windows-11-build-22509

Windows 11: todas as novidades da build 22509

A Microsoft anunciou em dezembro do ano passado a disponibilidade da build 22509 para o Windows 11. A atualização foi lançada primeiramente para os participantes do Programa Windows Insider, canal de testes da companhia, e promete correções de alguns bugs, melhorias e novidades para o sistema operacional da empresa.

Pensando nisso, criamos este artigo para te deixar antenado sobre as mudanças inseridas nesta build e se vale a pena fazer o update no seu computador que já conta com o mais novo SO da Microsoft.

O que é uma build do Windows?

Build é um termo usado no mercado de desenvolvimento de softwares para identificar uma versão compilada de um programa. A Microsoft usa esse termo para se referir às atualizações de segurança liberadas para seus sistemas operacionais.

No caso do Windows 11, a build 22509 promete trazer essas melhorias de performance e correção tanto de erros como de brechas de segurança. No entanto, vale destacar que ela não é definida como uma nova versão do SO.

Novidades da build 22509

Menu Iniciar 

Um dos principais destaques do Windows 11 foi a mudança do menu Iniciar do sistema, que agora passa a ficar centralizado. Apesar de dar um visual mais moderno e minimalista para o sistema, alguns usuários não gostaram muito do novo layout.

Não por acaso, a build 22509 tem entre suas principais novidades o teste de um novo recurso em relação a este menu. Ao clicar com o botão direito do mouse nele, o usuário pode abrir a janela de configurações do sistema, que inclui agora dois novos itens: more pins (mais pinos) e more recommendations (mais recomendações).

Enquanto o primeiro permite que o usuário crie atalhos de aplicativos no menu Iniciar, o segundo serve para o próprio sistema operacional dar recomendações com base nas ações e preferências do usuário. Dessa forma, aqueles que não gostaram do novo layout do menu Iniciar agora podem experimentar duas novas versões do mesmo, escolhendo a opção que mais agrada.

Barra de tarefas 

Uma nova versão da barra de tarefas pode agradar os usuários que utilizam mais de uma tela em seu computador. A build 22509 promete oferecer um melhor suporte para um monitor secundário, que permite que o relógio e a data marcada pelo sistema fiquem visíveis em ambas as telas.

Porém, esse recurso está disponível apenas para um grupo de testadores, podendo não aparecer para alguns usuários que aderirem a nova build.

Mecanismo de notificações

Costuma receber muitas notificações enquanto utiliza o seu computador? Isso acaba com a nova atualização. A build 22509 disponibiliza apenas três notificações consideradas de alta prioridade e somente uma notificação padrão. Porém, apenas alguns usuários terão esse novo recurso disponível.

Microsoft Edge

Usuários que utilizam o Edge como navegador padrão terão motivos para celebrar. A nova build traz um maior suporte ao programa, facilitando a digitação de textos em seus campos editáveis, além de disponibilizar de uma maneira mais fácil informações que podem ser úteis enquanto o usuário navega pela internet.

Windows Sandbox

A área restrita do Windows passa a permitir que os usuários reinicializem o ambiente virtual do SO a partir do menu Iniciar, algo que era impossível na versão de lançamento do Windows 11 e no Windows 10.

Correções de bugs

Os principais bugs e defeitos do Windows 11 corrigidos na build 22509 são:

  • Botões exibidos na barra de tarefas ficam extremamente grandes quando a escala do SO está em 125%.
  • Crash do processo explorer.exe quando certos itens inseridos na barra de tarefas são atualizados.
  • Erro 0x80070002 durante instalação de atualizações e novas builds.
  • Erro 0x8007001f quando o usuário tenta realizar um upgrade para uma nova build.
  • Erro que faz com que a rede Wi-Fi seja desconectada quando o PC retorna do modo avião ou suspensão.
windows-11-build-22509

Como utilizar a build 22509

Para baixar a nova build no seu computador, siga estes passos:

  1. Abra as configurações do Windows, clicando no menu Iniciar.
  2. Selecione a opção Windows Update.
  3. Clique em Verificar se há atualizações.
  4. Ao localizar e clicar na build 22509, ela será baixada e instalada no seu PC automaticamente.
  5. Após o término da instalação, basta clicar em Reiniciar agora.

No entanto, é preciso ressaltar que os usuários que não fazem parte do Programa Windows Insider e realizarem essa atualização não poderão mais voltar para as configurações anteriores do Windows 11. Isso só será possível através de uma instalação limpa do SO via ISO.

Gostou deste artigo? Então chegou a hora de ponderar se vale a pena ou não atualizar e receber a build 22509 no seu computador. E caso queira receber mais informações e tutoriais sobre informática, softwares, dispositivos eletrônicos e tecnologia, conte com os demais conteúdos do nosso blog.

Links: TecnoBlog, Microsoft, Mundo Conectado, Oficina da Net

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.