Positivo do seu jeito

Dicas

CTPS Digital: veja como solicitar o seguro-desemprego pelo celular

22 de Maio de 2020

por: MKT Positivo

Desde que a portaria 1.065/2019 entrou em vigor, no último dia 24 de setembro, o trabalhador não precisa mais apresentar a sua carteira de trabalho física quando contratado: bastará apenas informar o CPF.

Embora a Carteira de Trabalho Digital tenha como objetivo substituir a Carteira de Trabalho impressa, o documento impresso ainda deve ser guardado e, em caso de informações incompatíveis, o que está escrito nele é que vale.

Vamos aprender o passo a passo de como baixar o aplicativo e habilitar a sua Carteira de Trabalho Digital no smartphone. Além disso, vamos aprender também como solicitar o Seguro-Desemprego.

Cadastrando seus documentos no aplicativo

A utilização da Carteira de Trabalho Digital é completamente gratuita, mas antes o usuário precisará realizar um cadastro “.gov.br”. Todo o procedimento pode ser feito pelo aplicativo, confira o passo a passo:

Passo 1. Se você já possui um cadastro “.gov.br”, basta digitar seu CPF e a sua senha. Se ainda não tem, então toque em “Acesso gov.br”.

Passo 2. Em seguida, role a tela para baixo e toque em “Crie sua conta”.

Passo 3. Preencha o formulário com nome completo, CPF, telefone celular para receber SMS e endereço de e-mail. Aceite os “Termos de Uso e Política de Privacidade” e toque em “Continuar”.

Passo 4. Depois, valide os dados selecionando as opções corretas que serão exibidas, como “nome da mãe”, “dia de nascimento” e “mês de nascimento”.

Passo 5. Para habilitar o cadastro, a senha gerada pode ser enviada de duas formas: por e-mail ou SMS. Escolha a que for mais conveniente e toque em “Continuar”.

Passo 6. Por e-mail ou via SMS você receberá um link de autenticação cuja validade é de apenas 15 minutos. Clique nele para prosseguir.

Passo 7. Você será direcionado para a última tela de cadastro. Nela, digite seu CPF e uma senha.

Passo 8. Agora, volte ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Faça login com seu CPF e senha recém-cadastrados.

Pronto! Ao fazer login no aplicativo com o seu CPF o app retorna as últimas anotações na sua Carteira de Trabalho. O serviço funciona tanto para consultas quanto para eventuais informações que você precise passar para um novo empregador.

Como solicitar Seguro-Desemprego pelo celular?

Depois de realizar o cadastro você estará apto a fazer todas as movimentações disponíveis no aplicativo, o que inclui o Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e o Benefício Emergencial. Para ter acesso a essas informações é bastante simples:

Passo 1. Abra o aplicativo CTPS Digital.

Passo 2. Toque na opção “Benefícios”.

Passo 3. Em seguida, escolha “Seguro-Desemprego” e toque em “Solicitar”.

Para dar prosseguimento, além dos dados que você terá que preencher na sequência, é fundamental que você tenha em mãos o número do requerimento do Seguro-Desemprego, informações que é fornecida pelo seu empregador.

Ao finalizar o processo, aguarde alguns dias. Você poderá consultar o status da solicitação de Seguro-Desemprego seguindo o mesmo passo a passo sempre que quiser, mas escolhendo “Consultar”.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.