Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

computador antigo da década de 90

Oldweb: como acessar e ver sites antigos e matar a saudade

Se você possui um pouco mais de idade, talvez tenha começado a usar a internet lá na década de 1990 ou anos 2000. A rede mudou e avançou muito desde aquela época, não é mesmo? Hoje em dia, é muito mais fácil acessar a web, sem falar nos inúmeros recursos que fazem ela ser praticamente essencial no nosso dia a dia.

antigo logo do windows 95

Apesar das melhorias, o passado sempre deixa saudades. Que tal experimentar um pouco de nostalgia e voltar a visitar a internet de antigamente? A boa notícia é que isso é possível, graças ao Oldweb. Este site tem como propósito ser um “museu da web”, mostrando como eram as versões antigas dos principais sites acessados no começo da popularização da internet.

Seja para matar as saudades dessa época ou então para ver como a internet era feita antes mesmo de você nascer, utilizar o Oldweb é algo bem interessante. Confira abaixo como acessar e usar este site.  

Como usar o Oldweb

Um dos principais benefícios do Oldweb, além dele ser totalmente grátis, é que não é preciso instalar um programa ou site para utilizá-lo. Ao entrar em seu site, é possível buscar por URLs e visualizar como eram os designs dessas páginas anos atrás.

Estão disponíveis para visualização diversas páginas desde 1996, ou seja, que foram criadas e lançadas na web há mais de 25 anos. Para visualizá-las, siga os passos abaixo:

Passo 1: acesse o site do Oldweb em um navegador do seu PC. Você pode fazer isso clicando aqui.

Passo 2: no canto esquerdo do site, escolha o browser da época. Isso é necessário pois não é possível acessar algumas páginas antigas devido ao requerimento de plug-ins que eram exigidos, que são incompatíveis com os navegadores atuais. Dessa forma, o Oldweb emula essas versões mais antigas de navegadores para que os conteúdos dessas páginas sejam carregados.

Passo 3: digite a URL desejada no campo específico.

Passo 4: habilite a opção “Browser archives at” e escolha uma data, seguindo o padrão “ano-mês-dia”. Dessa forma, serão exibidos os conteúdos que foram publicados no site que você escolheu neste dia. Caso não haja conteúdos referentes ao dia que você escolheu, o Oldweb mostrará os conteúdos publicados da data mais próxima.

Passo 5: clique em “Reload” e espere o site mostrar esta página antiga da web.

Precisamos ressaltar que somente os sites listados nos repositórios do Internet Archive ou Portuguese Web Archive poderão ser visualizados. Dessa forma, nem todos os sites que existiam na década de 1990 e começo dos anos 2000 estarão presentes no Oldweb. Isso seria praticamente impossível, devido à enorme quantidade de páginas existentes naquela época – algo que é ainda maior nos dias atuais.

Por fim, não se espante caso o Oldweb demore para carregar uma página. Por executar URLs via emuladores, é comum que elas demorem um pouco para serem abertas. Mesmo assim, o site é bem mais rápido do que a internet de antigamente – mesmo que você tenha saudades de certos sites, certamente não tem saudades da velocidade da sua antiga internet discada, correto?

internet discada

Sites que faziam sucesso nos anos 2000

Já que o assunto é sites antigos, resolvemos listar os endereços da web que faziam sucesso no começo dos anos 2000. Se você já era um usuário ávido da internet naquela época, muito provavelmente irá se lembrar de alguns deles.

  • Baixaki.com.br – quem nunca baixou (ou tentou baixar) um aplicativo pelo Baixaki que atire a primeira pedra.
  • Brasil On Line (BOL) – um dos primeiros portais de notícias da internet, que fazia sucesso ao oferecer também um serviço de e-mail para os seus usuários.
  • Terra.com.br – mais um grande portal de notícias atuante desde os anos 2000. Na época, o site inovou a apresentar cores fortes e bem distribuídas e uma boa diagramação, que facilitava a busca por matérias específicas.
  • iG.com.br – o iG ficou famoso não somente pelo seu portal de notícias, mas também pelas suas propagandas criativas que eram mostradas em comerciais na TV.
  • Fulano.com.br – portal que não era voltado para notícias, mas sim entretenimento. Oferecia diversas opções de chats, jogos e conteúdos de entretenimento e relacionamento.
  • Humortadela – antes mesmo da criação dos memes, o Humortadela já publicava imagens e vídeos engraçados, sendo um dos sites de entretenimento mais acessados de seu tempo.
mulher usando computador antigo

Por falar em site, você sabia que existe um portal que possui centenas de conteúdos incríveis sobre os mais diversos assuntos, contendo dicas e tutoriais sobre aplicativos, sites, dispositivos eletrônicos e muito mais, além de abordar as principais novidades e tendências do mundo da tecnologia? Estamos falando do nosso blog! Clique aqui e aproveite!

Fonte(s):

Mundo Conectado e TecMundo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter