mãos digitando no teclado de um notebook

Como numerar páginas no Word

Se você é estudante ou professor(a), certamente elabora documentos e/ou trabalhos acadêmicos. Então, saber como numerar páginas no word é essencial! Entre suas possibilidades de formatação, o Microsoft Word disponibiliza diversas ferramentas para enumerar as páginas de forma rápida e automática. 

garota escrevendo caracteres aleatórios no Microsoft Word

Considerando as exigências das normas da ABNT, por exemplo, padronizar é algo importante para quem está redigindo um TCC. Dessa maneira é possível definir a partir de qual página a numeração se inicia e também escolher um layout específico para seu trabalho. 

Continue sua leitura e aprenda como numerar páginas no word. 

Como numerar páginas no Word nas normas da ABNT

Veja abaixo o passo a passo para numerar páginas no word: 

Passo 1: Acesse o Microsoft Word;

Passo 2: Vá até a barra de menu principal e clique em “Inserir”;

como numerar páginas no Word passo 2

Passo 3: Após isso, clique em “Número de página”;

como numerar páginas no Word passo 3

Passo 4: Em seguida, escolha um dos layouts disponíveis para numeração;

como numerar páginas no Word passo 4

Passo 5: Feito isso, suas páginas serão numeradas de forma automática.

Você pode editar a numeração do início da página ou do fim da última linha, por meio das ferramentas de cabeçalho e rodapé. Basta clicar duas vezes na área em destaque no começo da página. 

Como selecionar o começo da numeração de páginas no Word

Para elaborar trabalhos acadêmicos é necessário seguir as normas da ABNT para o começo da documentação a partir da segunda página do seu projeto. Você pode escolher onde será o começo da numeração automaticamente no Word sem ter a necessidade de editar todas as páginas. Acompanhe abaixo mais um passo a passo:

Passo 1: Na aba “Inserir”, clique em “Número de página”, para visualizar outras opções;

Passo 2: Após isso, clique em “Formatar número de página”;

Passo 3: Depois clique na categoria “Numeração de Página”, selecione a opção “Iniciar em” para definir onde será o início da sua numeração.

Caso esteja com dúvidas sobre as páginas que devem ser numeradas ou da ordem correta de cada uma, a imagem abaixo pode te ajudar a compreender:

Norma ABNT NBR 14724 

A norma ABNT NBR 14724 descreve os princípios gerais para a criação de trabalhos acadêmicos, tais como: monografia, dissertações, teses e outros, visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

Elaborando trabalhos acadêmicos com o Google Docs

O Google Docs é uma ótima ferramenta tanto para usuários da web quanto de dispositivos móveis. Basta ter uma conta Google para usar seus benefícios, a plataforma é gratuita e online. 

As normas da ABNT são extremamente detalhadas e agora que você já aprendeu a numerar páginas no word, iremos explicar os fundamentos básicos para que você consiga configurar uma página de texto, também no Google Docs. Primeiro, você deve se atentar aos seguintes itens: papel, fonte, margens, parágrafo, espaçamento e alinhamento. Temos um conteúdo com todos os detalhes sobre cada um destes itens citados anteriormente. 

Agora aprenda como inserir de forma automática os números das páginas e a contagem total de páginas:

Passo 1: Abra um arquivo no Google Docs;

como numerar páginas no Google Docs passo 1

Passo 2: No canto superior esquerdo, clique em “Inserir” e depois selecione “Cabeçalho e número da página”;

como numerar páginas no Google Docs passo 2

Passo 3: Feito isso, escolha uma destas opções:

  • Número da página: escolha onde inserir os números das páginas e se você quer pular a primeira página.
  • Contagem de páginas: a contagem de páginas será adicionada onde o cursor estiver posicionado no documento.
como numerar páginas no Google Docs passo 3

Os números das páginas ou a contagem de páginas serão adicionados de maneira automática. 

Lembre-se: esse recurso não está disponível em documentos no formato sem páginas, para utilizar essa opção o seu arquivo precisa estar no formato com páginas.

Benefícios do Google Docs

De uma forma geral o Google Docs agrada muitos os seus usuários, sendo uma ótima ferramenta para quem precisa desenvolver trabalhos em grupo de estudos ou atividades profissionais. Veja abaixo alguns benefícios dessa ferramenta: 

  • Possui uma interface prática, com um serviço muito funcional e intuitivo;
  • É excelente para a organização de documentos, onde criadores de um texto e seus colaboradores podem editar o conteúdo sem a menor dificuldade, oferece inclusive a opção de adicionar comentários, facilitando o trabalho em equipe;
  • Salva os documentos automaticamente, anulando o risco de perder os arquivos criados;
  • Permite trabalhar na edição em modo offline no app;
  • É possível vincular uma senha de acesso aos documentos;  
  • O usuário pode optar por disponibilizar apenas a visualização do arquivo, caso necessite dessa segurança.

Atalhos no Google Docs

Com atalhos de teclas produtivas o usuário pode otimizar ainda mais o seu trabalho ao usar o Google Docs. 

Para contar o número de palavras e caracteres no documento com a combinação Ctrl + Shift + C. É possível copiar apenas a formatação de um trecho selecionado com Ctrl + Alt + C e Ctrl + Alt + V. O usuário também consegue inserir uma quebra de página onde quiser, bastando apertar Ctrl + Enter.

Dentro da área de ajuda do Google Docs você encontra a lista completa de atalhos. 

Tanto o Word quanto o Google Docs são ferramentas extremamente úteis para atividades profissionais ou estudantis. E se você é professor(a) saiba que no blog Positivo do Seu Jeito, temos diversos conteúdos disponíveis para aumentar o seu conhecimento na área da educação!

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