celular com Android recebendo atualização

Android 14: 22 novidades que você precisa saber

O Android 14, a nova geração do sistema operacional do Google que chegará no segundo semestre de 2023, está repleto de novidades que prometem melhorar a experiência do usuário. 

Robô do Android com propulsores de foguete

De melhorias na segurança e economia de bateria até recursos inéditos, aqui estão as vinte e duas principais novidades que você precisa saber!

1. Tradução Simultânea

Uma das novidades mais interessantes é a opção de tradução simultânea usando todas as telas do smartphone.

Tradução Simultânea estará presente no Android 14

Isso permitirá que você fale no seu idioma numa parte da tela e a pessoa leia a tradução em outro display no celular de forma rápida.

2. Animações da Interface

O Android 14 trouxe uma nova animação para indicar quando estamos fazendo o movimento de ‘Voltar’ através da navegação por gestos. 

Animações da Interface  estarão presentes no Android 14
Reprodução: Google.

Além disso, o sistema operacional parece estar mais rápido e fluido, com animações mais rápidas.

3. Gerenciamento de apps não usados

O Android 14 criou uma sessão para gerenciar os apps não usados nos últimos tempos. Tal recurso é importante para quem tem um telefone com pouco espaço ou para quem vive testando novos apps e esquece de apagar depois.

Gerenciamento de apps não usados estará presente no Android 14

4. Conectividade adaptável

Através da conectividade adaptável, o Android 14 pode melhorar a conexão e impactar positivamente a bateria. O sistema operacional pode escolher entre usar 4G, 5G ou até mesmo a parte de Wi-Fi (5 GHz ou 2.4 GHz) automaticamente, dependendo do que for melhor para a situação.

5. Economia de Bateria

O sistema operacional agora traz um gráfico de consumo de bateria detalhado por cada aplicativo e jogo instalado. Além disso, agora é possível ativar a economia extrema de bateria, que determina aplicativos essenciais para o funcionamento e congela os demais, economizando bastante energia.

6. Duplicar apps

Embora ainda não disponível no Beta, a Google prometeu a função de duplicar aplicativos no sistema operacional. 

Duplicar apps estará presente no Android 14

Este recurso será útil para quem usa mais de uma conta em um mesmo aplicativo.

7. Sinalizadores de Notificação

Agora é possível usar o Flash LED e a tela como sinalizadores de notificação. O Flash LED pisca quando uma notificação chega, enquanto a notificação com a tela é mais discreta e não incomoda as pessoas ao redor.

Sinalizadores de Notificação estarão presentes no Android 14
Reprodução: 9to5Google.

8. Área de Transferência

A área de transferência do Android 14 recebeu uma atualização. Agora, ao copiar um texto, o símbolo da prancheta aparece de forma discreta no canto sobre o teclado, sem ocupar um espaço desnecessário na tela.

9. Segurança e Privacidade

A Google está focada em melhorar a segurança e a estabilidade do sistema operacional. Agora, é possível verificar a segurança dos apps, da conta, localização do dispositivo e mais nas opções de desbloqueio do celular.

Além disso, o Android 14 proíbe a instalação de aplicativos antigos que nunca são atualizados, fechando brechas antigas que permitiam invasores entrarem no seu celular.

10. Melhor Compatibilidade com Telas Grandes e Dobráveis

O Android 14 promete trazer melhor compatibilidade com telas grandes e dobráveis, permitindo que a interface se adapte automaticamente sem comprometer a experiência do usuário.

11. Suporte para gênero gramatical

No Android 14, os desenvolvedores terão uma ferramenta chamada API Grammatical Inflection à sua disposição. 

Esta API permitirá que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos de maneira mais eficaz para idiomas que usam gênero gramatical, como o português. 

12. Melhor gerenciamento de aplicativos

O Google está planejando introduzir uma nova ferramenta de gerenciamento de desempenho chamada The Android Resource Economy (TARE) no Android 14.

A ferramenta foi criada para otimizar a execução de tarefas em segundo plano, proporcionando uma experiência de usuário mais eficiente e suave. 

13. Conexão por satélite

O Android 14 pode apresentar suporte para conexão por satélite. Esta é uma tentativa do Google de democratizar o acesso à internet em todo o mundo, levando a conectividade para áreas que atualmente não têm acesso à internet, também conhecidas como “zonas mortas”. 

14. Agrupamento de widgets

O Android 14 pode continuar a tendência de modernização dos widgets iniciada no Android 12. Uma das possíveis adições é a funcionalidade de agrupamento de widgets, que permite aos usuários colocar mais de um widget em uma única área e alternar entre eles com gestos.

15. Nova tela de bloqueio

O Android 14 pode apresentar uma tela de bloqueio completamente renovada. Seguindo os padrões e conceitos do Material You, a nova tela de bloqueio pode ser mais moderna, dinâmica e exclusiva. Isso pode proporcionar aos usuários uma experiência mais personalizada e intuitiva ao interagir com seus dispositivos.

16. Previsão do tempo na tela de bloqueio

No Android 14, a funcionalidade “At a Glance” (disponível apenas em dispositivos Pixel) terá um botão para exibir ou ocultar a previsão do tempo

Previsão do tempo na tela de bloqueio estará presente no Android 14
Reprodução: Android Police.

Assim, os usuários terão uma visão rápida do tempo sem ter que desbloquear o dispositivo ou abrir um aplicativo separado.

17. Barra de navegação transparente

O Android 14 apresentará uma opção para forçar a transparência da barra de navegação em qualquer aplicativo, proporcionando uma experiência de usuário mais imersiva, permitindo que o conteúdo do aplicativo ocupe toda a tela.

18. Senha oculta

No Android 14, ao inserir o PIN na tela de bloqueio, os números selecionados agora podem ser ocultados. Em outras palavras, uma camada adicional de segurança, protegendo a senha do usuário de olhares indiscretos.

19. Bandeja de compartilhamento

A bandeja de compartilhamento no Android 14 se tornará mais personalizável, permitindo que os desenvolvedores incluam opções no menu para melhor atender às necessidades de seus aplicativos. 

Bandeja de compartilhamento estará presente na atualização
Reprodução: Google.

Isso pode tornar o compartilhamento de conteúdo entre aplicativos uma experiência mais suave e intuitiva.

20. Fontes maiores

O Android 14 permitirá que os usuários apliquem fontes até 200% maiores do que o tamanho original, melhorando a acessibilidade para usuários com dificuldades de visão e também pode melhorar a experiência do usuário em dispositivos com telas maiores.

Fontes maiores estarão presentes na atualização
Reprodução: Google.

21. Fim dos chips de celular

O Android 14 pode marcar o fim da necessidade de chips físicos (SIM) com números de celular. O sistema operacional pode começar a oferecer suporte ao eSIM, que fornece as mesmas funcionalidades que um chip físico, mas sem a necessidade de um cartão físico. 

Fim dos chips de celular
Reprodução: XDR.

Desta forma, a configuração e a troca de dispositivos mais fáceis para os usuários.

22. Adeus aos apps muito antigos

Como medida de segurança, o Android 14 pode impedir a instalação de aplicativos construídos sobre APIs do Android 5.1 ou mais antigas. Este avanço visa proteger os usuários de possíveis vulnerabilidades de segurança associadas a esses aplicativos antigos.

****

Essas são apenas algumas das novidades que o Android 14 traz. Embora algumas delas ainda estejam em fase Beta, é seguro dizer que a Google está trabalhando para melhorar a experiência do usuário em vários aspectos. Fique atento para mais atualizações e novidades sobre o Android 14 no blog Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.