Instagram: como configurar respostas automáticas em contas comerciais

Quem gerencia uma conta comercial no Instagram sabe que é preciso reservar um tempo do dia para responder às perguntas dos usuários. Quanto maior é a interação, maior é o número de dúvidas – e muitas vezes a mesma pergunta precisa ser respondida várias vezes ao dia.

Infelizmente, a rede social não conta com uma ferramenta nativa que permita aos usuários responder automaticamente. Entretanto, existem algumas alternativas que podem simplificar a sua vida, como o uso do FAQ ou de aplicativos de terceiros.

Como configurar perguntas e respostas frequentes

A única opção nativa que o Instagram oferece é a de configurar perguntas e respostas frequentes (FAQ). Esse recurso está disponível apenas nas contas de criadores de conteúdo ou empresas. Portanto, antes de tentar ativá-lo, certifique-se de que o perfil em questão atende a esse pré-requisito.
Vale ressaltar ainda que o FAQ do Instagram tem um limite de 4 perguntas e respostas, sendo que cada uma delas não pode ter mais do que 80 caracteres. Portanto, reserve esse espaço para aquelas respostas breves, como números de telefone, endereços comerciais ou de e-mail ou ainda links para páginas com mais informações.
Veja como configurar um FAQ:
Passo 1. Acesse o seu perfil no Instagram e toque no ícone de “Configurações”.

Passo 2. Selecione a opção “Criador de conteúdo” ou “Empresa”, de acordo com o perfil em questão.

Passo 3. Selecione a opção “Perguntas frequentes”.

Passo 4. Ative a opção “Mostrar perguntas” e, em seguida, toque em “Adicionar pergunta”.

Passo 5. Configure a mensagem que aparecerá quando uma conversa for iniciada com o perfil.
Utilizando aplicativos para automatizar respostas
O FAQ não é a solução definitiva, mas é o que existe de mais próximo para resolver esse problema. Porém, se não é exatamente isso que você está procurando, a solução então é recorrer a aplicativos e serviços de terceiros. A má notícia é que a maioria deles são pagos.
Portanto, antes de adquirir um plano premium, vale a pena testar cada um deles e entender se, de fato, o valor investido justifica o tempo ganho. Conheça aqui algumas sugestões:

Ingramer


O Ingramer é um serviço online que oferece diversas ferramentas de gerenciamento de conteúdo no Instagram. Ele permite que você configure não apenas respostas automáticas, mas também chatbots capazes de sustentar conversas e direcioná-las de forma mais efetiva para respostas personalizadas.
Conheça o site Ingramer

DM Pro


Já o DM Pro faz um trabalho similar na automatização de respostas no Instagram, mas não traz recursos extras além disso. Ele permite a configuração de respostas automáticas para novos seguidores e até mesmo o envio de e-mails para perfil com essa informação pública.
Conheça o site DM Pro

Auto Responder

Por fim, o app Auto Responder é mais uma alternativa para enviar respostas automáticas no Instagram. Ele se destaca pela interface simples de configuração, que mais se parece com a de um questionário. Crie regras ilimitadas e tenha um bot eficiente nas respostas automáticas para agilizar o atendimento no seu negócio.
Conheça o app Auto Responder para Android

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.