Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

pessoas-mechendo-no-celular

Android 13: o que esperar da versão 2022 do sistema operacional

O Android é uma febre no Brasil, sendo o sistema operacional mais aderido pelos usuários de smartphones no país. Desde sua criação, o Google, empresa por trás da tecnologia, tem introduzido novas versões do SO, sendo o Android 13 a próxima versão a ser lançada.

Apelidada de Tiramisu, ela deve trazer novas experiências de uso, além de melhorias e correções de erros em relação a versão atual do sistema. Apesar do Google ainda não fazer uma divulgação oficial sobre o Android 13, diversos vazamentos de informações e prints de tela dão um bom indicativo do que está por vir.

Novidades do Android 13

android-treze-o-que-esperar-gif

Vale destacar que, por ainda estar em desenvolvimento, modificações poderão ser acrescentadas. No entanto, como vazamentos das versões anteriores tiveram uma boa taxa de assertividade, tudo leva a crer que boa parte do que tem sido especulado até o momento pode realmente ser inserido no Android 13. Portanto, vale a pena ficar por dentro dos possíveis novos recursos do sistema operacional do Google para smartphones e demais dispositivos móveis.  

Panlingual

Usuários do Android podem configurar seus aparelhos em diversas línguas. Ao escolher um idioma específico, todos os aplicativos e demais recursos do dispositivo serão sempre apresentados neste mesmo idioma, pelo menos até agora.

Ao que tudo indica, a nova versão do Android contará com um recurso que tem sido chamado de “Panlingual”, e com ela, usuários poderão usar duas ou mais línguas ao mesmo tempo. Quer que a interface do sistema fique em português, mas o app do Facebook em espanhol e o app do Instagram em inglês? Isso será possível, e pode facilitar a vida daqueles que querem praticar mais de um idioma no dia a dia.

TARE

O Android 13 também deve contar com um recurso para gerenciar a utilização da bateria do seu aparelho. Batizado de TARE, sigla de um termo em inglês que pode ser traduzido como “a economia de recursos do Android”, ela deve atuar como uma evolução do modo de economia de bateria, sendo direcionado especificamente para os apps instalados no dispositivo.

Dessa forma, quando a bateria do seu celular estiver muito baixa, o TARE irá limitar a utilização de alguns apps instalados, evitando que eles consumam toda a energia que ainda resta no aparelho.

Temporizador de notificações

Outro recurso que tem sido especulado é um temporizador de notificações, que pode agradar aqueles usuários que não desejam receber tantas notificações em seu aparelho. Com ele, é possível determinar em quais horários cada app pode enviar uma notificação, apesar de ainda não estar muito claro como este recurso irá funcionar e quais períodos serão liberados.

Mudança no relógio da tela de bloqueio

Um novo layout na tela de bloqueio pode ser introduzido no Android 13. Segundo imagens vazadas, ao invés de mostrar o horário em duas linhas e centralizado, como ocorre atualmente quando não há notificações, o sistema passaria a exibir o relógio em uma única linha. Esse novo layout no relógio ainda seria mantido mesmo quando houver notificações para serem exibidas na tela de bloqueio.

Suporte ao Bluetooth LE Audio

A nova versão do Android deve ser compatível com o Bluetooth LE Audio (LE Audio), nova tecnologia que mantém a qualidade de áudio e transmissão com um menor consumo da bateria do aparelho. Caso isso aconteça, marcaria um dos melhores benefícios do Android 13, visto que cada vez mais usuários utilizam fones sem fio enquanto usam seus celulares, seja para ouvir música ou ver conteúdos em streaming.

O Bluetooth LE Audio ainda permite que duas ou mais pessoas possam parear seus fones de ouvido simultaneamente. Dessa forma, tanto você como o seu amigo podem ouvir a mesma música pelo seu smartphone.  

Aprimoramento no leitor de QR Code

Um leitor de QR Code já foi inserido no Android há algum tempo, no entanto, ele deve ter alguns aprimoramentos na sua próxima versão. A principal é que o sistema terá um atalho para este recurso em sua tela de bloqueio, algo inédito visto que atualmente para acessá-lo é preciso abrir a câmera do dispositivo.

Quando o Android 13 será lançado? Quais dispositivos receberão o novo sistema?

calendario

Como destacado anteriormente, o Google ainda não divulgou oficialmente o Android 13, não dando uma data oficial do seu lançamento até o momento. Ao analisar o histórico de lançamentos das versões anteriores, é possível especular que ele seja apresentado em maio deste ano, durante o Google I/O 2022.

Versões do SO devem ser disponibilizadas para testadores e desenvolvedores nos meses seguintes, enquanto a versão definitiva do novo Android deve chegar somente no quatro trimestre.

Dispositivos considerados top de linha, ou que foram lançados em até dois anos, das principais fabricantes de smartphones que usam o Android devem disponibilizar a nova versão do sistema logo após o seu lançamento. Geralmente, a linha Pixel do Google é a primeira a receber a atualização.

A Xiaomi acaba sendo um caso à parte, visto que a fabricante chinesa trabalha com uma versão própria do Android em seus dispositivos. Com isso, o lançamento do Android 13 em seus aparelhos irá depender do quão rápido seus desenvolvedores lidarão com a nova versão do sistema, o que pode demorar alguns meses.

Links:

https://canaltech.com.br/android/android-13-atualizacao-funcoes-novidades-205416/

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter