Positivo do seu jeito

Novidades

Facebook Messenger: como usar o sistema de pagamento via QR Code

5 de agosto de 2021

por: MKT Positivo

O Facebook Messenger é muito mais que um simples aplicativo de mensagens. A plataforma, em sua versão para iPhone e Android, oferece a possibilidade de enviar dinheiro e solicitar pagamentos de amigos. A seguir, confira como usar pagamento via QR code no Facebook Messenger.

O Facebook segue avançando ao apresentar ferramentas que possibilitem realizar transações financeiras em seus aplicativos. Após o WhatsApp receber o recurso, chegou a vez do Facebook Messenger, que agora está integrado ao sistema de pagamentos da rede social, o Facebook Pay.

Até o momento, o sistema foi liberado apenas para usuários dos Estados Unidos, sendo necessário usar um cartão de crédito com bandeira daquele país. Essa limitação, entretanto, não deve durar muito tempo e o recurso chegará em solo brasileiro em breve. Pensando nisso, preparamos um artigo onde apresentamos o recurso, assim como seus principais benefícios. 

Segurança do sistema de pagamentos do Messenger

Uma questão frequente de pessoas que estão assimilando novas tecnologias de pagamentos é sobre a segurança das transações. Atualmente, todos os bancos e instituições financeiras modernas contam com sistemas seguros para atender a demanda de seus usuários. O Facebook, por sua vez, seguiu esse caminho ao criar seu próprio método de pagamentos.

Segundo a rede social, a plataforma de pagamentos Facebook Pay processa mais de um milhão de transações diárias, sem registrar muitos problemas. A experiência de gerenciamento da plataforma levou a empresa a criar uma divisão a parte da empresa que cuida do sistema de pagamentos.

A companhia afirma que os dados de seu sistema de pagamentos são mantidos em ambiente seguro e segmentado. A divisão de pagamentos da empresa possui monitoramento e controles centralizados, com equipes antifraudes e uma plataforma de atendimento aos usuários. 

O recurso do Messenger utiliza criptografia de ponta a ponta e proteção de software e hardware. Tudo isso para atender aos mais altos padrões de segurança digital. Nos pagamentos pelo Messenger, cada usuário emite seu próprio código PIN, o que fornece mais segurança à sua conta. Além disso, recursos como biometria, reconhecimento facial e códigos de acesso são indicados como procedimentos adicionais.

O dinheiro movimentado pelo aplicativo é transferido imediatamente. No entanto, os usuários devem se atentar aos prazos de seus bancos, que podem demorar até três dias úteis para disponibilizar a quantia na conta. Sendo assim, apesar da rapidez de confirmação da transação no app, os prazos são os mesmos de depósitos comuns.

Benefícios de usar o sistema de pagamentos do Messenger

Usar o celular para realizar pagamentos não é algo novo. Muitas instituições financeiras modernas e tradicionais oferecem aplicativos para que o usuário gerencie sua atividade financeira sem ter que ir ao banco ou iniciar o internet banking no PC. O Facebook, portanto, está apenas seguindo uma tendência ao implementar pagamentos em apps.

Se você está familiarizado com essas modalidades de pagamento não encontrará problemas. O ponto forte do recurso é, sem dúvidas, a possibilidade de receber pagamentos ou enviar cobranças em conversas com amigos ou durante uma reunião de trabalho – o que é muito útil para profissionais liberais, por exemplo.

Facebook Messenger: como usar o sistema de pagamento via QR Code

O sistema do Facebook é auto suficiente. Sendo assim, não há necessidade de realizar nenhum tipo de cadastro adicional ou instalar aplicativos de terceiros. Você também não será cobrado pelas transações que realizar pelo Messenger – uma grande vantagem em comparação com serviços oferecidos por bancos.

A modalidade de pagamentos faz parte do Facebook Pay. Lançado em 2019, o sistema de pagamentos do Facebook pode ser utilizado no Brasil. Através dele, usuários podem realizar transferências em dinheiro através do WhatsApp, o que acontecerá em breve com o Messenger.

Como funcionam os pagamentos do Facebook Messenger

O sistema de pagamentos ainda é exclusivo para usuários com contas em bancos americanos. Essa limitação, no entanto, não deve durar muito tempo, e usuários em outros países poderão utilizar a função em breve. Ainda assim, é importante saber como ela funciona para, no momento adequado, começar a realizar seus pagamentos no aplicativo.

A função é liberada automaticamente para os usuários que já possuem dados de pagamento no Facebook Pay. Veja como usar.

Como enviar um QR code pessoal ou link de pagamento

Passo 1. Acesse as configurações do Facebook Messenger;

Passo 2. Toque na opção “Facebook Pay”;

Passo 3. Use a opção de compartilhamento para enviar um código QR ou link de pagamento para um de seus contatos na plataforma.

Outras novidades do Messenger

O Facebook também apresentou novas possibilidades de interação e gerenciamento do Messenger. Usuários podem utilizar uma nova barra de resposta rápida para responder mensagens sem ter que acessar o chat principal. O recurso abre um teclado virtual sobre a tela inicial do app para que o usuário digite a resposta.

O Messenger também recebeu três novos temas personalizáveis. Assim como no Instagram, o app de mensagens ganhou um tema inspirado na cantora e atriz americana Olivia Rodrigo, em referência ao álbum de sucesso “Sour”. Os temas do filme “Velozes e Furiosos” e do Dia Mundial dos Oceanos fecham o pacote de personalização do app.

Gostou da dica? Então não deixe de navegar pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer as novidades sobre tecnologia e receber dicas e tutoriais sobre smartphones, serviços da internet e softwares para PC.