celular em cima da mesa com o aplicativo Resso aberto

Resso: conheça o novo app de streaming musical do TikTok

Há um novo concorrente no mercado de aplicativos de streaming que vale a pena ser testado. Trata-se do Resso, serviços desenvolvido pela companhia chinesa Bytedance, a mesma responsável pelo TikTok.

Oficialmente, o Resso está disponível na Play Store desde março de 2020, mas foi somente no final do ano passado que o serviço começou a ficar conhecido pelos usuários brasileiros. Porém, não estamos falando apenas de um novo aplicativo para concorrer com o Deezer ou o Spotify. Vamos entender por que a proposta do Resso é diferente.

Pingu ouvindo música

A nova geração dos serviços de streaming de áudio

Para baixar o Resso é muito simples: basta acessar a Play Store e fazer o download gratuito do app neste link.

O uso do aplicativo é gratuito, mas há algumas limitações. Aqueles que assinam a versão premium (atualmente, R$16,90 por mês ou R$8,50 para estudantes) têm acesso a áudios com melhor qualidade (bitrate mais alto), download ilimitado de músicas para ouvir offline e não há exibição de anúncios.

Assim como os concorrentes, o Resso conta com uma enorme biblioteca de músicas, abrangendo os mais variados gêneros musicais de todo o mundo. Além disso, há recursos como a letra das canções, a possibilidade de criar playlists e a opção de poder baixar e ouvir músicas offline, caso você opte por se tornar um assinante.

A diferença está no algoritmo e na forma de interação com o app. Se você está acostumado com os gestos realizados no TikTok, então não terá maiores dificuldades para interagir com as telas do Resso. Tudo o que você precisa fazer é deslizar a tela para passar para a música seguinte. Porém, como ele sabe quais músicas você pode gostar?

homem ouvindo música e dançando

É justamente aí que entra em cena o diferencial da plataforma prometido pelos desenvolvedores. Quando você está logado no sistema, qualquer ação sua é levada em consideração: curtidas, compartilhamentos ou comentários, tudo conta pontos para um ranking que analisa os seus gostos musicais.

A partir dessas informações o Resso faz uma playlist “infinita” baseada nos seus gostos. Quanto mais você utiliza o app, mais ele aprende e maior é o refinamento. Além disso, a plataforma tem integração direta com o TikTok e você sempre poderá ficar de olho nas músicas mais ouvidas na rede social do momento.

Recursos adicionais para avaliar

O Resso traz ainda algumas funcionalidades que podem agradar àqueles que gostam de personalização em seus dispositivos. É possível adicionar letras ou mudar a fonte ao compartilhar em outras redes sociais. E mais: se você gosta de ouvir música antes de dormir, mas não quer passar a noite com o celular ligado, basta configurar um timer para fazer a música parar.

Embora o Resso se posicione como um concorrente direto de serviços como o Deezer, na prática podemos dizer que o seu funcionamento é ligeiramente diferente. A ideia aqui é que o algoritmo possa conduzi-lo em sua experiência de ouvir música, e não o contrário.

homem ouvindo música de olhos fechados

Por essa razão, o app tem sido encarado como uma alternativa para quem está cansado de ouvir sempre as mesmas canções e está disposto a conhecer coisas novas. Como a eficiência do algoritmo depende da sua intensidade de uso, não há alternativa melhor para descobrir se ele é ou não uma boa pedida para você a não ser testando.

Como colocar sua música no Resso e no TikTok

O Resso é uma boa opção não somente para os ouvintes, mas também para músicos e criadores de conteúdo. Como mencionado anteriormente, o aplicativo foi desenvolvido pela mesma empresa matriz do TikTok. Dessa forma, é possível aproveitar a conexão entre as duas plataformas para divulgar suas músicas e trabalhos nesta área.

Vale lembrar que o TikTok tem sido um grande propulsor de hits musicais no Brasil e no mundo. Um dos casos mais emblemático é em relação a música “Acorda, Pedrinho”, que fez a banda Jovem Dionísio ser conhecida no país todo devido aos vídeos que continham essa faixa musical se tornarem virais na rede social. Quem sabe a sua canção não pode ser a próxima?

Porém, vale destacar que cantores e bandas independentes não podem distribuir suas músicas para as principais plataformas de streaming e lojas, como Youtube Music, Amazon Music e Spotify de forma direta. O mesmo vale para o Resso e TikTok.

Portanto, será necessário entrar em contato com um distribuidor de música digital, que atuará como intermediário entre você e as plataformas de streaming. Uma das empresas mais utilizadas para isso é a iMusician. Basta criar uma conta em sua plataforma, fazer o upload do seu álbum, música ou EP e solicitar o envio para o Resso, TikTok e demais plataformas de streaming que você deseja divulgar o seu trabalho. Para conhecer mais sobre a empresa e solicitar esse serviço, clique aqui.

E para ter acesso a mais conteúdos incríveis sobre aplicativos, sites, dispositivos e as principais novidades do mundo da internet e tecnologia, acesse o nosso blog. Temos dezenas de matérias incríveis lhe esperando. Aproveite!

Fonte(s):

iMusician.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigos rindo ao assistir filmes de comédia na Netflix.

Filmes de comédia em alta para assistir na Netflix

Logo do Google Fotos.

Google Fotos: novo recurso agrupa imagens semelhantes

Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Robô segurando uma lâmpada.

Google Chrome: nova atualização adiciona recursos de IA generativa

Mulher sorrindo e acenando ao fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp.

WhatsApp: como compartilhar a tela em chamadas de vídeo

Garota surpresa colocando o dedo indicador sobre sua têmpora enquanto lê algo no celular.

Descubra como encontrar a “lixeira” do WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.