Quais foram os filmes mais assistidos na Netflix em 2020? O ano que passou foi marcado pela pandemia de coronavírus e, passando mais tempo em casa, muitos de nós nos dedicamos a assistir mais conteúdo.
Como um panorama geral, a Netflix divulgou uma lista com conteúdos mais populares e também deu alguns indícios de como o público brasileiro se comportou. Por exemplo, títulos de países como Turquia e Coreia do Sul cresceram por aqui. Os reality shows, formato cada vez mais presente no catálogo de streaming, também tiveram maior audiência.
Segundo a Netflix, a audiência desse formato praticamente duplicou no país em relação a 2019. Isso pode ser explicado por dois fatores: o primeiro deles é o aumento desse tipo de conteúdo no catálogo da plataforma. Já o segundo é o mais natural: interesse genuíno do público brasileiro pelo gênero. Os mais populares foram os seguintes:
Há pouco mais de um ano a Netflix decidiu incluir com maior frequência conteúdos de anime no seu catálogo – e parece que a aposta deu certo. Os conteúdos estão sempre entre os mais acessados no país, ampliando o público de um gênero que muitas vezes fica restrito a serviços de nicho, como o Crunchyroll. Os mais populares foram os seguintes:
Os brasileiros buscaram por mais “filmes tristes” em 2020, especialmente depois que a pandemia começou. Produções como “O Milagre da Cela 7” e “Se Algo Acontecer… Te Amo” ocuparam as primeiras posições por muitos dias. Os mais populares foram os seguintes:
Por fim, em se tratando de séries, a Netflix não deu muitos detalhes sobre o produto que pode ser considerado o carro-chefe da plataforma. Porém, a produção que teve mais sucesso por aqui foi a mexicana “Desejo Sombrio”, que permaneceu no top 10 Brasil por nada menos do que 51 dias. “O Último Guardião”, produção da Turquia, também fez bastante sucesso por aqui.
A Netflix não tem tradição de divulgar números de audiência dos seus produtos ou a quantidade de assinantes que possui. Porém, pesquisas dirigidas a investidores da Bolsa de Valores conduzidas pela Bernstein Research apontam que o serviço já tem mais de 17 milhões de assinantes no país, o suficiente para colocá-lo à frente da soma de todas as TVs por assinatura.
O Brasil é considerado o segundo maior mercado do mundo para a Netflix, atrás apenas dos Estados Unidos. Em dezembro de 2019, o serviço divulgou dados sobre a distribuição geográfica dos seus então 158 milhões de assinantes. Eram 67,1 milhões entre EUA e Canadá, 47,3 milhões entre Europa, Oriente Médio e África, 29,3 milhões na América Latina e 14,4 milhões na Ásia.