Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

titulo-de-eleitor-brasileiro

Título de Eleitor: como pedir transferência de domicílio pela internet

2022 é ano de eleições no Brasil, e todos os brasileiros que possuem entre 18 e 70 anos são obrigados a votar para decidir os novos deputados estaduais, deputados federais, senadores e governadores de cada estado, além do presidente da República. Lembrando que indivíduos entre 16 e 17 anos ou acima de 70 anos também podem votar caso queiram.

Entretanto, somente aqueles que estão com o Título de Eleitor regularizado poderão exercer seu direito a voto. A apresentação deste documento é essencial na hora da votação. Além de atuar como uma forma de identificação, o Título de Eleitor mostra qual é a zona e a seção eleitoral onde você deve votar – ambas atreladas ao município da sua residência no momento onde você tirou esse documento.

No entanto, caso você tenha mudado de cidade ou estado, é importante solicitar a transferência de domicílio do seu Título de Eleitor. Por mais que as decisões deste ano não sejam municipais, é importante fazer essa transferência para votar em políticos que possam fazer a diferença na sua cidade e estado, sem falar que evita que você tenha problemas com a Justiça Eleitoral por não ter comparecido nas eleições.

Felizmente, você pode fazer essa solicitação de forma 100% online, sem precisar ir até um cartório ou estabelecimento público para isso. Fique com a gente neste artigo para saber como pedir a transferência de domicílio do seu Título de Eleitor pela internet.  

Como solicitar transferência do seu domicílio eleitoral pela internet

Primeiramente, para solicitar a mudança do seu domicílio eleitoral, será preciso digitalizar um documento de identificação com foto (RG) e o seu comprovante de residência atual. Certifique-se que ambos os arquivos com esses documentos estão legíveis e siga o tutorial abaixo:

Passo 1: entre no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Você pode fazer isso clicando aqui.

Passo 2: clique na aba “Eleitor e eleições” localizada no canto superior esquerdo da sua tela.

Titulo-de-Eleitor-como-pedir-transferencia-de-domicilio-pela-internet-passo-2

Passo 3: selecione a opção “Título de eleitor”.

Titulo-de-Eleitor-como-pedir-transferencia-de-domicilio-pela-internet-passo-3

Passo 4: na seção “Como transferir seu título”, clique em “acesse a página do Título Net”.

Titulo-de-Eleitor-como-pedir-transferencia-de-domicilio-pela-internet-passo-4

Passo 5: na página seguinte, selecione “Faça seu requerimento”. É importante ler com calma todas as informações disponibilizadas. Em seguida, clique em “Iniciar seu atendimento à distância”.

Titulo-de-Eleitor-como-pedir-transferencia-de-domicilio-pela-internet-passo-5

Passo 6: preencha todos os campos do formulário e guarde o protocolo que será gerado no final do procedimento. O TSE pedirá para você enviar uma foto sua segurando o documento oficial de identificação como forma de segurança para garantir que é você mesmo que está realizando essa solicitação.

Seu novo domicílio eleitoral irá demorar alguns dias para aparecer no seu cadastro no TSE. Você também pode verificar a situação do seu cadastro no aplicativo do e-Título, disponível tanto para Android quanto iOS.

As consequências de não ir votar

Como destacado anteriormente, não votar ou não justificar a ausência de voto pode acarretar diversos problemas. De acordo com as normas do TSE, indivíduos que não votarem nas próximas eleições estarão sujeitos a multa e a impedimentos, sendo os principais:

  • Obter ou renovar o passaporte ou carteira de identidade.
  • Receber salário, remuneração e vencimentos proventos de serviços ou emprego público, autárquico, paraestatal ou de fundações governamentais.
  • Participar de concursos públicos.
  • Conseguir empréstimos em bancos públicos ou de economia mista, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
  • Renovar matrícula em instituições de ensino como colégios e faculdades.

Além disso, ao não regularizar a situação do Título de Eleitor, o cidadão perde um dos seus principais direitos: o direito ao voto. Felizmente, vivemos em uma democracia onde temos a chance de escolher nossos representantes públicos a cada eleição.

Portanto, certifique-se que você estará apto a votar, pesquise bem os seus candidatos e compareça no seu local de voto com o seu Título de Eleitor em mãos no dia 2 de outubro!

gif-mulher-segurando-cartaz-incentivando-pessoas-a-votar

Agora que você já sabe como mudar o seu domicílio eleitoral, que tal ter conhecimento sobre mais assuntos importantes para este ano? Conheça os demais artigos do nosso blog clicando aqui. Temos diversas matérias incríveis contendo as melhores informações, tutoriais e dicas para o seu dia a dia. 

Links: 

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/24155/titulo-de-eleitor-como-pedir-transferencia-de-domicilio-eleitoral-pela-internet

https://jc.ne10.uol.com.br/politica/2022/05/15002430-eleicoes-2022-o-que-acontece-se-eu-nao-votar-ou-justificar.html

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter