Você sabia que o ruído de equipamentos no ambiente corporativo pode interferir tanto no trabalho que existem regulamentações e normas específicas sobre o assunto?
Um exemplo disso é a norma ISO 9296. Neste post, vamos explicar o que ela diz, quais são as consequências de não prestar atenção nesse certificado, como medir e, por fim, o que você pode fazer para minimizar o problema na sua empresa. Confira!
O que é a norma ISO 9296?
A ISO 9296, com última atualização em 2017, é uma norma da organização internacional de padrões voltada para a declaração de emissão de ruídos em equipamentos de tecnologia da informação e telecomunicações.
Nesse caso, as empresas fabricantes de hardware submetem os seus produtos a uma avaliação seguindo os parâmetros definidos em outro padrão, a ISO 7779. É feita a medição do barulho produzido e o resultado é analisado para a aplicação ou não do selo de qualidade.
Existe alguma lei que regula o limite de ruído acústico no trabalho?
Além de se preocupar com os níveis de ruído recomendados pela ISO 9296, entender as normas trabalhistas brasileiras ajuda o gestor de TI a reconfigurar a sua estrutura e buscar resultados mais satisfatórios para o seu ambiente de trabalho.
A NR-15 determina alguns limites de tolerância baseados no tempo de exposição ao ruído. Esses limites são seguros à saúde sem prejudicar usuários ou a própria produtividade da empresa.
No caso de barulhos contínuos ou intermitentes, a regra mais comum é: 85dB para jornadas de 8 horas. Esse limite pode ser maior quando o tempo de exposição é menor, mas manter os níveis abaixo desse valor é o ideal como meta para a TI.
Quais podem ser as consequências do excesso de ruído para o ambiente de trabalho?
Quando pensamos em ruídos altos, contínuos e prolongados, imediatamente pensamos nas consequências para a audição dos trabalhadores. Mas existem alguns outros pontos que também devem ser levados em conta na hora de aplicar a ISO 9296. Veja a seguir quais são eles.
Questões de saúde
Surdez parcial é o problema de saúde mais comum associado à exposição constante a barulhos muito altos. Mas há outras questões que colocam em risco a sua equipe e os seus colegas de trabalho.
Um ambiente ruidoso causa sintomas físicos, como dores de cabeça crônicas e dores musculares gerais devido ao tensionamento provocado pelo estresse.
E esse mesmo estresse pode partir de condições psicológicas (principalmente ansiedade e fadiga mental) para riscos mais graves, como problemas de pressão, abuso de medicamentos e maus hábitos alimentares associados ao desconforto.
Comprometimento da comunicação
Além dos riscos para a saúde dos funcionários, pouca gente pensa que ruídos muito altos podem ser também um problema para a empresa. Por exemplo: é mais difícil se comunicar em um ambiente barulhento. A sinergia da equipe é comprometida e isso cria uma brecha para erros, falhas e retrabalhos.
Diminuição da produtividade
Principalmente na questão produtiva do problema, todas as consequências que levantamos sobre a saúde dos colaboradores, aliadas à dificuldade em se comunicarem, resultam em uma empresa menos produtiva.
Quem está dentro de um escritório que ignora os limites definidos pela ISO 9296 apresenta dificuldades de raciocinar por longos períodos de tempo e precisa de pausas maiores e mais frequentes durante o turno de trabalho para aliviar os sintomas.
Quando isso acontece com 10, 20, 50 funcionários, é quase impossível manter a eficiência necessária para ser competitivo no cenário de mercado atual.
Como pode ser feita a medição de ruídos no ambiente?
Antes de citarmos as dicas para evitar barulho excessivo dentro do ambiente de trabalho, é interessante descobrir como essa medição pode ser feita.
Muitas vezes, a empresa contrata um negócio especializado para medir e aferir níveis de ruído em períodos de mudança, transição de espaços e investimento em novos equipamentos — uma das dicas que daremos mais abaixo.
Mas, com um investimento bem pequeno, você e seus próprios colaboradores podem fazer esse acompanhamento. Os decibelímetros regulamentados são aparelhos portáteis que fazem a medição do som ambiente e apontam áreas ou situações em que o valor está passando do recomendado.
O ideal para garantir uma boa conferência é ter metodologia: medir em horários e em pontos específicos dentro do escritório que se alinhem com a utilização do espaço pelas pessoas.
Se você quiser ainda mais controle, pode apostar no dosímetro, um dispositivo com a mesma função do decibelímetro, mas que fica acoplado à roupa de colaboradores. Assim, é exibido um relatório preciso sobre os ruídos aos quais aquela pessoa está exposta durante todo o seu expediente.
Como diminuir os ruídos dentro do escritório?
Então, é hora de resolver esse problema! Você pode começar usando aparelhos especializados para a medição de ruídos acústicos. Se o valor está mais alto do que o recomendado, você pode tentar as dicas a seguir para minimizar o barulho.
Explique melhor a importância de se adequar à ISO 9296
Queremos começar este tópico reforçando o que falamos mais acima: a importância de regular os níveis de ruído dentro da empresa. Principalmente, entender que essa é uma questão não só de normas, mas também de saúde, produtividade e bem-estar dos colaboradores.
Só com essa visão você vai convencer outros diretores e até os outros departamentos de que é hora de planejar e executar ações nesse sentido. Você ganha a atenção e a colaboração de todos, o que facilita muito o seu trabalho.
Peça a colaboração de toda a empresa
Quando falamos da ISO em si, não existe muito espaço para interpretação ou subjetividade. Você tem que atingir um valor de decibéis e pronto. Ou está dentro da norma ou não.
Mas essa certificação pode servir também como um parâmetro para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho. É hora de aproveitar a execução do plano para entender melhor as necessidades de determinados departamentos.
Por isso, busque a opinião de outros funcionários sobre o que incomoda o seu trabalho e o que poderia ser feito para diminuir ruídos.
Às vezes, mesmo um valor dentro do permitido pode ser incômodo em tarefas mais delicadas ou que exigem mais foco do profissional. Essa conversa vai ajudar a identificar o melhor curso de ação para cada ambiente dentro do escritório.
Distribua melhor os equipamentos
Reforçados os pontos anteriores, podemos ir para as dicas práticas, começando por organização de espaço.
Muitas vezes, a empresa conta com equipamentos que, sozinhos, não são tão ruidosos. No entanto, a disposição deles dentro de um ambiente pode potencializar esse barulho.
Tente distribuir melhor o hardware da empresa em cômodos e salas separadas. Evitar o seguinte cenário, muito comum em departamentos de TI: ter todos os equipamentos juntos em uma sala pequena que geram não só muito barulho, como luminosidade e calor.
Isole equipamentos potencialmente ruidosos
Alguns hardwares são barulhentos, mesmo com todas as preocupações com normas regulamentadoras, independentemente de modelo, idade ou estado das peças — esse é o caso de servidores e data centers.
Portanto, se a empresa necessita ter muitos desses, é bom planejar junto à diretoria um espaço exclusivo para eles: uma sala separada com algum isolamento acústico.
Com um cronograma bem estruturado de uso desses equipamentos, você pode ter um ambiente ruidoso que precise ser acessado apenas por curtos períodos de tempo.
Uma dica interessante, alternativa a essa, é investir em cloud computing. Quanto mais o gestor de TI consegue eliminar de infraestrutura física, menos precisa se preocupar com ruídos no escritório — sem contar o ganho de performance para o próprio negócio.
Crie um programa de manutenção periódica
Mesmo que um hardware seja silencioso na hora da compra, isso não significa que ele será assim para sempre. Um dos grandes motivos para o aumento de ruído acústico em escritórios é a falta de manutenção periódica dessas máquinas.
Por esse motivo, crie um calendário que simplifique o conserto e a limpeza, em uma escala alternada. Sem gastar muito tempo de uma vez, você impede que equipamentos se tornem mais ruidosos e ainda aumenta a vida útil deles.
Crie uma metodologia de medição
Já chegamos a citar isso por alto, mas podemos detalhar melhor o que isso significa. Ter uma metodologia de medição significa incluir na rotina da TI os processos e as ferramentas que vão permitir a aferição de números em períodos predeterminados e ter cursos de ação definidos para lidar com esses resultados.
Isso é principalmente importante porque, muitas vezes, o nível de ruído varia dependendo do uso de equipamentos, de situações corriqueiras ou até do horário dentro do expediente.
Por exemplo, em dias de picos de demanda no fim de um projeto ou em uma data especial, os computadores são mais exigidos e, por causa disso, vão fazer mais barulho. Se todos estiverem sendo forçados ao mesmo tempo, isso pode ultrapassar o limite desejado.
O ideal, portanto, é ter o aparelho de medição na empresa e definir dias, horários e locais para acompanhar esses ruídos. É assim que você garante um local de trabalho tranquilo e produtivo.
E se não dá para diminuir o nível de ruído no ambiente de trabalho?
Se você e sua equipe trabalharem com as dicas anteriores em mente, não vai ter muita dificuldade para reduzir os ruídos de ambiente na empresa. Entretanto, infelizmente existem casos em que isso não é possível.
Demos inclusive o exemplo dos servidores. Mesmo que estejam em um ambiente isolado, alguns funcionários (geralmente da equipe de TI) vão inevitavelmente passar boa parte do dia lá dentro. O que fazer então?
Os EPIs, ou Equipamentos de Proteção Individual, são itens capazes de proteger o trabalhador em situações específicas. No assunto deste texto, o mais relevante é o protetor auricular.
Esse EPI é a solução para quando os níveis de ruído passam do permitido sem afetar a saúde do funcionário. Eles bloqueiam a passagem de som e, assim, protegem as partes sensíveis do ouvido interno.
Os protetores podem ser feitos de silicone, espuma ou polímero. A escolha do modelo ideal deve ser feita de acordo com o uso, o tempo de exposição e a intensidade do barulho.
A importância do treinamento e da comunicação
Mas é interessante notar também que comprar EPIs não vai necessariamente garantir o bem-estar dos funcionários. É preciso treiná-los sobre o uso adequado dos equipamentos e investir na comunicação constante — para que eles também entendam a importância de prezar pela própria saúde.
Ou seja, uma boa execução de ações que visam a atender à ISO 9296 é um planejamento que começa na TI, mas que precisa se espalhar por todos os departamentos.
É hora de você mesmo se tornar esse condutor de mudança. Cada vez mais, a TI precisa assumir esse papel central e responsável pela empresa. Isso vale tanto para aumentar a competitividade do negócio como para melhorar o ambiente para as pessoas.
Que tal investir em equipamentos certificados em ISO 9296?
Deixamos para discutir por último a dica mais óbvia, porque ela é também a mais eficiente: quando for fazer a sua próxima atualização de hardware para a TI, invista em produtos que tenham o selo ISO 9296.
Esse é o começo da sua estratégia de mudança, coisa que citamos bastante ao longo de todo o artigo. A aquisição de novos equipamentos (principalmente hardware) vai proporcionar um ganho imediato em redução de ruídos ambientais, além de nortear novas configurações de espaço, novos usos, a necessidade de EPIs etc.
É por isso que dizemos que essa certificação não existe à toa. Ela é uma forma de facilitar o controle de qualidade na fabricação e dar tranquilidade ao cliente na hora da compra.
Se ela é uma boa referência de ambiente saudável de trabalho para os escritórios, a norma é um regulamentador rígido para os fornecedores, visto que exige garantias da fabricante sobre o ruído emitido e sua evolução ao longo da vida útil do aparelho.
Ou seja, buscar esse selo não é só uma garantia de menos ruídos na empresa, mas também é a certeza de que aquele fornecedor se preocupa com a eficiência e o bem-estar de profissionais em todas as áreas.
Afinal, conhecer a ISO 9296 e buscar reduzir os níveis de ruído acústico no ambiente de trabalho é se importar com a saúde de colegas de trabalho e com a produtividade da empresa como um todo. Planeje agora mesmo a sua avaliação, entenda os maiores vilões na sua infraestrutura e comece a corrigir cada um desses problemas.
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