Notou que o seu celular está sem sinal justo na hora que você precisa fazer uma ligação? Você pode realizar essa chamada via Wi-Fi, desde que seu aparelho e operadora ofereça esse serviço, é claro.
Batizado de Wi-Fi Calling, o recurso permite que você faça ligações mesmo estando em áreas sem cobertura móvel, usando os dados da sua conexão sem fio para isso. Podendo ser usado inclusive para ligações internacionais, o serviço é ótimo para aqueles que viajam com frequência ou passam muito tempo em lugares onde o sinal da operadora fica fraco ou fora do ar.
Ficou interessado? Então siga com a gente para descobrir como usar o Wi-Fi Calling no seu smartphone Android ou iOS.
Até o momento, esse serviço é oferecido por três operadoras no Brasil: Claro, Vivo e Porto Seguro Conecta. Enquanto a Claro disponibiliza ele somente para os seus clientes pós-pagos, as demais companhias o oferecem para todos os seus clientes.
Porém, mesmo que a sua conta do celular seja de uma dessas empresas, é preciso se atentar se o seu aparelho possui suporte ao serviço. Em tese, celulares mais antigos não serão capazes de realizar chamadas via Wi-Fi. Mas, se você possui um Samsung Galaxy S7 ou mais recente ou então um iPhone 5c ou mais recente, fique tranquilo que o Wi-Fi Calling estará à sua disposição quando você precisar.
A ativação do Wi-Fi Calling é bem simples, mas para realizá-la, certifique-se que o seu smartphone está atualizado com a versão mais recente do seu sistema operacional.
Passo 1: acesse as configurações do seu aparelho.
Passo 2: selecione a opção “Conexões” e em seguida toque em “Chamada Wi-Fi”.
Passo 3: deixe o recurso ativado.
Passo 4: para se certificar que o Wi-Fi Calling está sendo usado, basta ver se um ícone de ligações Wi-Fi é exibido próximo ao indicador de conexão na barra de status. Caso sua operadora seja a Vivo, será exibido um ícone escrito “Vivo TU Go”.
Passo 1: vá até o “Ajustes” do seu iPhone e selecione o ícone “Telefone”.
Passo 2: toque em “Ligações Wi-Fi” e ative a opção “Ligações Wi-Fi neste iPhone”.
Passo 3: toque em “Ativar” novamente.
Passo 4: clientes Claro terão o ícone da operadora mudado para “Claro Wifi”, enquanto clientes Vivo irão notar que o ícone da operadora alterou para “Vivo TU Go”.
Em tese, as operadoras não cobram a mais para que seus clientes usem o Wi-Fi Calling. Porém, é preciso se atentar a alguns custos. Se o seu plano não possui ligações ilimitadas ou tenha limite de minutos para outras operadoras, as ligações feitas por Wi-Fi serão descontadas assim como as realizadas de forma tradicional.
Porém, se você estiver viajando, pode ficar tranquilo que não serão feitas cobranças de roaming, inclusive para ligações internacionais. Caso seu celular ou operadora não ofereça este serviço, uma alternativa é recorrer ao uso do WhatsApp, que também oferece ligações via Wi-Fi. Outro modo é enviar mensagens por meio de aplicativos em redes sociais para avisar que você está sem sinal.
Nesse sentido, o nosso blog pode lhe ajudar. Temos dezenas de matérias contendo informações, dicas e tutoriais incríveis que podem melhorar a sua experiência de uso com o seu celular e os apps que você mais utiliza. Clique aqui e confira agora mesmo!
Fonte(s):