o que é um ataque ddos?

O que é um ataque DDoS?

Os ataques de redes distribuídos são comumente denominados de ataques de negação de serviço distribuído ou simplesmente DDoS. Um ataque desse nível, aproveita os limites de capacidade exclusivos que se aplicam a todos os recursos de rede, da mesma forma que a infraestrutura que viabiliza o site de uma empresa. 

Um ataque DDoS distribui diversas solicitações para o recurso que foi invadido, com o intuito de ultrapassar a capacidade que aquele site lida com várias solicitações, o que acaba atrapalhando o seu funcionamento normal. 

Há vários alvos para ataques deste tipo, tais como: sites de compras on-line, cassinos on-line e qualquer outra organização que seja dependente de serviços feitos pela internet. Para entender melhor sobre esse tipo de ataque e saber como se prevenir, acompanhe o conteúdo de hoje!

mãos digitando em teclado

Afinal, o que é um ataque DDoS e qual seu objetivo?

Um ataque DDoS nada mais é do que uma tentativa de fazer com o que um servidor, serviço ou infraestrutura, fique totalmente indisponível, ou seja, fora de serviço.

Então, o ataque DDoS é um ataque cibernético e que possui como objetivo deixar um site indisponível, transbordando-o com tráfego mal-intencionado e fazendo com que aquele website fique incapaz de operar. 

Qual é a natureza dos ataques DDoS atuais?

No começo dos anos 2000, esse tipo de ataque cibernético era bastante comum, porém a quantidade de ataques bem-sucedidos está caindo desde então. Essa feliz queda se deve às investigações policiais que resultaram na prisão de criminosos no mundo todo.

Como funciona um ataque DDoS?

Para começar um ataque DDoS, os cibercriminosos utilizam malware e se aproveitam das possíveis falhas de segurança para controlar as máquinas e os dispositivos. Cada computador ou aparelho que seja infectado, denominado de “bot” ou “zumbi”, é capaz de espalhar ainda mais o malware e assim participar de ataques de DDoS. 

Quando um criminoso cria um botnet (exército de robôs), ele consegue enviar orientações remotas para cada bot, direcionando-os para um ataque de DDoS ao sistema alvo. Então, quando um botnet realiza o ataque a alguma rede ou a algum servidor, o criminoso orienta os robôs individuais a enviar solicitações ao endereço IP da vítima. 

Da mesma forma que nós, humanos, temos impressões digitais que são únicas, os aparelhos possuem um endereço específico que os identifica na Internet. Esse tráfego inundador faz uma negação de serviço, proibindo que o tráfego comum acesse o website, aplicação da Web, a API ou a rede.

Como bloquear um ataque DDoS?

vírus em sistema

É importante entender como se defender deste tipo de ameaça, principalmente se você tem uma empresa, a sua organização deve estar treinada para adotar e aplicar as medidas corretas para prevenir e banir esse tipo de ataque. 

Para se prevenir contra um ataque DDoS, confira as dicas abaixo.

Aplicar blackhole

O blackhole routing é um meio de reduzir o impacto dos ataques DDoS. Basicamente, essa estratégia consiste em redirecionar as requisições para um endereço de IP inválido. Essa ação cautelosa, também permite que o IP fique indisponível da visão dos cibercriminosos. Em casos assim, não existe diferenciação entre as solicitações de acesso, sejam elas legítimas ou maliciosas.

A aplicação dessa estratégia, acaba tendo um ponto fraco que é o fato de não resolver o problema diretamente. Isso se dá devido a ela impedir o acesso de IPs legítimos e criminosos ao mesmo tempo. Contudo, não é a melhor alternativa, devendo apenas ser utilizada em um momento emergencial e por um período curto, para evitar que outros IPs sejam atingidos pelos ataques.

Desativar ou alterar as configurações dos protocolos de rede

Como uma forma de assegurar  que seja efetiva a redução dos impactos do ataque DDoS, certos protocolos de redes devem ser desabilitados ou reconfigurados. Os principais são aqueles que estão ligados ao gerenciamento do roteamento dos pacotes. Se feito da forma correta, a empresa vai conseguir diminuir a força do ataque e possibilitar que apenas os pacotes legítimos sejam aceitos.

É válido ressaltar que o gestor da área de TI deve focar na natureza do ataque e bloquear os IPs maliciosos.

Solução anti DDoS eficiente

Por mais que existam as opções que citamos nos tópicos anteriores, elas não chegam a ser as melhores escolhas, afinal elas reduzem os impactos causados por um ataque em um curto período de tempo, porém não solucionam a causa do problema. Em sua maioria, elas acabam sendo ineficientes conforme a topologia da rede do Sistema Autônomo.

É importante, portanto, buscar soluções especializadas na mitigação de ataques.

Podemos concluir que ataques DDoS são mais comuns do que os usuários da internet possam imaginar, então a boa e velha prevenção no uso da mesma, nunca fará mal! Ou seja, evite clicar em links suspeitos, instale um bom antivírus e assim se previna contra futuras dores de cabeça!
Para continuar obtendo mais dicas como essa e acompanhar mais informações sobre tecnologia e cibersegurança, fique de olho nos conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.