6 dicas para encontrar as melhores vagas de emprego no LinkedIn

6 dicas para encontrar as melhores vagas de emprego no LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma onde usuários podem expor suas atividades laborais para se conectar com outros profissionais. A rede também pode ser utilizada para encontrar vagas de emprego. Gostou da ideia de se promover e buscar recolocação profissional na internet? Vem com a gente para conhecer a nossa lista de 6 dicas para encontrar vagas no LinkedIn.

Muitos usuários desconhecem a importância que o LinkedIn possui para que usuários consigam novas vagas de emprego. A plataforma, que é famosa por oferecer um ambiente para conectar contatos profissionais, também conta com uma pesquisa por vagas oferecidas por empresas que atuam na rede.

Os usuários podem usar ferramentas avançadas na busca por vagas para conseguir se destacar na hora de encontrar uma oportunidade no LinkedIn. A grande maioria de usuários da plataforma ainda não entenderam como usar os truques para refinar as buscas, como combinar resultados e exibir diferentes posições de trabalho.

A seguir, vamos apresentar dicas importantes que devem ser seguidas ao usar o LinkedIn como ferramenta de recolocação profissional. Não se esqueça. Antes de usar as nossas dicas, tenha em mente que o seu perfil na plataforma deve ser muito bem organizado e trazer toda a sua experiência profissional. Sem isso as empresas podem não se interessar por você. 

1. Siga todas as empresas nas quais você sonha em trabalhar

A grande maioria das empresas que você admira mantém perfis ativos no LinkedIn. Em geral, essas empresas elaboram um relacionamento com profissionais dentro da plataforma, seja criando informativos, textos sobre seus serviços, dicas sobre temas relacionados a sua atividade e apresentando vagas em aberto.

Os posts com vagas são compartilhados com informações que ajudam os candidatos a entender o que é necessário para o trabalho. Além disso, eles trazem links para que a candidatura seja realizada em um ambiente fora do LinkedIn, o que facilita muito a busca dos usuários.

Para acompanhar as vagas de uma empresa, acesse o perfil dela e clique em “Seguir”. As vagas em aberto aparecerão em seu feed de usuário. Seguir o perfil também pode ajudar a entender os conceitos da empresa e, dessa maneira, se preparar para eventuais entrevistas com recrutadores.

2. Saber usar a busca avançada pode ser o seu diferencial

A busca avançada da plataforma é uma ferramenta essencial para pessoas que desejam encontrar as melhores vagas do LinkedIn. O mecanismo funciona como qualquer outro sistema de busca. Sendo assim, é possível usar alguns truques para que os resultados sejam mais adequados para o termo utilizado. Para que esse procedimento seja mais efetivo, preparamos uma lista de comandos na ferramenta de buscas.

  • Or: Use o termo OR (com letras maiúsculas) antes da palavra que deseja utilizar na sua busca. Esse termo fará com que você encontre cargos diferentes na sua área de interesse. Uma busca que pode servir como exemplo é “Jornalismo OR Comunicação Social”. Essa busca apresentará tanto anúncios que usam o termo jornalismo quanto Comunicação Social.
  • NOT: Use o termo NOT para excluir resultados de sua pesquisa. Você pode, por exemplo, usar uma busca como “Engenheiro NOT Trainne”. Dessa maneira, serão apresentadas apenas as vagas relacionadas à engenharia.
  • AND: Use o termo AND para visualizar resultados que contem com todos os itens listados. Se você pesquisar por “Jornalista AND Redator And Editor Chefe” para ver vagas relacionadas a todas essas atividades especificadas.
  • Aspas: O uso de aspas é indicado para buscar por termos específicos e também para detalhar uma vaga específica. Você pode realizar buscas como “Analista de sistemas” ou “Redator em tempo integral”.
  • Parênteses: Os parênteses são uma forma de combinar os termos e criar uma pesquisa refinada usando termos pesquisados anteriormente. Você pode buscar por “Marketing AND Comunicação (gerente OR Diretor). Isso fará com que a busca apresente vagas de Marketing e Comunicação em cargo de gerência ou direção.

3. Filtro para busca vagas em trabalho remoto

O trabalho remoto ganhou grande destaque após as políticas de distanciamento social para combater o avanço da COVID-19. A ampliação na modalidade de trabalho traz oportunidades para que pessoas em outros estados, ou até mesmo na mesma cidade, possam ocupar vagas trabalhando de casa.

A busca por esse tipo de oportunidade é realizada clicando na página “Vagas” e usando as dicas de buscas que já apresentamos. Use a ferramenta de filtro de pesquisas para otimizar os resultados. Em “Pesquisar localidade”, selecione a opção “Trabalho Remoto”.

4. Encontre as vagas recém publicadas 

Quem não buscou por algo em que selecionou um filtro como “Mais recentes primeiro”. O LinkedIn também oferece esse recurso na busca para que usuários possam encontrar as vagas mais recentes em diferentes empresas que usam a plataforma. Essa dica pode ajudar pessoas que desejam ser uma dos primeiros candidatos a se apresentarem em uma vaga de emprego.

Para usar o recurso, inicie uma busca normal por empregos e, no menu “Tags”, use o filtro chamado “Publicações”. Nesse momento, o LinkedIn passará a mostrar as vagas que foram publicadas recentemente.

5. Use os alertas de vagas

Já pensou em ser avisado quando uma vaga de emprego para o seu perfil for publicada? O LinkedIn oferece um sistema para que os usuários não deixem escapar uma candidatura importante. Baseado nas preferências do usuário, a plataforma pode enviar alertas que indicam vagas de emprego que combinam com o perfil de cada profissional com uma conta na plataforma.

A rede permite ativar o alerta diário de oportunidades ou alertas semanais. O usuário também pode definir se deseja receber essas informações por e-mail, notificações no aplicativo para Android e iPhone ou por ambas as opções.

6. Deixe claro em seu perfil que você procura por uma vaga de emprego

A foto de perfil nas redes sociais é a primeira impressão de como você é pessoalmente. Pensando nisso, o LinkedIn oferece aos usuários a possibilidade de adicionar um adesivo no avatar para indicar que o usuário está em busca de um emprego. A função é ótima para que qualquer pessoa possa saber do seu objetivo, mesmo quando você é encontrado em um simples comentário de um conteúdo.

O sticker “Open to Work” pode ser fixado em sobreposição a sua foto de perfil. Para ativá-lo, acesse seu perfil e clique para editar a opção “Buscando emprego”. Nesse momento, use a opção para compartilhar a informação. Dessa maneira, seus contatos e possíveis recrutadores saberão que você está em busca de oportunidades profissionais.

Gostou das dicas? Então continue navegando no portal Positivo do Seu Jeito para conhecer nossos tutoriais, análises de softwares e notícias sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de pesquisas para encontrar artigos que possam solucionar as suas dúvidas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigos rindo ao assistir filmes de comédia na Netflix.

Filmes de comédia em alta para assistir na Netflix

Logo do Google Fotos.

Google Fotos: novo recurso agrupa imagens semelhantes

Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Robô segurando uma lâmpada.

Google Chrome: nova atualização adiciona recursos de IA generativa

Mulher sorrindo e acenando ao fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp.

WhatsApp: como compartilhar a tela em chamadas de vídeo

Garota surpresa colocando o dedo indicador sobre sua têmpora enquanto lê algo no celular.

Descubra como encontrar a “lixeira” do WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.