Você sabe tudo sobre o WhatsApp? Embora a maioria dos brasileiros passe muito tempo utilizando o mensageiro, ainda assim existem recursos desconhecidos do WhatsApp que muitos desconhecem.
É o caso dos recursos de formatação de texto e desbloqueio por impressão digital, este último ainda em fase beta nos smartphones Android. Abaixo, listamos cinco desses recursos que provavelmente você não conhece, mas que podem ser úteis no dia a dia.
Incorporado recentemente ao mensageiro, a ideia do desbloqueio do WhatsApp por impressão digital é a de proporcionar mais segurança para os usuários. É possível determinar o tempo de ativação do bloqueio – se imediato, após sair do app, ou em até 30 minutos.
Para ativá-lo, vá em “Configurações”, “Conta” e “Privacidade”. Lá, escolha “Bloqueio por impressão digital”. Se esse recurso não estiver disponível, atualize o seu mensageiro para se certificar que a versão mais recente está instalada.
Quando se trata de enviar imagens em alta qualidade, o WhatsApp não era uma boa ideia, pois por padrão há compressão que reduz a qualidade. Porém, é possível contornar esse problema “enganando” o mensageiro.
Vá em “Compartilhar” e selecione a opção “Documentos” em vez de “Fotos”. Simples assim. Quando uma imagem é enviada como documento ela não passa pelo processo de compressão.
Aqueles que gostam de adicionar ou serem adicionados por muitas pessoas no WhatsApp podem contar com o recurso de link personalizado. Em vez de outros usuários precisarem digitar o seu número de telefone para falarem com você, tudo que eles precisam fazer é clicar em um link.
Criar um link personalizado é bastante simples: basta copiar a URL oficial do WhatsApp e inserir o número de telefone com código do país e DDD no final. O modelo é o seguinte: https://api.whatsapp.com/send?phone=
Se você é um usuário assíduo do WhatsApp já deve ter percebido que a quantidade de imagens que acabam indo parar na galeria é enorme. Com tanta coisa por lá, memes e suas recordações acabam virando uma grande confusão, mas há como evitar isso.
Abra as “Configurações” e acesse a opção “Conversas”. Depois, desative a opção “Visibilidade de mídia”. Isso fará com que as imagens baixadas não apareçam na galeria do celular. Para voltar a salvá-las normalmente, basta ativar o recurso outra vez.
Para fazer esse truque é preciso “enganar” o mensageiro. Adicione à sua agenda telefônica um novo contato com o seu próprio número de celular. Depois, abra o WhatsApp e selecione a conversa com o áudio que você deseja ouvir sem que o remetente saiba.
Em seguida, mantenha o dedo pressionado por alguns instantes sobre a mensagem. Será aberto um menu de contexto com quatro opções. Selecione o ícone “Encaminhar” representado pela seta apontada para a direita e direcione a mensagem para o novo contato criado – você mesmo.
Agora, basta ouvir a mensagem recebida normalmente neste novo contato. Como se trata de uma outra conversa, na conversa original o remetente não receberá uma confirmação de leitura.