Pagamentos via WhatsApp no Brasil poderão chegar ainda em 2020

Os pagamentos via WhatsApp são uma das novidades que o mensageiro está preparando para os usuários brasileiros em 2020. A confirmação foi feita pelo próprio fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, durante uma apresentação de resultados financeiros.

O CEO da ferramenta destacou ainda que o país será um dos primeiros a ter acesso à novidade. Em 2018, o WhatsApp Pay foi colocado em testes na Índia e por lá a ferramenta foi aprovada e já opera normalmente. O ano de 2019, segundo o executivo, foi dedicado a adaptar a novidade às leis dos mais diversos países, na expectativa que o serviço passe a operar em 2020 em mais lugares.

WhatsApp Pay: o que é e como funciona?

O WhatsApp Pay é uma plataforma integrada ao ecossistema de Facebook Pay, a solução para transações financeiras via Messenger ou no Marketplace. Basicamente, o usuário precisa apenas vincular um número de cartão de crédito para estar apto a fazer pagamentos usando os aplicativos do Facebook ou apps e serviços de terceiros licenciados para isso.

No Brasil, o WhatsApp Pay utilizará uma tecnologia chamada Unified Payment Interface (UPI). Trata-se do mesmo sistema utilizado pelos bancos brasileiros, o que permitirá aos usuários conectar o aplicativo de mensagens diretamente a uma conta bancária. Dessa forma, será possível fazer pagamentos com cartão de crédito e receber dinheiro em conta bancária sem precisar sair do WhatsApp.

O Facebook destaca ainda que nas transações realizadas não armazena dinheiro dos usuários. Isso significa que ao realizar um pagamento ou receber uma quantia qualquer o dinheiro não passa por intermediários, uma vez que a plataforma não fará cobrança de taxas por essas transações.

Libra: a experiência malsucedida

A essa altura, que os pagamentos digitais são o futuro, você já deve ter percebido. Porém, isso não quer dizer que todas as iniciativas serão bem-sucedidas. É o caso da criptomoeda Libra, lançada pelo próprio Facebook em 2018. Apoiadores como PayPal, Stripe, eBay, Visa e Mastercard, que inicialmente estavam no projeto, saíram fazendo com o que próprio Facebook abandonasse a ideia.

Aparentemente, no caso do WhatsApp Pay, trata-se de uma tecnologia completamente diferente e, por essa razão, empresas como Mastercard e Visa mantiveram o apoio à iniciativa. “Estou realmente animado com isso e espero que a função comece a ser lançada em vários países e que tenhamos progresso nessa área nos próximos seis meses”, disse Zuckerberg.

Sem detalhes específicos sobre o WhatsApp Pay no Brasil

A intenção dos executivos do Facebook é que o WhatsApp Pay inicie a sua fase de testes no Brasil em 2020, mais precisamente no primeiro semestre do ano. Porém, a empresa prefere não se comprometer por enquanto com uma data oficial de lançamento da novidade.

Até o presente momento não se sabe ainda também quais bancos serão parceiros dessa iniciativa nos primeiros meses, pois negociações ainda estão em andamento, mas a expectativa é que os bancos com maior número de correntistas sejam contemplados.

Fique ligado no site Meu Positivo que, assim que tivermos novas atualizações sobre o WhatsApp Pay no Brasil, informaremos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Homem segurando uma lupa sobre o rosto representando a busca por imagem na Shopee, Shein e Ali Express.

Como fazer busca por imagem na Shopee, Shein e AliExpress

Mulher dirigindo feliz enquanto o Android Auto lê suas mensagens e notificações.

Android Auto com IA: novo recurso vai resumir mensagens enquanto você dirige

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.