CTPS Digital: veja como solicitar o seguro-desemprego pelo celular

Desde que a portaria 1.065/2019 entrou em vigor, no último dia 24 de setembro, o trabalhador não precisa mais apresentar a sua carteira de trabalho física quando contratado: bastará apenas informar o CPF.

Embora a Carteira de Trabalho Digital tenha como objetivo substituir a Carteira de Trabalho impressa, o documento impresso ainda deve ser guardado e, em caso de informações incompatíveis, o que está escrito nele é que vale.

Vamos aprender o passo a passo de como baixar o aplicativo e habilitar a sua Carteira de Trabalho Digital no smartphone. Além disso, vamos aprender também como solicitar o Seguro-Desemprego.

Cadastrando seus documentos no aplicativo

A utilização da Carteira de Trabalho Digital é completamente gratuita, mas antes o usuário precisará realizar um cadastro “.gov.br”. Todo o procedimento pode ser feito pelo aplicativo, confira o passo a passo:

Passo 1. Se você já possui um cadastro “.gov.br”, basta digitar seu CPF e a sua senha. Se ainda não tem, então toque em “Acesso gov.br”.

Passo 2. Em seguida, role a tela para baixo e toque em “Crie sua conta”.

Passo 3. Preencha o formulário com nome completo, CPF, telefone celular para receber SMS e endereço de e-mail. Aceite os “Termos de Uso e Política de Privacidade” e toque em “Continuar”.

Passo 4. Depois, valide os dados selecionando as opções corretas que serão exibidas, como “nome da mãe”, “dia de nascimento” e “mês de nascimento”.

Passo 5. Para habilitar o cadastro, a senha gerada pode ser enviada de duas formas: por e-mail ou SMS. Escolha a que for mais conveniente e toque em “Continuar”.

Passo 6. Por e-mail ou via SMS você receberá um link de autenticação cuja validade é de apenas 15 minutos. Clique nele para prosseguir.

Passo 7. Você será direcionado para a última tela de cadastro. Nela, digite seu CPF e uma senha.

Passo 8. Agora, volte ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Faça login com seu CPF e senha recém-cadastrados.

Pronto! Ao fazer login no aplicativo com o seu CPF o app retorna as últimas anotações na sua Carteira de Trabalho. O serviço funciona tanto para consultas quanto para eventuais informações que você precise passar para um novo empregador.

Como solicitar Seguro-Desemprego pelo celular?

Depois de realizar o cadastro você estará apto a fazer todas as movimentações disponíveis no aplicativo, o que inclui o Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e o Benefício Emergencial. Para ter acesso a essas informações é bastante simples:

Passo 1. Abra o aplicativo CTPS Digital.

Passo 2. Toque na opção “Benefícios”.

Passo 3. Em seguida, escolha “Seguro-Desemprego” e toque em “Solicitar”.

Para dar prosseguimento, além dos dados que você terá que preencher na sequência, é fundamental que você tenha em mãos o número do requerimento do Seguro-Desemprego, informações que é fornecida pelo seu empregador.

Ao finalizar o processo, aguarde alguns dias. Você poderá consultar o status da solicitação de Seguro-Desemprego seguindo o mesmo passo a passo sempre que quiser, mas escolhendo “Consultar”.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.