O Facebook Messenger é muito mais que um simples aplicativo de mensagens. A plataforma, em sua versão para iPhone e Android, oferece a possibilidade de enviar dinheiro e solicitar pagamentos de amigos. A seguir, confira como usar pagamento via QR code no Facebook Messenger.
O Facebook segue avançando ao apresentar ferramentas que possibilitem realizar transações financeiras em seus aplicativos. Após o WhatsApp receber o recurso, chegou a vez do Facebook Messenger, que agora está integrado ao sistema de pagamentos da rede social, o Facebook Pay.
Até o momento, o sistema foi liberado apenas para usuários dos Estados Unidos, sendo necessário usar um cartão de crédito com bandeira daquele país. Essa limitação, entretanto, não deve durar muito tempo e o recurso chegará em solo brasileiro em breve. Pensando nisso, preparamos um artigo onde apresentamos o recurso, assim como seus principais benefícios.
Uma questão frequente de pessoas que estão assimilando novas tecnologias de pagamentos é sobre a segurança das transações. Atualmente, todos os bancos e instituições financeiras modernas contam com sistemas seguros para atender a demanda de seus usuários. O Facebook, por sua vez, seguiu esse caminho ao criar seu próprio método de pagamentos.
Segundo a rede social, a plataforma de pagamentos Facebook Pay processa mais de um milhão de transações diárias, sem registrar muitos problemas. A experiência de gerenciamento da plataforma levou a empresa a criar uma divisão a parte da empresa que cuida do sistema de pagamentos.
A companhia afirma que os dados de seu sistema de pagamentos são mantidos em ambiente seguro e segmentado. A divisão de pagamentos da empresa possui monitoramento e controles centralizados, com equipes antifraudes e uma plataforma de atendimento aos usuários.
O recurso do Messenger utiliza criptografia de ponta a ponta e proteção de software e hardware. Tudo isso para atender aos mais altos padrões de segurança digital. Nos pagamentos pelo Messenger, cada usuário emite seu próprio código PIN, o que fornece mais segurança à sua conta. Além disso, recursos como biometria, reconhecimento facial e códigos de acesso são indicados como procedimentos adicionais.
O dinheiro movimentado pelo aplicativo é transferido imediatamente. No entanto, os usuários devem se atentar aos prazos de seus bancos, que podem demorar até três dias úteis para disponibilizar a quantia na conta. Sendo assim, apesar da rapidez de confirmação da transação no app, os prazos são os mesmos de depósitos comuns.
Usar o celular para realizar pagamentos não é algo novo. Muitas instituições financeiras modernas e tradicionais oferecem aplicativos para que o usuário gerencie sua atividade financeira sem ter que ir ao banco ou iniciar o internet banking no PC. O Facebook, portanto, está apenas seguindo uma tendência ao implementar pagamentos em apps.
Se você está familiarizado com essas modalidades de pagamento não encontrará problemas. O ponto forte do recurso é, sem dúvidas, a possibilidade de receber pagamentos ou enviar cobranças em conversas com amigos ou durante uma reunião de trabalho – o que é muito útil para profissionais liberais, por exemplo.
O sistema do Facebook é auto suficiente. Sendo assim, não há necessidade de realizar nenhum tipo de cadastro adicional ou instalar aplicativos de terceiros. Você também não será cobrado pelas transações que realizar pelo Messenger – uma grande vantagem em comparação com serviços oferecidos por bancos.
A modalidade de pagamentos faz parte do Facebook Pay. Lançado em 2019, o sistema de pagamentos do Facebook pode ser utilizado no Brasil. Através dele, usuários podem realizar transferências em dinheiro através do WhatsApp, o que acontecerá em breve com o Messenger.
O sistema de pagamentos ainda é exclusivo para usuários com contas em bancos americanos. Essa limitação, no entanto, não deve durar muito tempo, e usuários em outros países poderão utilizar a função em breve. Ainda assim, é importante saber como ela funciona para, no momento adequado, começar a realizar seus pagamentos no aplicativo.
A função é liberada automaticamente para os usuários que já possuem dados de pagamento no Facebook Pay. Veja como usar.
Passo 1. Acesse as configurações do Facebook Messenger;
Passo 2. Toque na opção “Facebook Pay”;
Passo 3. Use a opção de compartilhamento para enviar um código QR ou link de pagamento para um de seus contatos na plataforma.
O Facebook também apresentou novas possibilidades de interação e gerenciamento do Messenger. Usuários podem utilizar uma nova barra de resposta rápida para responder mensagens sem ter que acessar o chat principal. O recurso abre um teclado virtual sobre a tela inicial do app para que o usuário digite a resposta.
O Messenger também recebeu três novos temas personalizáveis. Assim como no Instagram, o app de mensagens ganhou um tema inspirado na cantora e atriz americana Olivia Rodrigo, em referência ao álbum de sucesso “Sour”. Os temas do filme “Velozes e Furiosos” e do Dia Mundial dos Oceanos fecham o pacote de personalização do app.
Gostou da dica? Então não deixe de navegar pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer as novidades sobre tecnologia e receber dicas e tutoriais sobre smartphones, serviços da internet e softwares para PC.