A tecnologia de voz tem evoluído gradativamente ao longo do tempo e ainda tem um futuro promissor pela frente. As empresas poderão tirar grande proveito desse recurso tecnológico para interagir de forma mais ágil e objetiva com os seus clientes, colaboradores e parceiros de negócios.
A hiperconectividade dos dias atuais está sendo cada vez mais facilitada pelos assistentes virtuais, que recebem e executam os nossos comandos de voz a partir dos aplicativos instalados em smartphones, desktops e tablets.
Quer conhecer as tendências da tecnologia de voz e entender as suas implicações no dia a dia das interações entre empresas e seus clientes? Então, siga em frente na leitura e conheça o que vem por aí.
O que é a tecnologia de voz?
A tecnologia de voz surgiu com a criação do telefone por Alexander Graham Bell. Essa tecnologia consistia na transmissão de som por meio de impulsos elétricos nas vias telefônicas. Ao longo dos séculos, essa tecnologia foi sendo sofisticada.
Com o surgimento do telefone sem fio, a voz era transmitida por radiofrequência. Já com os smartphones, ela passou a ser transmitida por ondas eletromagnéticas.
Mas as práticas de convergência tecnológica estão aproximando cada vez mais a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a tecnologia de voz. A tendência é que os softwares e aplicativos utilizados no mundo corporativo e no dia a dia dos cidadãos comuns passem a fazer o reconhecimento de voz para agilizar o seu uso e a sua operação.
Qual é a importância da tecnologia de voz?
A missão da tecnologia de voz sempre foi a de facilitar as comunicações humanas, rompendo as barreiras de distâncias geográficas.
Agora, ela também vem sendo usada para facilitar a interação do ser humano com as máquinas, os equipamentos e softwares de uso diário, bastando que um comando de voz seja dado a um assistente virtual.
Dessa forma, é possível ligar e desligar televisores, fornos e outros eletrodomésticos, por exemplo, sem ter que acionar botões, selecionar ícones ou digitar.
Esse movimento começou pelo uso doméstico dessa tecnologia e agora está despontando fortemente como uma tendência para as atividades empresariais, com o surgimento da indústria 4.0.
Quais são os principais usos da tecnologia de voz?
A seguir, vamos conhecer as principais implicações do uso da tecnologia de voz nas empresas e o porquê de serem tão essenciais.
Pagamento por comando de voz
A principal tendência que vamos abordar é o pagamento por comando de voz. Os aplicativos apropriados para esse tipo de transação estão entre os mais desejados pelos consumidores.
Seja rápido em desenvolver estratégias para incorporar essa forma de pagamento ao processo de vendas da sua empresa e conquiste mais clientes.
Telefonia digital
A telefonia digital, também denominada Voz sobre IP (VOIP), é uma tecnologia de voz que possibilita converter a voz humana em pacotes de dados que são transmitidos via internet ao seu destino, no qual são novamente revertidos à voz.
A telefonia digital pode ser originada de um telefone comum com um adaptador ou telefone IP, computador ou smartphone. O custo da ligação é muito mais barato do que na telefonia tradicional.
Robôs mais inteligentes
Os robôs virtuais e os físicos poderão ser ativados por comando de voz. Aproveite essa possibilidade para melhorar a interação do seu público com a sua marca. Disponibilize chatbots ativados por voz no website e nas redes sociais da sua organização.
Acesso por tecnologia de voz
Os mecanismos de busca e os aplicativos para celulares já estão sendo acessados por comando de voz. Ficou muito mais fácil para as pessoas encontrarem conteúdos relevantes e produtos com ofertas irresistíveis, apenas falando qual é o desejo delas.
No final de 2018, a Google lançou o aplicativo “Voice Access”, que permite ao usuário de smartphone navegar pelos aplicativos disponíveis no aparelho e configurá-los como desejar. Também é possível editar textos, apertar botões, abrir telas e abas nos navegadores e conectar-se ao Google Assistente, a partir da tecnologia de voz.
Isso impacta diretamente a forma de estruturação do SEO (Otimização de Mecanismos de Busca) em sites e mídias sociais. Fique atento para adequar as mídias virtuais da sua empresa a essa nova realidade.
Controle de objetos
A Internet das Coisas (IoT) está permitindo o comando remoto de objetos como câmeras, eletrodomésticos, relógios, sistemas de segurança de imóveis, veículos etc. Tudo isso pode ser controlado hoje em dia por intermédio de aplicativos em smartphones, tablets e computadores de mesa.
Essa tecnologia está permitindo aos governos tornarem as cidades inteligentes e desenvolverem políticas públicas mais alinhadas à realidade local. E o cidadão também está usando a IoT em imóveis residenciais e ambientes empresariais.
Em breve, os aplicativos de IoT serão integrados à tecnologia de voz para ganhar mais praticidade de uso e se tornarem mais intuitivos e amigáveis.
Anúncios interativos
Os consumidores poderão interagir por voz com outdoors, letreiros eletrônicos e displays de mercadorias para conseguir informações mais detalhadas sobre produtos e serviços anunciados.
As agências de publicidade e propaganda e os anunciantes precisam se preparar para a transformação digital, que está cada dia mais abrangente.
Reconhecimento de voz
Os bancos foram os pioneiros no uso das URAs (Unidades de Resposta Audível). Essa tecnologia de reconhecimento de voz permitiu aos clientes dos bancos realizarem uma série de transações bancárias por comando de voz usando o telefone.
A tendência, agora, é tornar o comando de voz parte integrante dos sistemas de Home Banking. Super prático, não é mesmo?
Seguindo essa tendência, as operadoras de telefonia e TV a cabo também aderiram às URAs para agilizar o processo de atendimento ao cliente. Espera-se, ainda, que as URAs sejam aplicadas a todos os tipos de negócio em um futuro próximo.
Voice Analytics
Já existe no mercado um sistema de análise de voz (Voice Analytics) que permite analisar o comportamento dos clientes em suas interações com os assistentes virtuais da Google, Samsung, Amazon, Apple, Microsoft, entre outros.
Quer facilitar a vida do departamento de marketing da sua empresa? Inclua a análise de voz na pauta das ações para captar e fidelizar clientes. Assim, a taxa de conversão das campanhas e das mídias eletrônicas da sua empresa será otimizada.
Percebeu como a tecnologia de voz está sendo agregada a uma série de equipamentos, softwares e atividades do dia a dia?
Ela vai facilitar bastante o atendimento das empresas e reduzir os custos operacionais, contribuindo para a melhoria dos produtos e serviços corporativos e para o fortalecimento das marcas que buscarem a melhoria da experiência do cliente com esse recurso.
Gostou de conhecer as implicações da tecnologia de voz no cotidiano das empresas? Então, que tal saber mais detalhes sobre os principais protagonistas dessa tendência? Leia agora o nosso post sobre os assistentes virtuais.