celular em cima da mesa com o aplicativo Resso aberto

Resso: conheça o novo app de streaming musical do TikTok

Há um novo concorrente no mercado de aplicativos de streaming que vale a pena ser testado. Trata-se do Resso, serviços desenvolvido pela companhia chinesa Bytedance, a mesma responsável pelo TikTok.

Oficialmente, o Resso está disponível na Play Store desde março de 2020, mas foi somente no final do ano passado que o serviço começou a ficar conhecido pelos usuários brasileiros. Porém, não estamos falando apenas de um novo aplicativo para concorrer com o Deezer ou o Spotify. Vamos entender por que a proposta do Resso é diferente.

Pingu ouvindo música

A nova geração dos serviços de streaming de áudio

Para baixar o Resso é muito simples: basta acessar a Play Store e fazer o download gratuito do app neste link.

O uso do aplicativo é gratuito, mas há algumas limitações. Aqueles que assinam a versão premium (atualmente, R$16,90 por mês ou R$8,50 para estudantes) têm acesso a áudios com melhor qualidade (bitrate mais alto), download ilimitado de músicas para ouvir offline e não há exibição de anúncios.

Assim como os concorrentes, o Resso conta com uma enorme biblioteca de músicas, abrangendo os mais variados gêneros musicais de todo o mundo. Além disso, há recursos como a letra das canções, a possibilidade de criar playlists e a opção de poder baixar e ouvir músicas offline, caso você opte por se tornar um assinante.

A diferença está no algoritmo e na forma de interação com o app. Se você está acostumado com os gestos realizados no TikTok, então não terá maiores dificuldades para interagir com as telas do Resso. Tudo o que você precisa fazer é deslizar a tela para passar para a música seguinte. Porém, como ele sabe quais músicas você pode gostar?

homem ouvindo música e dançando

É justamente aí que entra em cena o diferencial da plataforma prometido pelos desenvolvedores. Quando você está logado no sistema, qualquer ação sua é levada em consideração: curtidas, compartilhamentos ou comentários, tudo conta pontos para um ranking que analisa os seus gostos musicais.

A partir dessas informações o Resso faz uma playlist “infinita” baseada nos seus gostos. Quanto mais você utiliza o app, mais ele aprende e maior é o refinamento. Além disso, a plataforma tem integração direta com o TikTok e você sempre poderá ficar de olho nas músicas mais ouvidas na rede social do momento.

Recursos adicionais para avaliar

O Resso traz ainda algumas funcionalidades que podem agradar àqueles que gostam de personalização em seus dispositivos. É possível adicionar letras ou mudar a fonte ao compartilhar em outras redes sociais. E mais: se você gosta de ouvir música antes de dormir, mas não quer passar a noite com o celular ligado, basta configurar um timer para fazer a música parar.

Embora o Resso se posicione como um concorrente direto de serviços como o Deezer, na prática podemos dizer que o seu funcionamento é ligeiramente diferente. A ideia aqui é que o algoritmo possa conduzi-lo em sua experiência de ouvir música, e não o contrário.

homem ouvindo música de olhos fechados

Por essa razão, o app tem sido encarado como uma alternativa para quem está cansado de ouvir sempre as mesmas canções e está disposto a conhecer coisas novas. Como a eficiência do algoritmo depende da sua intensidade de uso, não há alternativa melhor para descobrir se ele é ou não uma boa pedida para você a não ser testando.

Como colocar sua música no Resso e no TikTok

O Resso é uma boa opção não somente para os ouvintes, mas também para músicos e criadores de conteúdo. Como mencionado anteriormente, o aplicativo foi desenvolvido pela mesma empresa matriz do TikTok. Dessa forma, é possível aproveitar a conexão entre as duas plataformas para divulgar suas músicas e trabalhos nesta área.

Vale lembrar que o TikTok tem sido um grande propulsor de hits musicais no Brasil e no mundo. Um dos casos mais emblemático é em relação a música “Acorda, Pedrinho”, que fez a banda Jovem Dionísio ser conhecida no país todo devido aos vídeos que continham essa faixa musical se tornarem virais na rede social. Quem sabe a sua canção não pode ser a próxima?

Porém, vale destacar que cantores e bandas independentes não podem distribuir suas músicas para as principais plataformas de streaming e lojas, como Youtube Music, Amazon Music e Spotify de forma direta. O mesmo vale para o Resso e TikTok.

Portanto, será necessário entrar em contato com um distribuidor de música digital, que atuará como intermediário entre você e as plataformas de streaming. Uma das empresas mais utilizadas para isso é a iMusician. Basta criar uma conta em sua plataforma, fazer o upload do seu álbum, música ou EP e solicitar o envio para o Resso, TikTok e demais plataformas de streaming que você deseja divulgar o seu trabalho. Para conhecer mais sobre a empresa e solicitar esse serviço, clique aqui.

E para ter acesso a mais conteúdos incríveis sobre aplicativos, sites, dispositivos e as principais novidades do mundo da internet e tecnologia, acesse o nosso blog. Temos dezenas de matérias incríveis lhe esperando. Aproveite!

Fonte(s):

iMusician.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.