Positivo do seu jeito

Dicas

Google Play Store: 10 apps mais baixados em maio de 2021

30 de Maio de 2021

por: MKT Positivo

A briga pela primeira posição entre os apps mais baixados do mundo na Google Play Store continua. Segundo o relatório elaborado pela Sensor Tower (empresa especializada em análise de dados), no mês de maio o TikTok finalmente superou o Facebook como o aplicativo com o maior número de downloads na loja do Android.

O restante do ranking também teve mudanças, mas continua com forte presença dos aplicativos voltados a comunicação e chat por vídeo, a exemplo do WhatsApp, Zoom Meetings e Facebook Messenger. Confira a seguir os destaques do mês de maio, as maiores novidades do Top 10 e a lista completa, de acordo com o número de downloads.

Brasil ganha destaque mundial nos downloads da Google Play

Começando a nossa lista, na primeira posição de apps mais baixados do mês de maio temos o TikTok. Ele superou o gigante Facebook, atingindo a marca assustadora de mais de 80 milhões de instalações via Google Play, em todo o mundo. A informação mais impressionante é que desse total, 16% vieram do Brasil. Já a China somou 12% dos downloads do app.

A ascensão do TikTok não é surpresa, dado o aumento recente de popularidade por aqui. Muita gente inclusive tem compartilhado os vídeos criados pelo app em outras plataformas, como o WhatsApp.

A segunda colocação pertence ao gigante Facebook, que somou 53 milhões de instalações em smartphones e outros dispositivos Android. Os territórios com maior representatividade para ele foram Índia (com 27%) e Estados Unidos (7% do total).

Ranking passa por pequenas mudanças

Seguindo adiante, o Instagram se manteve firme na terceira colocação, repetindo o desempenho observado no mês de março. O WhatsApp figurou na quarta posição, sendo o mensageiro instantâneo mais utilizado globalmente. Ele inclusive superou o Snapchat, que perdeu um lugar na tabela, aparecendo em quinto lugar.

Outros apps do Top 10 de downloads via Google Play foram o Messenger (em sexto) e o ZOOM Meetings (em sétimo).

Na oitava posição global de apps com mais downloads na Google Play, quem voltou a aparecer foi o Josh. Provavelmente você não conhece esse app, mas isso tem uma explicação: trata-se de uma versão indiana do TikTok, mostrando mais uma vez o potencial da Índia em relação à quantidade de transferências realizadas e ao tamanho do mercado mobile.

A nona posição ficou com o Telegram, outro mensageiro instantâneo com bastantes adeptos no Brasil. O app foi visto como uma alternativa importante ao WhatsApp, principalmente nos momentos em que a justiça bloqueou a operação do aplicativo desenvolvido pelo Facebook, em território nacional.

ToonApp, você já ouviu falar dele?

Para fechar a lista na décima colocação, quem apareceu foi o ToonApp. Esse aplicativo utiliza recursos avançados de Inteligência Artificial para aplicar efeitos incríveis de cartoon às suas fotos.

Ele pode transformar fotos inteiras com efeitos desenhados. Muita gente usa o ToonApp para criar avatares ou para compartilhar versões mais divertidas das fotos do dia a dia. A parte mais legal é que a transformação é feita em poucos segundos.

Os 10 apps mais baixados em maio de 2021 na Play Store

  1. TikTok
  2. Facebook
  3. Instagram
  4. WhatsApp
  5. Snapchat
  6. Messenger
  7. ZOOM
  8. Josh
  9. Telegram
  10. ToonApp

Como é calculado o ranking de apps mais baixados?

Vale destacar que o relatório da Sensor Tower de apps mais baixados no mês leva em consideração apenas as instalações classificadas como únicas, dispensadas aquelas realizadas várias vezes em um mesmo dispositivo.

Aplicativos com diversas versões também são agregados em uma única entrada. Um exemplo disso é o próprio Facebook, distribuído nas versões completa e Lite (essa última voltada a smartphones de entrada). Outro detalhe interessante é que não são contabilizados os apps pré-instalados do Android, tais como aqueles da própria Google.

Por fim, a Sensor Tower esclarece ainda que não são levadas em consideração as instalações vindas de outras lojas. Somente os dados vindos da própria Google Play Store são utilizados.

***

Agora que você já sabe quais foram os apps mais instalados via Google Play no mês de maio, que tal conferir as edições anteriores? Veja aqui o relatório de abril e também a edição de março.