Positivo do seu jeito

Dicas

Como funciona o alistamento militar online?

3 de junho de 2020

por: MKT Positivo

Todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 devem obrigatoriamente realizar o processo de alistamento militar. A novidade é que este ano, em razão da pandemia de coronavírus, as inscrições só poderão ser realizadas pela internet – e não mais nas juntas militares.

Por essa ser a primeira vez que o processo seletivo para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica ocorre exclusivamente online, muitas dúvidas têm surgido. Neste artigo, explicamos o passo a passo de como se alistar e quais são os documentos necessários que devem ser cadastrados na plataforma.

Alistamento militar online: como funciona?

O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino quando completam 18 anos. Em 2020, o alistamento será feito exclusivamente online, no site oficial do Exército Brasileiro. O prazo limite é o dia 30 de junho.

Quem deixar passar a data de inscrição terá que pagar uma multa. Além disso, enquanto não regularizar a situação junto ao serviço militar, o jovem não poderá tirar passaporte e nem se matricular em instituições de ensino (sejam elas públicas ou privadas), além de não poder se inscrever em concursos públicos.

Passo 1. Acesse o site oficial do Exército Brasileiro.

Passo 2. Clique na opção “Quero me alistar”.

como funciona o alistamento militar online

Passo 3. Na página seguinte serão exibidas cinco opções. Escolha aquela que corresponde ao seu perfil. Para a maioria dos usuários, a opção “Alistamento Militar” é a mais adequada. Porém, há outras alternativas, tais como:

  • – Arrimo – para jovens que são os únicos responsáveis pelo sustento da família.
  • – Exterior – jovens brasileiros que moram no exterior e não possuem CPF.
  • – Nome social – jovens que optam por utilizar um nome social.
  • – Problema de saúde – jovens portadores de necessidades especiais físicas e aparentes.

Passo 4. Na sequência, preencha um breve formulário com número do CPF, data de nascimento e nome da mãe. Clique em “Login”.

Passo 5. Após a confirmação das informações pelo sistema, um novo formulário é liberado. É nesse momento que o candidato efetivamente preencherá todos os dados pessoais.

Passo 6. Antes de finalizar o alistamento, anote o número de Registro de Alistamento (RA). É por meio dele que você acompanhará a situação do seu processo.

Passo 7. Para acompanhar o processo de alistamento militar, acesse o site oficial do Exército Brasileiro.

Passo 8. Clique na opção “Já me alistei” e informe o número do CPF ou da RA.

Todas as informações relacionadas aos procedimentos seguintes, como necessidade de apresentação pessoalmente em uma das unidades militares, serão informadas diretamente ao candidato.

Alguns alistados podem receber a mensagem “dispensado”, o que significa que poderão concluir todo o processo online. Já os que receberem a informação de que foram “convocados” devem seguir o procedimento que será definido no segundo semestre de 2020.

…..

Se por um acaso você perder o prazo de alistamento, a orientação é para que compareça pessoalmente à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência para regularizar a situação.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.