Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

garota-desenhando-em-computador-com-caneta-inteligente

Os 5 melhores apps para desenhar no PC

Utilizar softwares para desenhar no PC já é uma realidade para a grande maioria dos artistas digitais. O que talvez você não saiba é que não é preciso ser nenhum especialista para dar os primeiros passos em suas criações, pelo contrário.

Esse segmento não vive apenas de softwares profissionais pagos – e caros. Claro, eles são os que oferecem mais recursos, mas para iniciantes nem sempre é preciso colocar a mão no bolso para começar. Há muitos apps e serviços completamente gratuitos – ou grátis, mas com recursos extras pagos, que você pode utilizar para começar.

Separamos uma lista com 5 serviços gratuitos que você pode utilizar para começar a desenhar no PC. Confira.

1. Krita

Gratuito e com código aberto, o Krita traz um bom número de recursos em se tratando de pincéis, texturas e ferramentas. Além de ter uma interface simplificada, acessível para os menos experientes, você ainda pode contar com a ajuda da comunidade do software, que é bastante ativa e está sempre disposta a esclarecer dúvidas.

O Krita é uma boa pedida para desenhos e ilustrações, estando entre os softwares preferidos daqueles que querem dar os primeiros passos em quadrinhos ou mangás. Aproveite ainda modelos de quadros e filtros e até mesmo ferramentas de perspectiva, recurso incomum em softwares gratuitos.

Conheça o app Krita para Windows

2. GIMP

O GIMP é outro velho conhecido do público, especialmente de quem já mexeu no sistema operacional Linux. A boa notícia é que a versão para Windows também é bastante competente e oferece ótimos recursos para quem está começando a desenhar. O ponto negativo aqui é a interface, menos amigável do que a de outros apps consagrados.

Ainda assim, pode ser considerado um software bastante completo. Há ferramentas para criação de imagens bitmap ou vetoriais, sistema de antialiasing (para redução de serrilhado) e diversos efeitos de gradiente. Outra boa notícia é que o site oficial oferece muitos tutoriais de uso da ferramenta.

Conheça o app GIMP para Windows

garota-desenhando-pelo-computador-com-mouse

3. Medibang Paint

Focado na criação de mangás e ilustrações, o Medibang Paint é completamente gratuito e se destaca pelo fato de ter uma das interfaces mais simples entre todos. É fácil localizar as ferramentas e a curva de aprendizado do uso do aplicativo é pequena: dedique umas duas horas a ele e você já dominará as ferramentas.

Desde a criação do desenho até a pintura da arte-final, tudo pode ser feito no aplicativo. Ele está disponível apenas em português de Portugal, mas nada que comprometa a sua experiência. Trata-se de uma ótima alternativa para quem está começando e precisa apenas dos recursos essenciais.

Conheça o app Medibang Paint para Windows

4. FireAlpaca

O Medibang Paint, que mencionamos acima, pode ser considerado uma versão simplificada do FireAlpaca, outro software para ilustração gratuito bastante popular para desenhar. A desvantagem dele está no quesito edição de imagens, já que ele traz poucos recursos e as ferramentas dessa seção são um pouco confusas.

Porém, para quem quer colocar na tela os primeiros traços ele é uma ótima escolha. São 13 ferramentas no total, todas com configurações acessíveis. Se você tem planos de adquirir uma mesa digitalizadora, treinar com ele pode ser uma ótima opção, pois há compatibilidade total com os principais modelos.

Conheça o app FireAlpaca para Windows

garoto-usando-computador-e-levantando-o-polegar-gif

5. Artweaver

De todas as opções dessa lista, o Artweaver é o único que não é 100% gratuito, já que alguns recursos extras estão disponíveis apenas mediante pagamento. Porém, o conjunto de ferramentas básicas que é oferecido é suficiente para qualquer pessoa que estiver começando.

O software é mais focado em desenhos e ilustrações com um aspecto realista, graças a um conjunto de pincéis específicos para essa finalidade. Com uma interface simples, o software acabou fazendo muito sucesso junto às crianças e é grande o suporte para iniciantes por essa razão.

Conheça o app Artweaver para Windows

E aí, quais das alternativas acima você gostou? Já conhecia algum desses softwares? Conte para a gente nos comentários outras opções gratuitas para ilustração disponíveis no mercado.

….

Gostou desse conteúdo de tecnologia? O blog Do Seu Jeito, da Positivo, traz diariamente dicas, tutoriais e novidades sobre o mundo da tecnologia para simplificar a sua vida. Veja mais conteúdos do site Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter