Positivo do seu jeito

Dicas

Como fazer para conversar em tempo real com outra pessoa em outro idioma pelo Google Tradutor?

4 de Maio de 2018

por: MKT Positivo

Viajar para outro país e não saber falar o idioma local pode não ser mais um problema nos dias de hoje se você souber como fazer para conversar em outro idioma pelo Google Tradutor. A ferramenta, que está disponível gratuitamente no seu celular, pode ser a alternativa perfeita para quem precisa de conversas básicas, mas não domina uma certa língua.

Claro, não estamos falando de um tradutor perfeito — aliás, a qualidade da tradução vai depender muito do idioma, pois alguns funcionam melhor do que outros no Google Tradutor —, mas em linhas gerais você vai conseguir se virar muito bem apenas com o aplicativo. Nesse artigo, ensinamos o passo a passo para você utilizá-lo.

®GIPHY

Com usar o Google Tradutor no Android

Passo 1: a primeira coisa a se fazer é baixar o Google Tradutor na Play Store. Para isso, acesse esse link e clique em instalar.

®PLAY STORE

Passo 2: depois de instalar o app, abra o aplicativo e escolha a opção “Conversa”. Na parte de baixo você verá três ícones de microfone.

Passo 3: no primeiro deles, no ícone do lado direito da tela, você deve selecionar o idioma de destino, ou seja, aquele para o qual as falas serão traduzidas. Nesse exemplo, vamos usar o inglês. Para isso, clique sobre ele e selecione “Inglês” no menu.

Passo 4: depois, no lado esquerdo da tela, você deve colocar o idioma de origem, ou seja, aquele ao qual você deseja tradução. Se você quiser uma tradução do português, por exemplo, selecione “Português”.

Passo 5: agora que ambos estão configurados, é só apertar o ícone de microfone correspondente e pedir para que a pessoa fale. O sistema automaticamente vai captar o áudio e converterá essas informações para o texto. O texto, por fim, será traduzido para o idioma que você solicitou.

Usando a tradução automática

Outro recurso bastante interessante é a chamada tradução automática. Ele é indicado para quando você está conversando com alguém, mas não tem certeza de qual idioma a pessoa está falando. Para isso, basta clicar no botão central, que ativa a tradução automática.

Nesse caso, o próprio sistema se encarrega de descobrir qual é o idioma que a pessoa está falando e o traduz para a língua indicada. Você pode conversar com um sueco, por exemplo, sem precisar mudar o idioma de origem.

Vale lembrar que esse método demanda um pouco mais da capacidade de processamento do aparelho e da velocidade de conexão com a internet. Nesse caso, as respostas demoram um pouco mais para aparecer e o resultado pode não ser tão bom quanto o da tradução direta. Porém, ambos são igualmente simples de serem utilizados.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.