Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

homem-usando-armazenamento-do-google-drive

Google Drive: como verificar o uso da capacidade de armazenamento

Se você tem uma conta Google, possui de forma gratuita 15 GB para armazenar seus dados, histórico de e-mails, documentos e demais arquivos. Apesar dessa quantia de armazenamento parecer grande, ela pode não ser o suficiente, especialmente se você precisa lidar com muitos dados e arquivos no seu dia a dia ou já está há anos utilizando a mesma conta.

Por isso, é fundamental fazer um bom gerenciamento dos documentos armazenados no Google Drive e demais dados na sua conta Google, pois a falta de espaço pode impossibilitar que você armazene novas informações, precisando pagar para ter mais espaço disponível.

Porém, fazer esse gerenciamento só é possível quando se tem conhecimento de quais itens ocupam espaço e qual o nível de armazenamento disponível atualmente. Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a fazer uma melhor gestão da sua conta Google.

O que consome o armazenamento de uma conta Google

print-de-tela-entrar-em-conta-google

Basicamente, o armazenamento disponibilizado para uma conta Google acaba sendo preenchido por três plataformas, que são:

Gmail

Cada e-mail possui uma quantidade de dados, que pode ser aumentada se a mensagem possui algum arquivo em anexo. Apesar de um e-mail em si ter uma carga quase que irrelevante, quando são somados centenas e até mesmo milhares de e-mails, isso acaba trazendo um impacto significativo no espaço disponível na sua conta Google.

Por isso, é sempre bom fazer uma limpa no seu histórico de e-mails, seja em mensagens recebidas, enviadas ou que estão como rascunho. Para aqueles que usam a conta Google para fins profissionais, isso pode ser mais difícil, visto que alguns trabalhos demandam o histórico de e-mails para algumas situações.

Mas se você der uma boa garimpada, com toda certeza achará no seu histórico e-mails que não serão úteis, especialmente aqueles enviados por empresas como forma de propagandas ou anúncios.

Porém, é preciso se atentar a um detalhe. O Gmail facilita o arquivamento de e-mails, mas ao fazer isso, eles continuarão ocupando espaço na sua conta Google. Dessa forma, somente as mensagens excluídas diminuem o nível de armazenamento da sua conta.

Google Drive

Qualquer arquivo inserido no seu Google Drive irá comprometer o seu espaço disponível, seja ele um documento, planilhas, formulário e até mesmo o backup de mensagens do seu WhatsApp.

Apesar de ser uma ótima forma de salvar e fazer backup de informações, é preciso ponderar quais arquivos serão inseridos no Drive, para evitar que isso ocupe todo o espaço da sua conta.

Google Fotos

Todas as fotos armazenadas no Google Fotos também consomem o espaço da sua conta. Por isso, se você gosta de tirar muitas fotos no seu dia a dia, salvá-las como “Storage Saver” pode ser uma boa opção, pois fará com que esses arquivos sejam armazenados de forma compactada.

cores-do-google-gif

Verificando o nível de armazenamento

Existem duas formas muito simples de verificar como está o nível de armazenamento da sua conta Google. Você pode acessar o site do Google One, logar com sua conta e selecionar a aba “Espaço”. Serão exibidas a quantidade de espaço ocupado e a quantidade de espaço disponível.

Outra opção é acessar a sua conta Gmail. Role a página para baixo até encontrar o campo que informa o uso atual do armazenamento e quanto ainda há disponível.

Atingi o limite de espaço disponível, e agora?

mulher-preocupada-roendo-as-unhas-gif

Ao atingir uma determinada quantidade de dados armazenados, o Google enviará uma mensagem em seu Gmail informando que você está próximo de ter toda a sua capacidade de armazenagem ocupada.

Caso isso venha a acontecer, você ficará impossibilitado de enviar ou receber novos e-mails, mas ainda terá acesso às mensagens antigas, tanto enviadas como recebidas. Já em relação ao Google Drive, as consequências podem ser piores.

Caso a falta de armazenamento não seja resolvida num prazo de dois anos, o Google pode excluir de forma automática arquivos e documentos que estejam armazenados no seu Drive, para liberar espaço. Porém, o Google irá notificá-lo antes disso acontecer.

Por isso, é importante fazer um bom gerenciamento do espaço disponível, para evitar que essas situações ocorram. Porém, caso você só tenha itens essenciais armazenados, e mesmo assim use os 15 GB disponíveis, você pode comprar até 30 GB de armazenamento extra, dividindo esse espaço entre o Gmail e o Drive.

Outra opção é fazer um upgrade para um plano do Google One, efetuando um pagamento mensal ou anual para ter até 2 TB de espaço disponível. Essa quantidade de armazenamento pode ser compartilhada com outras contas. Dessa forma, você pode dividir o valor desse investimento com outros usuários conhecidos que também precisam de mais espaço.

Agora que você virou um expert sobre armazenamento na conta Google, que tal também adquirir mais conhecimento sobre outros assuntos? Não deixe de dar uma olhada no nosso blog! Temos diversas matérias com dicas, informações e tutoriais incríveis te esperando!

Links: 

https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia/39618-como-verificar-cota-armazenamento-google-drive

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter