Positivo do seu jeito

Dicas

PC com sistema Shell EFI: aprenda a instalar o Windows 10

7 de novembro de 2019

por: MKT Positivo

Repare na etiqueta do seu notebook: é possível que na lista de especificações técnicas esteja escrito que ele é do tipo Shell EFI no que diz respeito ao sistema operacional.

Essa indicação significa que o SO teve modificações por parte do fabricante e permite ao usuário acesso a alguns comandos básicos na hora de ligar o equipamento. Essa característica tem seus pontos positivos e negativos.

O principal aspecto positivo é o fato de ela proporcionar mais liberdade para o usuário. Por exemplo, ele poderá optar pela instalação de outro sistema operacional – ou de outra versão, o que inclui a transferência de licenças. Por outro lado, o processo de instalação pode requerer alguns procedimentos diferenciados.

Nesse artigo, vamos aprender como instalar o Windows 10 em PCs com Shell EFI.

como-instalar-windows-10-computador-shell-efi
®GIPHY

Primeiro passo: configure a BIOS

Antes de começar, é preciso se certificar de que o Windows 10 será “lido” a partir de uma mídia removível, como um HD externo ou um pen drive. Para isso, será preciso checar algumas configurações da BIOS da máquina.

Passo 01: Ligue o PC e pressione continuamente a tecla que será indicada na tela – na maioria das vezes é “Del”.

Passo 02: Já na BIOS, busque as opções relacionadas às sequências de Boot.

pc-sistema-shell-aprenda-instalar-windows-10

Passo 03: Em “Boot Option Priorities” ou “Boot Sequence”, escolha as opções relacionadas ao disco removível a partir do qual o SO será instalado.

Passo 04: Salve as configurações e pressione F10 para sair da BIOS.

Instalando o Windows a partir de um pendrive USB

Se você optar por instalar o Windows 10 a partir de um pen drive, então estará escolhendo uma das alternativas mais rápidas. Se tiver um dispositivo com interface 3.0 prefira-o, pois são mais rápidos.

Lembre-se que a é necessário que o pen drive tenha no mínimo 8 GB livres. Você precisará também de uma máquina com Windows ativo para criar um instalador USB.

Criando um dispositivo de instalação

Passo 01: Em um PC com Windows, acesse este link do site da Microsoft.

Passo 02: Em seguida, clique em “Baixar a ferramenta agora.

pc-sistema-shell-aprenda-instalar-windows-10

Passo 03: Aguarde o download e dê um duplo clique sobre o arquivo baixado para executá-lo.

Passo 04: Aceite os termos de uso e escolha a opção “Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador”.

Passo 05: Na tela seguinte, marque “Usar as opções recomendadas para este computador”. Se achar necessário, é possível modificar o idioma.

Passo 06: Depois, escolha “Unidade flash USB”.

Passo 07: Plugue o pen drive na máquina, atualize a lista de unidades disponíveis e selecione aquela correspondente a ele. Importante: todos os dados armazenados no pen drive serão apagados.

Iniciando uma máquina a partir de um pen drive

Passo 01: Volte para a máquina na qual você pretende instalar o Windows 10 e conecte o pen drive a ela.

Passo 02: Se você fez tudo certo na configuração da BIOS, o sistema buscará o pen drive para inicialização. Pressione qualquer tecla para iniciar a instalação do Windows.

Passo 03: Confirme o idioma e insira a sua chave do Windows. Se preferir, é possível inseri-la mais tarde.

Passo 04: Escolha a opção personalizada para a instalação e confirme em qual disco rígido o SO será instalado.

Passo 05: Siga o passo a passo de instalação na tela e aguarde o final do processo.

Passo 06: Você chegará à tela de configuração inicial do sistema. Nela é possível escolher o padrão do teclado, o país, o fuso horário e o idioma.

Passo 07: Em seguida, escolha entre as configurações expressas do sistema (recomendado) ou a opção para editar manualmente certos itens.

Passo 08: Por fim, baixe as atualizações disponíveis e conecte-se ao sistema operacional a partir de uma conta Microsoft. Você pode usar uma conta já existente ou criar uma nova.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.