A maioria dos usuários do Google já sabem que o Google Drive é um dos melhores serviços de armazenamento, independente do formato do arquivo. Mas, o que muita gente não sabe é que é possível usar outras funcionalidades dentro dele.
Confira no conteúdo de hoje ótimos recursos do Google Drive e como essas funções podem melhorar a sua forma de trabalhar! Acompanhe!
O Google está sempre se esforçando para adicionar funções úteis em suas aplicações, mas às vezes nós não as utilizamos.
É o que ocorre com o Google Drive, que oferece diversos recursos que acabam não sendo vistos por usuários comuns. Confira na lista abaixo quais são eles e como funcionam!
Se você é usuário do Google Drive certamente já usou a sua ferramenta de pesquisa, mas você já conhece a pesquisa avançada?
Clicando sobre o ícone a direita dentro da caixa de pesquisa do serviço é possível ampliar a sua busca. Lá você vai conseguir selecionar o tipo do arquivo, filtrar por dono, palavras, nome do item, data modificada e até mesmo o local onde ele se encontra. Dessa forma, fica mais simples encontrar rapidamente o que você está buscando.
Outro recurso pouco conhecido e bastante interessante é o “Desenhos Google”, que permite que os usuários criem desenhos diretamente pelo navegador.
Para acessar essa funcionalidade basta ir em “Novo” ou no botão “Meu Drive”, e navegar até “Mais > Desenhos Google”.
Em seguida você terá acesso a uma aplicação completa de desenho onde poderá usar ferramentas e também colocar imagens para complementar suas criações.
Da mesma maneira que nas outras ferramentas do Google, a imagem ficará salva de forma automática no Drive e você também pode baixá-la em outros formatos no seu computador.
Para fazer isso é só ir até “Arquivo” e depois em “Fazer download” e selecionar o formato desejado para baixar sua imagem (PDF, JPG, PNG ou SVG).
Qualquer programa fica mais ágil quando você utiliza atalhos para acessar de forma mais rápida algumas funções. E como o Google Drive é mais usado no navegador, raramente as pessoas usam os shortcuts e muitas vezes nem conhecem os mais úteis.
O Google Drive nem sempre teve o melhor suporte para atalhos, mas hoje, suporta os mais comuns, como Ctrl + X e Ctrl + V para colá-lo em outro lugar.
E, caso queira ver uma lista com todos os shortcuts da aplicação, é só pressionar o atalho Ctrl + /, e verá a janela com todos os comandos disponíveis.
Apesar do Google Drive ser um serviço de armazenamento em nuvem on-line, também é possível utilizá-lo sem conexão com a internet.
Para fazer isso é necessário habilitar uma opção, vá nas configurações perto da sua imagem de perfil, no canto superior direito da tela e selecione “Configurações”, no dropdown menu.
Feito isso, é só ir até a seção “Off-line” na página de configurações e marcar a caixinha. Em seguida você terá acesso ao Drive mesmo off-line e poderá visualizar e editar seus arquivos.
Por mais que não seja possível acessar de maneira off-line, o Google Drive atua muito bem com arquivos do Word, Excel e do Powerpoint, que serão abertos com o Google Docs, Google Sheets e Google Presentation.
Este processo acontece de maneira automática e é só dar um clique em um desses arquivos que o Drive abrirá com a aplicação correta.
Após fazer isto pela primeira vez, você vai conseguir editar normalmente e o Google Docs, utilizado nesse exemplo, até vai lhe mostrar que é um documento da Microsoft Word. Você também conseguirá exportar e salvar seus próprios arquivos do Google Docs em formato Microsoft Word (.docx). Para fazer isso é só ir até “Arquivo” e “Fazer download”, depois é só decidir o formato.
O Google Drive não é somente um espaço de armazenamento, podemos considerá-lo também um hub central para aumentar sua produtividade. Graças à sua integração com uma vasta gama de ferramentas e aplicativos, você pode transformar a maneira como trabalha, colabora e organiza seus projetos.
Por exemplo, ao integrar o Drive com o Slack, você pode compartilhar facilmente documentos com sua equipe, sem sair da conversa. Com a Salesforce, você pode acessar e gerenciar seus arquivos de vendas diretamente no CRM. Essas integrações simplificam fluxos de trabalho, economizam tempo e mantêm sua equipe sincronizada, independentemente das ferramentas que preferem usar.
A tecnologia de busca e inteligência artificial (IA) do Google foi incorporada ao Drive e leva a organização e a pesquisa de arquivos a um novo nível. Imagine procurar por conteúdo específico dentro de um documento ou apresentação sem ter que abrir arquivo por arquivo.
A IA do Google Drive torna isso possível, aprendendo com seus padrões de uso para sugerir arquivos relevantes antes mesmo de você digitar na busca. Essa capacidade não só acelera o acesso à informação necessária como também ajuda a descobrir conteúdos que você talvez nem lembrasse que tinha, otimizando seu fluxo de trabalho e produtividade.
Além da capacidade de armazenamento e da facilidade de compartilhamento, o Google Drive conta com robustas medidas de segurança. Com proteções integradas contra malware, spam e ransomware, seus arquivos estão mais seguros do que nunca. Vamos conhecer todas as demais:
***
Agora que você já conferiu as nossas dicas, poderá utilizar o Google Drive de maneira mais ampla e eficiente! E para não perder mais dicas como essa, continue navegando pelo blog Positivo do Seu Jeito.