desenho 3D de uma tela de visualização de vídeo do YouTube

YouTube notificará autores de comentários tóxicos

Existem muitas polêmicas sobre os “haters” na internet, e o que para uns pode soar como uma simples opinião, para outros pode ser uma grave ofensa. 

Raven e Chelsea, de As Visões da Raven, falando "hater" juntas

Não são todos que usam as redes sociais para o bem e já existem, inclusive, muitos processos rolando por causa de comentários feitos nas redes sociais.

O Instagram já realiza o monitoramento de comentários inadequados e ofensivos, e o Youtube não fica para trás. Daqui para frente, a plataforma mais famosa de vídeos irá monitorar a presença de comentários maldosos e promete suspender as contas dos usuários que insistirem no mau comportamento. 

No conteúdo de hoje você vai entender como vai funcionar essa nova medida do Youtube contra comentários tóxicos, acompanhe!

Decisão do YouTube

A plataforma de vídeos YouTube vai começar a advertir os usuários que realizarem comentários abusivos. Essa medida já foi testada anteriormente e possui o objetivo de aniquilar as milhares de respostas odiosas em seus vídeos.

Confira a declaração da organização: “Nosso objetivo é proteger os criadores de usuários que tentam impactar negativamente a comunidade por meio de comentários, além de oferecer mais transparência aos usuários que podem ter tido comentários removidos devido a violações de políticas, e esperamos ajudá-los a entender nossas Diretrizes da Comunidade”.

Então, caso um usuário que já tenha sido notificado por mau comportamento persistir nessa má ação, a plataforma irá impedi-lo de comentar em qualquer vídeo por um período de 24 horas. Porém, caso ocorra algum erro do YouTube, ou seja, se remover algum comentário por engano, o usuário pode resolver pela ferramenta de feedback.

cachorro sentado à mesa com headphones assistindo vídeos do YouTube em um notebook

Como vai funcionar o monitoramento?

Assim como a maioria das plataformas de redes sociais, o YouTube vai usar de recursos de Inteligência Artificial. Conforme a própria plataforma explica, o sistema já foi melhorado e é responsável pela remoção de mais de 1,1 bilhão de comentários em “spam”, dados esses apenas do primeiro semestre de 2022.

Fora o monitoramento dos comentários em vídeos, o sistema também vai gerenciar as violações às Diretrizes da Comunidade em transmissões ao vivo. A IA usada pelo YouTube capta melhor a presença de bots em chat.

A ferramenta é limitada?

Uma limitação da ferramenta com IA, é que ela é capaz de interpretar comentários tóxicos somente em inglês. O Google promete suportar mais línguas no futuro, porém até o momento não foi dada nenhuma previsão. Esse fato acaba deixando criadores de conteúdos de outros idiomas desamparados e preocupados.

E ainda por se tratar de uma ferramenta de detecção automática, os usuários que não são bem intencionados podem se aproveitar das limitações de interpretação do YouTube para postar comentários tóxicos que sejam indetectáveis. É bem provável que o Google trabalhe em inibir essas brechas, mas esse será um trabalho contínuo.

Portanto, é bem importante que os usuários sigam fazendo denúncias para a plataforma.

Diretrizes da comunidade do YouTube

logo do YouTube

Separamos esse tópico bônus para que você entender um pouco mais sobre as Diretrizes da Comunidade do YouTube, acompanhe abaixo alguns dados com um resumo das ações:

  • Avisos e tolerância para canais: o canal do YouTube será rescindido se acumular três Avisos das diretrizes da comunidade em 90 dias, se tiver um caso individual de abuso grave (como comportamento predatório) ou se for determinado que o canal é integralmente dedicado à violação das suas diretrizes (como costuma ser o caso com contas de spam). Quando um canal é rescindido, todos os vídeos dele são removidos;
  • Vídeos removidos em números: a plataforma possui equipes do mundo todo para revisar vídeos sinalizados e remover o conteúdo que viola as diretrizes da sua comunidade. Para isso, restringem o acesso a vídeos, como material que pode não ser apropriado para todos os públicos, ou mantêm o conteúdo publicado, caso não viole nenhuma regra;
  • Diretrizes da comunidade: definem as regras do que não é permitido na plataforma. Por exemplo, não é permitido pornografia, incitação à violência, assédio nem discurso de ódio.

Importante: as diretrizes do YouTube são bem detalhadas, neste tópico apenas separamos algumas informações oficiais para compartilhar com vocês.

Podemos concluir que as medidas estão sendo tomadas para inibir ações de usuários agressivos e também expulsá-los da plataforma, mas ainda sim, a ferramenta não é 100% assertiva.

E para que você continue obtendo informações importantes como essa, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

Terra e Yahoo Finanças.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigas sorrindo enquanto comem pizza no exterior de um restaurante.

Atualização do Google Maps ilustra cardápios de restaurantes automaticamente

Professora gravando um vídeo longo para o TikTok.

TikTok estuda aceitar vídeos de até 30 minutos em sua plataforma

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Ícone do Microsoft Copilot ao lado do ícone do ChatGPT em uma tela de computador.

Microsoft Copilot Pro ou ChatGPT Plus: qual é o melhor?

Microempresária na porta de seu estabelecimento comercial segurando um tablet.

12 ferramentas de inteligência artificial para criar um logo para sua empresa

Mulher segurando seu Kindle com a tela de carregamento inicial do Amazon Kindle.

Como enviar um arquivo PDF para o Kindle

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.