Toda linha de telefone habilitada no Brasil precisa estar vinculada a um número de CPF ou CNPJ. Seja ela uma linha pré-paga ou pós-paga, não importa: todas estão vinculadas a uma pessoa física ou jurídica.
O que talvez você não saiba é que pessoas mal-intencionadas podem estar usando o número do seu CPF ou CNPJ para fraudes. Pensando em simplificar a vida dos consumidores que desejam saber quais são os números de telefone que estão vinculados a eles, diversas operadoras se uniram e criaram um serviço chamado Cadastro Pré.
O Cadastro Pré é uma iniciativa das empresas do Setor de Telecomunicações para que os usuários possam, através do seu CPF, consultar se possuem linhas pré-pagas ativas cadastradas nas Prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.
Você pode consultar agora mesmo quais linhas pré-pagas estão vinculadas a um número de CPF, seja pelo navegador do smartphone ou via browser no PC. Vale ressaltar ainda que esse é um serviço apenas para consulta, não sendo possível efetuar qualquer tipo de cancelamento a partir dele.
Passo 1. Acesse o site Cadastro Pré via navegador, no celular ou no PC.
Passo 2. Na tela inicial, clique na opção “Consulta”.
Passo 3. Digite o número do seu CPF.
Passo 4. Marque os campos “Não sou um robô” e “Aceito os termos e condições”.
Passo 5. Clique em “Consultar”.
Serão listadas todas as linhas de telefone pré-pago ativas vinculadas ao seu CPF. Se você desejar cancelar alguma delas, será preciso entrar em contato diretamente com a operadora em questão para fazer a solicitação. Uma vez que o cancelamento seja requerido, leva entre 24 e 48 horas para que a linha seja desvinculada do seu nome.
Estes são os números de telefone para que você possa entrar em contato com cada uma das operadoras:
Se você possui um número de celular pós-pago, consultou o cadastro e não viu o telefone cadastrado na lista, não se assuste. Ainda que a serviço seja útil, ele não está completo. Linhas nos planos controle e pós-pago, por exemplo, não são mostradas.
Quando a iniciativa surgiu a ideia era reduzir o número de fraudes. Como em geral as fraudes estão associadas a números pré-pagos, o foco do serviço foi apenas nessa lista de dados. Portanto, considere o Cadastro Pré como um indicativo de cadastro de referência, mas que não traz informações definitivas sobre o tema.
As informações das linhas pré-pagas ativas nas prestadoras são atualizadas a cada 30 dias, caso já tenha excedido esse prazo, você poderá ir na tela “Contato” do website e clicar no link de acesso da sua prestadora para obter mais informações.