Positivo do seu jeito

Dicas

Como saber quais telefones estão cadastrados no meu CPF?

20 de Janeiro de 2021

por: MKT Positivo

Toda linha de telefone habilitada no Brasil precisa estar vinculada a um número de CPF ou CNPJ. Seja ela uma linha pré-paga ou pós-paga, não importa: todas estão vinculadas a uma pessoa física ou jurídica.

O que talvez você não saiba é que pessoas mal-intencionadas podem estar usando o número do seu CPF ou CNPJ para fraudes. Pensando em simplificar a vida dos consumidores que desejam saber quais são os números de telefone que estão vinculados a eles, diversas operadoras se uniram e criaram um serviço chamado Cadastro Pré.

O Cadastro Pré é uma iniciativa das empresas do Setor de Telecomunicações para que os usuários possam, através do seu CPF, consultar se possuem linhas pré-pagas ativas cadastradas nas Prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.

Como saber quais telefones estão cadastrados no meu CPF?

Você pode consultar agora mesmo quais linhas pré-pagas estão vinculadas a um número de CPF, seja pelo navegador do smartphone ou via browser no PC. Vale ressaltar ainda que esse é um serviço apenas para consulta, não sendo possível efetuar qualquer tipo de cancelamento a partir dele.

Passo 1. Acesse o site Cadastro Pré via navegador, no celular ou no PC.

Passo 2. Na tela inicial, clique na opção “Consulta”.

Como saber quais telefones estão cadastrados no meu CPF

Passo 3. Digite o número do seu CPF.

Como saber quais telefones estão cadastrados no meu CPF

Passo 4. Marque os campos “Não sou um robô” e “Aceito os termos e condições”.

Como saber quais telefones estão cadastrados no meu CPF

Passo 5. Clique em “Consultar”.

Como saber quais telefones estão cadastrados no meu CPF

Serão listadas todas as linhas de telefone pré-pago ativas vinculadas ao seu CPF. Se você desejar cancelar alguma delas, será preciso entrar em contato diretamente com a operadora em questão para fazer a solicitação. Uma vez que o cancelamento seja requerido, leva entre 24 e 48 horas para que a linha seja desvinculada do seu nome.

Estes são os números de telefone para que você possa entrar em contato com cada uma das operadoras:

  • – Claro: 1052;
  • – Tim: 1056;
  • – Vivo: 1058;
  • – Oi: 1057;
  • – Algar: 10312;
  • – Sercomtel: 1051.

Serviço é útil, mas tem limitações

Se você possui um número de celular pós-pago, consultou o cadastro e não viu o telefone cadastrado na lista, não se assuste. Ainda que a serviço seja útil, ele não está completo. Linhas nos planos controle e pós-pago, por exemplo, não são mostradas.

Quando a iniciativa surgiu a ideia era reduzir o número de fraudes. Como em geral as fraudes estão associadas a números pré-pagos, o foco do serviço foi apenas nessa lista de dados. Portanto, considere o Cadastro Pré como um indicativo de cadastro de referência, mas que não traz informações definitivas sobre o tema.

As informações das linhas pré-pagas ativas nas prestadoras são atualizadas a cada 30 dias, caso já tenha excedido esse prazo, você poderá ir na tela “Contato” do website e clicar no link de acesso da sua prestadora para obter mais informações.