Quem gerencia uma conta comercial no Instagram sabe que é preciso reservar um tempo do dia para responder às perguntas dos usuários. Quanto maior é a interação, maior é o número de dúvidas – e muitas vezes a mesma pergunta precisa ser respondida várias vezes ao dia.
Infelizmente, a rede social não conta com uma ferramenta nativa que permita aos usuários responder automaticamente. Entretanto, existem algumas alternativas que podem simplificar a sua vida, como o uso do FAQ ou de aplicativos de terceiros.
A única opção nativa que o Instagram oferece é a de configurar perguntas e respostas frequentes (FAQ). Esse recurso está disponível apenas nas contas de criadores de conteúdo ou empresas. Portanto, antes de tentar ativá-lo, certifique-se de que o perfil em questão atende a esse pré-requisito.
Vale ressaltar ainda que o FAQ do Instagram tem um limite de 4 perguntas e respostas, sendo que cada uma delas não pode ter mais do que 80 caracteres. Portanto, reserve esse espaço para aquelas respostas breves, como números de telefone, endereços comerciais ou de e-mail ou ainda links para páginas com mais informações.
Veja como configurar um FAQ:
Passo 1. Acesse o seu perfil no Instagram e toque no ícone de “Configurações”.
Passo 2. Selecione a opção “Criador de conteúdo” ou “Empresa”, de acordo com o perfil em questão.
Passo 3. Selecione a opção “Perguntas frequentes”.
Passo 4. Ative a opção “Mostrar perguntas” e, em seguida, toque em “Adicionar pergunta”.
Passo 5. Configure a mensagem que aparecerá quando uma conversa for iniciada com o perfil.
Utilizando aplicativos para automatizar respostas
O FAQ não é a solução definitiva, mas é o que existe de mais próximo para resolver esse problema. Porém, se não é exatamente isso que você está procurando, a solução então é recorrer a aplicativos e serviços de terceiros. A má notícia é que a maioria deles são pagos.
Portanto, antes de adquirir um plano premium, vale a pena testar cada um deles e entender se, de fato, o valor investido justifica o tempo ganho. Conheça aqui algumas sugestões:
O Ingramer é um serviço online que oferece diversas ferramentas de gerenciamento de conteúdo no Instagram. Ele permite que você configure não apenas respostas automáticas, mas também chatbots capazes de sustentar conversas e direcioná-las de forma mais efetiva para respostas personalizadas.
Conheça o site Ingramer
Já o DM Pro faz um trabalho similar na automatização de respostas no Instagram, mas não traz recursos extras além disso. Ele permite a configuração de respostas automáticas para novos seguidores e até mesmo o envio de e-mails para perfil com essa informação pública.
Conheça o site DM Pro
Por fim, o app Auto Responder é mais uma alternativa para enviar respostas automáticas no Instagram. Ele se destaca pela interface simples de configuração, que mais se parece com a de um questionário. Crie regras ilimitadas e tenha um bot eficiente nas respostas automáticas para agilizar o atendimento no seu negócio.
Conheça o app Auto Responder para Android