Positivo do seu jeito

Dicas

Menos Mosquito: como ajudar no combate à dengue pelo celular

11 de dezembro de 2020

por: MKT Positivo

Embora todas as atenções do país estejam voltadas para a pandemia de coronavírus, esse não é o único problema de saúde que estamos enfrentando. Dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde apontam que até setembro de 2020 haviam sido registrados 928 mil casos de dengue no Brasil.

Estados do Acre, Bahia, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal destacam-se por apresentarem incidências acima da média do restante do Brasil, deixando as autoridades e profissionais da Saúde em estado de atenção.

A melhor forma de reduzir os casos e ajudar na prevenção da dengue é eliminando os criadouros do inseto. Eliminar focos de água parada, aplicar larvicidas ou até mesmo tomar a vacina contra a dengue são algumas das possibilidades de redução dos casos.

Menos Mosquito: seu celular no combate à dengue

Pensando em orientar a população, o Governo Federal criou um aplicativo chamado Menos Mosquito. Ele está disponível gratuitamente na Play Store e traz diversos recursos para auxiliá-lo no combate a essa epidemia.

Como usar o aplicativo Menos Mosquito

Logo na tela inicial o app traz diversas informações relevantes sobre o combate ao mosquito da dengue. O primeiro passo para reduzir os riscos é identificar os locais considerados possíveis criadouros do mosquito. Algumas formas de evitar focos de água parada incluem:

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;

– Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

– Eliminar copos plásticos, tampas e cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Outro recurso presente no app e de bastante utilidade é o de validação de agentes de saúde. Em diversas cidades, agentes de saúde contratados pela prefeitura do munícipio ou pelo Governo Federal visitam residências inspecionando quintais para verificar se não há focos que propiciem o desenvolvimento dos mosquitos.

Infelizmente, pessoas mal-intencionadas aplicam golpes, se passando por agentes de saúde para entrarem de maneira indevida em residências. O app permite validar o código do agente de saúde, informando se ele de fato foi contratado para isso ou não.

Por fim, você pode utilizá-lo como uma espécie de guia para fazer inspeções na sua região, registrando o local e a data que um ambiente foi averiguado. As informações coletadas pelo aplicativo servem também pata alimentar os bancos de dados do Ministério da Saúde, que utiliza essas informações para tomar medidas no combate à dengue.

Como fazer a inspeção usando o app Menos Mosquito

Passo 1. Depois de baixar e instalar o aplicativo, abra-o e escolha “Inspeções” na tela inicial.

Passo 2. Toque no círculo roxo, no canto inferior direito da tela.

Passo 3. Em seguida, escolha o tipo de ambiente que será inspecionado: as opções são “Trabalho”, “Casa” e “Rural”.

Passo 4. Independentemente da sua escolha, preencha os dados de cadastro solicitados.

Passo 5. Uma lista de tarefas surgirá na tela. Cumpra todas elas e vá marcando as opções à medida que concluir o trabalho.

Pronto! Ao final você receberá uma mensagem informando que a inspeção foi concluída e que você está contribuindo para combater a dengue no Brasil.