Positivo do seu jeito

Estilo de Vida

Você sabia? Selfies podem fazer o seu nariz parecer até 30% maior

16 de Abril de 2018

por: MKT Positivo

Você já reparou que as selfies podem fazer o seu nariz parecer maior do que ele realmente é? Pesquisadores das universidades de Rutgers e Stanford, nos Estados Unidos, publicaram um artigo no periódico JAMA Facial Plastic Surgery em que indicam que essa percepção não está errada.

Segundo o estudo, o nariz pode parecer até 30% maior em uma foto tirada a 30 centímetros de distância se comparada com uma foto tirada a pouco mais de 1,5 metro. Trata-se de uma ilusão de câmera, um efeito de distorção que ocorre quando a foto é capturada muito próxima ao objeto fotografado.

®GIPHY

Uma preocupação recorrente

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a preocupação com a aparência aumentou depois que as selfies se tornaram populares. Uma pesquisa realizada pela American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery apontou que 55% das cirurgias plásticas são realizadas por pacientes que querem parecer melhor nas selfies. Esse número representa um acréscimo de 13% em relação ao mesmo período em 2016.

®JAMA FACIAL PLASTIC SURGERY

Essa constatação levou pesquisadores da Universidade de Princeton a buscarem ferramentas que pudessem resolver o problema da distorção do tamanho do nariz nas selfies. O resultado disso é um serviço online – que pode ser acessado nesse link – que promete alterar a distância e a posição do foco da câmera e o objeto em questão após a foto ter sido tirada.

Embora o resultado não seja perfeito, ele levanta a tese de que as fabricantes de câmeras e de smartphones precisam se debruçar sobre esse problema para criar uma solução que se mostre mais eficiente nas câmeras frontais.

Algumas dicas para tirar selfies melhores

Antes de tudo, tenha em mente que uma selfie não é apenas uma foto do seu rosto. Ela é uma foto que você tirou de si mesmo e, por conta disso, você deve considerar outros elementos da imagem, como o fundo. O enquadramento, portanto, fica mais interessante quando você não está tão próximo da câmera – afaste os seus braços o máximo que puder. Usar as duas mãos ajuda bastante que você tenha mais firmeza e consiga manter o aparelho a uma distância maior.

É importante ainda que você tenha consciência de qual é o seu melhor ângulo nas fotos. Todos nós temos um lado do rosto que parece mais fotogênico. Por isso, é preciso tirar várias fotos de si mesmo para descobrir de que maneira você parece mais interessante nas imagens.

Por fim, outra boa dica é observar as nuances de luz. Fotografia é, acima de tudo luz. Assim, ter a luz contra você ajuda a tornar a pele mais brilhante e realçar os detalhes do seu rosto. Evite a todo custo tirar fotos quando você estiver de costas para a luz – essa condição vai fazer com que as imagens fiquem muito ruins.

Fonte(s): JAMA Network

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.