Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Comprar pelo WhatsApp: como usar o botão de compras no aplicativo

Em 2020 aumentou de forma significativa o número de brasileiros que fizeram algum tipo de negócio pelo WhatsApp. O principal mensageiro utilizado no país tomou o lugar do SMS e das ligações telefônicas e se tornou uma ferramenta essencial para o comércio. Aprenda a usar o botão de compra no WhatsApp

Só faltava mesmo um botão de compra no WhatsApp para tornar tudo mais simples. É justamente essa a solução que será implantada no aplicativo ainda em 2020, conforme divulgado pelos desenvolvedores do Facebook, responsáveis pelo serviço.

Como funciona o botão de compras do WhatsApp?

A novidade poderá ser vista nas conversas com empresas que utilizam contas comerciais no aplicativo, o chamado WhatsApp Business. Nesse caso, o botão de compras substituirá o ícone de chamadas de voz e permitirá que os consumidores acessem diretamente um catálogo de produtos e serviços e efetuem as compras.

Até então, os consumidores que conversavam com uma conta comercial podiam apenas checar o catálogo de produtos disponíveis, mas na hora de fechar negócio a transação precisava ser conduzida como uma conversa normal. A ideia é simplificar as transações pela plataforma e aumentar o volume de vendas via WhatsApp ainda no final de 2020.

Segundo a companhia, hoje são mais de 175 milhões de pessoas trocando mensagens por meio de uma conta do WhatsApp Business todos os dias. Além disso, mais de 40 milhões de pessoas acessam pelo menos um catálogo de negócios todos os meses, sendo mais de 13 milhões delas somente no Brasil.

Como usar o botão de compras no WhatsApp?

A equipe de desenvolvimento do aplicativo divulgou um vídeo mostrando a funcionalidade em ação. A empresa não precisou uma data para a incorporação do recurso, mas a novidade deve ser incluída já nas próximas atualizações do mensageiro.

Passo 1. Para aqueles que utilizam a ferramenta WhatsApp Business, será necessário configurar primeiramente um catálogo de produtos e serviços. Veja o artigo “Como criar um catálogo de produtos no aplicativo” para saber como fazer isso.

Passo 2. Se a atualização já tiver sido disponibilizada, então as empresas poderão configurar o botão “comprar” para que os consumidores acessem os produtos.

Passo 3. Para os consumidores funciona assim: em uma conversa com uma conta comercial, toque no ícone de “Catálogo”.

Passo 4. Escolha o produto ou serviço em questão e toque sobre ele para ver mais detalhes.

Passo 5. Por fim, toque no botão “CONVERSAR COM A EMPRESA” para ser direcionado à tela de confirmação de compra.

WhatsApp Business: em alta no Brasil

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas. O app ajuda as companhias a se conectarem com os clientes, destacando produtos e serviços, e respondendo a dúvidas durante o processo de compra.

A ferramenta permite que você crie um catálogo para exibir produtos e serviços e use ferramentas especiais para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens dos clientes.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Telegram: como recuperar uma conta que foi invadida

Telegram: como recuperar uma conta que foi invadida

Discord: como banir um usuário do servidor

Discord: como banir um usuário do servidor

Pinterest: aprenda a usar a rede social de inspiração mais popular da internet

Inscreva-se na nossa

Newsletter