Positivo do seu jeito

Dicas

YouTube: como usar o novo recurso Adicionar à Fila

21 de dezembro de 2019

por: MKT Positivo

Quem gosta de curtir música no YouTube certamente já se pegou querendo fazer pesquisas das próximas canções antes mesmo da atual terminar. A partir de agora há como colocar vídeos em fila para assistir no YouTube.

O funcionamento da nova ferramenta é bastante simples. Ela vem sendo testada desde agosto desse ano, mas agora foi liberada para todos os usuários. Nesse artigo vamos aprender como tirar proveito desse recurso, que permite a criação de playlists temporárias.

youtube-novo-recurso-adicionar-a-fila
®GIPHY

Como personalizar os próximos conteúdos

Para ter acesso a esse novo recurso é muito simples. Você não precisa sair do vídeo a que está assistindo para pensar em quais serão os próximos conteúdos a serem exibidos. Faça o seguinte:

Passo 01: Abra um vídeo qualquer no YouTube e comece a assisti-lo.

Passo 02: Passe o cursor do mouse sobre o vídeos recomendados, listados na lateral direita.

youtube-novo-recurso-adicionar-a-fila

Passo 03: Note que ao fazer isso são exibidos dois botões: o botão de baixo chama-se “Adicionar à fila”.

youtube-novo-recurso-adicionar-a-fila

Passo 04: Ao clicar sobre ele o conteúdo é listado na parte de cima da tela como uma lista de reprodução. Você pode adicionar quantos vídeos quiser na fila. Eles serão reproduzidos na sequência, logo que o vídeo atual acabar.

youtube-novo-recurso-adicionar-a-fila

Esse recurso já não existia?

Como já mencionamos, o recurso “Adicionar à Fila” vem sendo testado desde o mês de agosto. Portanto, é possível que você já o tenha visto em algum momento. A novidade é que a partir de agora ele foi incorporado definitivamente à plataforma.

É importante ainda que você não confunda essa opção com a ferramenta “Assistir mais Tarde”. Nesse segundo caso, os vídeos são salvos em uma playlist que não é executada automaticamente. É preciso acessá-la e dar play nos vídeos que serão exibidos.

Já no caso do novo recurso, trata-se de uma playlist temporária, cuja execução é automaticamente imediatamente após o vídeo atual ser concluído. Caso não exista nenhum vídeo selecionado nessa lista, então o vídeo seguinte seguirá a ordem aleatória da reprodução automática do YouTube.

Pequenas mudanças na última atualização

O recurso “Adicionar à Fila” é apenas mais um entre as mudanças que foram aplicadas ao YouTube no mês de novembro. Houve mudanças no visual da plataforma, o que inclui miniaturas maiores, títulos de vídeo mais longos e ícones de canal para que os usuários reconheçam com mais facilidade os seus criadores de conteúdo preferidos.

Além disso, a partir de agora é possível remover sugestões de canais que você não gosta. Para isso, basta tocar no botão de menu (os três pontinhos ao lado do vídeo) e escolher a opção “Não recomendar o canal”.

Por fim, a equipe de desenvolvedores do YouTube informou ainda que em breve será possível selecionar temas para personalizar sua página inicial e os vídeos em “Próximo”. Essa novidade, porém, ainda não tem data oficial para ser aplicada à plataforma.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.