5 coisas que podem deixar o seu computador lento

Um dos tipos de problemas que são mais comuns nos PCs é a lentidão. No entanto, existem diversas coisas que podem deixar o computador lento e, por essa razão, muitas vezes é mais difícil identificar qual é a origem do problema.

O fato é que desde falhas no hardware, passando pela falta de limpeza até o uso de aplicativos comprometidos, tudo isso pode resultar em uma experiência ruim para o usuário. Felizmente, para a maioria dos casos há solução. Nesse artigo, levantamos diversas hipóteses de itens que podem comprometer a capacidade de processamento da sua máquina.

®GIPHY

1. Navegador com muitas extensões

O Google Chrome está longe de ser um exemplo no que diz respeito ao uso de memória RAM. De fato, o browser da Google é um dos que mais consomem memória em segundo plano e, por essa razão, ele é apontado como um dos maiores vilões quando o assunto é a lentidão de um PC.

No entanto, ele não é o único: usuários do Mozilla Firefox percebem os mesmos sintomas. Uma das razões para isso é o uso de extensões. Embora elas facilitem bastante a nossa vida, não podemos nos esquecer que os add-ons são como pequenos programas em execução ao fundo e, por isso, aumentam o consumo de energia.

Se você perceber que a lentidão está associada aos momentos em que você navega na internet, experimente desativar as extensões do navegador. Você pode simplesmente desativá-los para os testes ou removê-los de uma vez por todas se perceber que eles são a causa do problema.

2. Muitos programas sendo executados ao mesmo tempo

Acabamos de falar que as extensões do navegador são como pequenos programas em execução em segundo plano. Pois se você tiver vários programas sendo executados ao mesmo tempo, é bem provável que a sua máquina sinta uma sobrecarga de atividades e, com isso, execute as tarefas de forma mais lenta.

Muitas vezes, o usuário não sabe que há programas rodando em segundo plano. Aqueles aplicativos que iniciam sempre que você liga o computador podem ser descartados em sua grande maioria.

Você pode acompanhar a lista dos programas em execução pelo Gerenciador de Tarefas (clique em CTRL+SHIFT+DEL para ativá-lo). Ao acessá-lo, desative os programas em execução que não estiverem sendo utilizados naquele momento. Isso vai garantir um fôlego extra para o seu computador.

3. Vírus e malwares consumindo processamento

Outro item bastante danoso à capacidade de processamento do seu PC são aqueles programas maliciosos que infectam o computador, como os vírus ou malwares.

Eles não existem apenas para roubar informações confidenciais do seu computador, mas também para se aproveitar da capacidade de processamento da máquina para executar outras funções.

Resolver esse problema, no entanto, é simples: tenha um antivírus instalado e programe-o para fazer uma varredura completa pelo menos uma vez por semana.

Durante a execução do antivírus, o seu computador ficará um pouco mais lento, portanto certifique-se de agendá-la para horários em que você não esteja utilizando a máquina.

4. Drivers, programas e sistema desatualizados

Todo programa ou sistema tem erros. Muitas vezes, esses erros passam despercebidos pela maioria dos usuários, mas alguns mais graves podem até mesmo expor o seu computador a invasores.

É por essa razão que as desenvolvedoras lançam com muita frequência as atualizações de software, visando corrigir problemas ou adicionar funções.

Se você não atualiza o software sempre que há essa disponibilidade, é possível que algumas partes dos códigos executados tenham que ser atualizados toda vez que há uma verificação online junto a um servidor. Isso pode causar algum tipo de lentidão no tráfego de dados e comprometer a sua experiência de uso.

5. Computador antigo ou com poeira acumulada

Se nada disso que citamos acima resolver, existe ainda a possibilidade de que o seu computador esteja simplesmente sujo.

O acúmulo de poeira nas partes internas pode prejudicar a ventilação, tornando as peças mais aquecidas e, com isso, o desempenho é prejudicado.

Em casos mais extremos, os componentes podem até queimar em função do calor.

Por fim, pode ser que tenha mesmo chegado a hora de trocar o seu PC.

Hardwares mais antigos acabam não aguentando rodar aplicativos mais novos e periodicamente você terá que atualizar o seu PC ou notebook para garantir que as configurações sempre sejam capazes de executar a versão atualizada dos jogos e softwares que você mais utiliza.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem assistindo os lançamentos de maio de 2024 da Netflix enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Maio de 2024

Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.