do serviço, já que por enquanto elas não existem.
Atualmente, o WhatsApp Pay permite realizar um número máximo de 20 transações por dia. O limite é de até R$ 1.000 por transação e de R$ 5.000 por mês. Depois de atingir o limite, o app avisará você para tentar em outro momento.
O Facebook e o WhatsApp destacam ainda que os bancos podem impor limites mais restritivos, a depender de questões como saldo e políticas da conta. Caso alguma transação seja recusada havendo limite no sistema de pagamentos, a recomendação é contatar o gerente da sua conta no banco para ver o que pode ter acontecido.
O Facebook afirma que as transações realizadas com o WhatsApp Pay são protegidas por criptografia, utilizada em todas as etapas da comunicação entre celular e os servidores da empresa. Isso garante a privacidade dos dados e das operações realizadas.
Além disso, o WhatsApp também utiliza várias camadas de proteção em nível de armazenamento, com diferentes softwares e hardwares responsáveis pela segurança do sistema.
Outro detalhe é que cada transação requer a autenticação com o uso do código PIN de segurança ou da verificação por biometria, algo que impede que outras pessoas utilizem a sua conta, mesmo no caso de se apoderarem do seu smartphone.
Apesar de todas essas ferramentas visando a segurança, é sempre importante lembrar que nenhum sistema é imune aos golpes. Portanto, muito cuidado com qualquer contato desconhecido (ou aparentemente conhecido, mas que esteja utilizando um número de telefone suspeito).
Lembre-se de que nenhuma empresa pode gerar cobranças por WhatsApp e que o serviço é destinado apenas a transações entre familiares, amigos e pessoas físicas de um modo geral. Se alguém aparecer enviando uma cobrança por algo que você desconhece, recuse imediatamente a solicitação!
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Boa diversão com o novo recurso do WhatsApp. Use com responsabilidade!
Fontes: Tecnoblog, Facebook, WhatsApp