celular com o Google Bard aberto

Descubra como utilizar o Bard, a IA do Google

Você já utilizou o ChatGPT? Se a resposta for sim, certamente você vai querer utilizar o Bard. 

homem dizendo "eu uso o Google" em inglês

O Google Bard é a nova Inteligência Artificial do Google e já está disponível no nosso idioma. Ao mesmo tempo em que foi lançada no Brasil, a ferramenta também foi disponibilizada em todos os 27 países da União Europeia. 

No dia 13 de julho o Bard foi liberado oficialmente no nosso país e se você quer aprender como utilizá-lo, confira o conteúdo de hoje!

O que é Google Bard?

O Google Bard é o chat de IA do Google. Os chatbots são programados pela inteligência artificial para responder perguntas simulando um ser humano. A IA do Google consegue acessar informações atualizadas via internet e gerar resultados mais aprofundados para os usuários.

Seu mecanismo varia do modelo de linguagem de IA generativo do Google, o PaLM 2, e está disponível em mais de 40 idiomas.

O que a IA do Google faz?

O Google Bard é um chatbot, ou seja, ele responde as perguntas feitas por seus usuários

A plataforma é capaz de criar roteiros turísticos, calendários de estudos e oferece dicas de como iniciar as atividades. Além disso, o Bard consegue desenvolver textos em diferentes formatos, revisá-los e até formatá-los nas normas da ABNT. O Google Bard também sugere códigos de programação, cria imagens, gera planilhas e muito mais!

Contudo, há regras em seu uso e dentre elas está a proibição de respostas ofensivas e abusivas. A ferramenta também conta com um filtro para que não sejam compartilhadas informações prejudiciais ou ilegais.

Por que o Bard demorou a chegar no Brasil?

O Bard continua em processo de “experimentação” e demorou para chegar ao Brasil porque a ferramenta ainda estava sendo testada no nosso idioma. 

Por enquanto ainda não se sabe quando o Google Bard deixará de ser um experimento, afinal a empresa usa os feedbacks para otimizar a plataforma.

Quais são as diferenças entre Google Bard e ChatGPT?

Falando em respostas, certamente se você está com interesse no Bard, já deve ter usado ou pretende utilizar o ChatGPT. Contudo, a maior diferença entre as plataformas é que as respostas do ChatGPT estão limitadas até 2021, enquanto o Bard utiliza informações atuais.

Para conseguir acessar os dados atualizados do Bard, basta ativar o botão “Google it”, que faz o redirecionamento para o mecanismo de busca do Google.

Além desse fator, há outras diferenças entre as ferramentas, confira abaixo:

  • O Bard mostra as fontes pesquisadas, o ChatGPT não;
  • O Google Bard gera blocos de textos, já o ChatGPT responde palavra por palavra;
  • Conforme citamos anteriormente, o Bard é liberado apenas para maiores de 18 anos, no entanto na outra plataforma não há restrição de idade;
  • O Bard foi feito para ser usado gratuitamente no buscador e o ChatGPT-4 é pago.

Como usar o Bard do Google no Brasil?

Para entender melhor como funciona o uso do Bard no Brasil e quais as suas possibilidades, acompanhe o passo a passo mostrado a seguir.

Passo 1. Do seu PC ou celular, acesse o site do Bard e logue com uma conta do Google;

como usar o Google Bard passo 1

Passo 2. Após realizar o login, é só dar os primeiros comandos para o chatbot e escolher entre um dos 5 estilos de resposta que o Bard oferece;

como usar o Google Bard passo 2

Passo 3. Lembre-se que o usuário pode alternar entre respostas simples, curtas, longas, profissionais ou casuais. Tudo vai depender da intenção;

Passo 4. A tela é bem simples e funciona de maneira bem semelhante ao ChatGPT. É possível integrar o uso do Bard com o Google, é só selecionar “Pesquisar no Google”;

como usar o Google Bard passo 4

Passo 5. Após fazer a pergunta ao Google Bard, o usuário também pode transferir as respostas para uma planilha no Google Sheets, Google Maps ou Google Docs;

como usar o Google Bard passo 5

Passo 6. Para a criação de imagens, basta enviar as instruções ao Bard. A plataforma usa o Adobe Firefly e oferece algumas imagens prontas para o usuário escolher. O Google Bard também possui integração com o Google Lens, sendo possível enviar comandos com imagens;

Passo 7. Outra possibilidade é que o Bard responde por comandos de voz, para realizar essa ação é só selecionar o ícone do microfone. Para oucir a resposta da ferramenta, é só clicar no ícone de alto-falante.

O Bard pode ajudar profissionais de diversas áreas?

A resposta é sim, o Bard pode ajudar profissionais de inúmeras áreas, mas é fato de que os profissionais digitais poderão possuir mais facilidade para lidar com esse tipo de tecnologia. 

Preparamos abaixo um resumo, com algumas áreas que podem ser beneficiadas pelo uso do Bard.

Programação

O Bard pode colaborar muito com as tarefas de programação e desenvolvimento de software, por exemplo, na geração ou depuração de um código. Essa possibilidade encontra-se disponível em mais de 20 linguagens de programação, tais como: C++, Java, Javascript, Python e Typescript. Além disso, o programador pode exportar facilmente o código Python para o Google Colab, sem a necessidade de copiar e colar.

homem programando em um computador enquanto sua sala está pegando fogo

Comunicação 

Não é sempre que os profissionais de uma empresa sentem facilidade em comunicar algo, especialmente se não possuem um time mais amplo que seja responsável por essas demandas. Portanto, o Bard pode ser uma boa base para as ideias iniciais de algum comunicado, por exemplo, uma carta de promoção ou de agradecimento.

Redação e Produção de Conteúdo

Tanto quem escreve quanto aquele que lê, pode usufruir da ajuda do Bard. Afinal, a ferramenta pode resumir um texto para simplificar o seu entendimento. Então se você quer acelerar seus processos de pesquisas antes de criar um conteúdo mais complexo, você pode pedir ao Bard que faça um resumo. 

Produtividade para todos os profissionais

O Google Bard pode ser mais um aliado para aumentar a produtividade.  Ele pode auxiliar com sua lista de tarefas ou em um plano de estudos. As possibilidades com o Bard são inúmeras. Vale a pena testá-las e ver quais funcionalidades podem otimizar a sua rotina de estudos ou trabalho.

O Google Bard também pode colaborar com a vida pessoal?

É muito comum que profissionais de tecnologia, marketing, design ou outras áreas que envolvam o meio digital, utilizem a Inteligência Artificial em suas tarefas. No entanto, é importante explicar que assim como o bom e velho “Dá um Google”, o Bard pode ser uma fonte de respostas para qualquer pessoa.

O Google Bard pode ser utilizado em questões que envolvem problemas e planos pessoais. Por exemplo, você quer vender a sua casa, mas não sabe nada sobre isso, o Bard pode te mostrar o caminho. Seja qual for a questão, o Bard pode te apresentar um plano para você alcançar determinados objetivos.

Conforme apresentamos no conteúdo de hoje, o Google Bard é a nova IA do Google e suas possibilidades são diversas. E para não ficar para trás, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

Google, Google Bard, Remessa Online e TecMundo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.