robô trabalhando em um escritório fazendo alusão ao ChatGPT

Como identificar clones do ChatGPT e proteger seu dispositivo?

A grande maioria dos usuários da internet já sabe que o ChatGPT surgiu como uma poderosa ferramenta, que pode ser utilizada para os mais diversos propósitos. Contudo, hoje viemos alertar sobre os potenciais clones do ChatGPT.

personagem do desenho South Park dizendo "ChatGPT, cara" em inglês

Os clones do ChatGPT geram riscos aos seus usuários e nem todos sabem como se prevenir. Mas, é importante estar cientes dos riscos que estão associados ao uso de clones da plataforma.

Para se aprofundar sobre o tema, confira o conteúdo de hoje!

O que são clones do ChatGPT?

Um clone do ChatGPT nada mais é do que um chatbot parecido com a ferramenta e que foi desenvolvido por outra empresa ou pessoa. Tais clones normalmente são baseados no mesmo modelo de linguagem que o ChatGPT, contudo podem possuir outros recursos e maneiras de uso.

O que faz um clone do ChatGPT?

Esses clones geralmente são usados para ações semelhantes ao ChatGPT, apesar de não serem exatamente iguais. Os clones podem: realizar atendimento ao cliente, fornecer conteúdo criativo e responder diversos tipos de perguntas.

Como identificar um clone do ChatGPT?

Por mais que o ChatGPT seja um dos chatbots mais populares do momento, as técnicas que a IA usa não são exatamente confidenciais ou exclusivas. Portanto, alguns clones da ferramenta já começaram a aparecer e podem, sim, oferecer risco aos seus dispositivos.

Após a liberação da API (Interface de Programação de Aplicações) do ChatGPT, diversos desenvolvedores têm criado versões e aplicando usando o serviço como base. O que já aconteceu com diversos outros sistemas que assim como esse, se popularizaram rapidamente. 

homem dançando e usando uma balaclava enquanto hackeia um computador

No entanto, o pesquisador de segurança digital Alex Kleber revelou casos de vários clones de aplicativos que foram gerados pelo mesmo desenvolvedor. Isso leva usuários a instalar aplicativos falsos, imaginando que estão tendo vantagem com isso, pois a maioria costuma achar que é uma alternativa de algum concorrente da OpenAI.

É importante lembrar aos nossos leitores que é bastante comum que aplicativos clones sejam usados como porta de entrada para malwares. Descubra a seguir quais fatores podem colocar seus aparelhos em risco.

Janelas de bloqueio sem botão de fechar

A maioria dos aplicativos costuma ter uma versão gratuita e outra paga. Porém, há aplicativos que intencionalmente escondem o uso da versão gratuita, não exibindo um botão óbvio para fechar a janela de bloqueio que aparece ao baixar os apps.

Métodos estranhos para obter avaliações

Outro fator de alerta é quando aplicativos pedem ao usuário para avaliar a ferramenta imediatamente após a sua instalação, até mesmo antes de utilizá-lo. Esses aplicativos possuem mais chances de serem clones.

Essa é considerada uma má prática. Vale lembrar também que um grande sinal de que a ferramenta seja um clone, é a solicitação da avaliação do aplicativo sempre que o usuário faz uma pergunta no chat. 

5 estrelas

Aplicativos diferentes, mas criados pelo mesmo desenvolvedor

Há muitos aplicativos clones do ChatGPT que parecem diferentes, mas foram desenvolvidos pela mesma pessoa, inclusive utilizando várias contas diferentes para que seja mais difícil a sua identificação. 

Quais os riscos que um clone do ChatGPT pode oferecer?

Os clones do popular chatbot podem oferecer diversos riscos aos seus usuários, confira os principais abaixo.

  • Dados enganosos: os clones são “treinados” com grandes quantidades de dados de texto, e tais dados não são precisos. Isso leva à geração de textos que também são imprecisos e fraudulentos.
  • Conteúdo prejudicial: os clones do ChatGPT podem ser utilizados de forma abusiva, por exemplo, espalhando fofocas e difamações, o que de fato pode causar um impacto muito negativo na vida dos usuários. Os clones também podem ser utilizados para discurso de ódio, criando um ambiente on-line extremamente tóxico.
  • Abuso e vulnerabilidade: as ferramentas clonadas também são mais vulneráveis a ataques, como ataques de negação de serviço ou ataques de injeção de código, o que pode causar problemas no funcionamento dos clones.

É essencial que o usuário esteja ciente dos riscos apresentados acima antes de utilizar um clone do ChatGPT. Sendo assim, também é importante ter medidas para prevenir esses riscos, e evitar usar os clones é a principal maneira de prevenção.

Confira abaixo algumas dicas para quem quer experimentar os clones do ChatGPT de maneira responsável:

  • Seja crítico com as informações recebidas, afinal nem todas são verdade;
  • Não utilize os clones do ChatGPT para gerar conteúdos que possam ser prejudiciais;
  • Lembre-se sempre dos riscos causados ao usar os clones do chatbot.

Afinal, o que os clones do ChatGPT significam para a Segurança de Dados?

Conforme você viu no conteúdo apresentado, os clones da ferramenta não são a melhor escolha para os usuários, pois eles apresentam um grande risco à segurança de dados.

idoso segurança de um evento com preguiça de revistar as pessoas

Afinal, já sabemos que o ChatGPT pode criar um texto igual ao de um ser humano, ou seja, os clones podem ser utilizados para criar conteúdos falsos, com o intuito de manipular as pessoas. Além disso, os clones podem coletar dados pessoais e sensíveis.

Evite os clones, prefira usar ferramentas que são oficialmente concorrentes do ChatGPT, como é o caso do Bard. Permaneça atento e acompanhe mais dicas sobre segurança digital no blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s): 

TecMundo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
desenho de uma garota com a estética de animes, com um balão saindo de sua boca com a palavra em japonês "kawaii", que em português significa "fofinho"

Confira os melhores animes disponíveis na Netflix

flecha apontando para cima dentro de uma nuvem, indicando o backup em nuvem

Instagram: como fazer o backup para salvar todos os seus posts

duas amigas ouvindo música em uma sessão de Jam do Spotify

Spotify lança recurso que permite ouvir músicas em grupo

tela de um computador exibindo o logo do Windows 11

Windows 11: como verificar se o seu PC é compatível com a nova versão do SO

entregador sorrindo com várias caixas na mão

Comprou online? Veja como rastrear pedidos de transportadoras

garota olhando para cima com o dedo indicador sobre os lábios, pois está com alguma dúvida

Como transferir figurinhas entre o Telegram e o WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.